8 de janeiro: dia do Fotógrafo e da Fotografia
A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1822 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo chamado Betume da Judéia. Foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar.
A fotografia pode ser classificada como tecnologia de confecção de imagens e atrai o interesse de cientistas e artistas desde o seu começo. Os cientistas usaram sua capacidade para fazer gravações precisas, como Eadweard Muybridge em seu estudo da locomoção humana e animal (1887). Artistas igualmente se interessaram por este aspecto, e também tentaram explorar outros caminhos além da representação fotomecânica da realidade, como o movimento pictural. As forças armadas, a polícia e forças de segurança usam a fotografia para vigilância, identificação e armazenamento de dados.
Fotografias aéreas eram utilizadas para levantamento do uso da terra e planejamento de uma determinada região.
(Sugestão: Patrícia Fagundes)
A melhor foto de 2007
A foto eleita como "a melhor do ano" (2007) pela Unicef parece clara e eloqüente: nela vemos o olhar temeroso e desconfiado de uma menina afegã de 11 anos casada por obrigação com um homem de 40.Com ela o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) premiou o trabalho realizado pela fotógrafa Stephanie Sinclair, que pretende com um trabalho realizado no Afeganistão, Etiópia e Nepal denunciar os casamentos por conveniência e por obrigação de várias partes do mundo.
Obs.: A "foto do ano" eleita pela Unicef deveria ser, na verdade, a "pior foto do ano". Alguns costumes árabes são simplesmente um absurdo!
Ricardo M. Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário