VAN HALEN I: a obra-prima do rock
No ano de 2008, comemoram-se 30 anos do lançamento de uma das obras mais importantes da história da música.
Van Halen I de 1978 é, sem dúvida alguma, um dos CDs mais clássicos da história do Rock. O disco de estréia da banda americana é, no mínimo, genial.
O som do disco mostra porquê o Van Halen é uma das maiores influências do Hard Rock/Heavy Metal que se manifestou nos anos 80. Riffs marcantes, solos excêntricos e letras alegres. Uma batida rápida que lembrava o Heavy Metal tradicional, mas não tão pesado quanto os propulsores.
O que realmente marca este disco, está, principalmente, nas faixas 1 até 4. Já dá para pular e gritar depois dessas 4 músicas. O CD começa com o clássico “Runnin' With The Devil” que é apenas um retrato do que está por vir. Riff pesado e contínuo, batida simples e marcante, vocais ressaltados pelos backing vocals do baixista Michael Anthony. Além da pitada de simpatia do grande David Lee Roth, nos vocais.
Logo em seguida, sem tempo para respirar, entra a famosíssima Eruption. Essa, por sua vez, é um dos melhores e mais marcantes solos de guitarra que o rock já pode presenciar.
O guitarrista Edward Van Halen veio para mostrar o quão ele seria aclamado. Tão revolucionário quanto Jimi Hendrix, Eddie esbanja técnica e velocidade. O solo é marcado por tappings, técnica que consiste em tocar as cordas com as pontas dos dedos no braço da guitarra, o que o deixa bem excitante.
Na faixa 3, aparece o cover da banda The Kinks, “You Really Got Me”, música com um riff marcante e pesado, agudos, backing vocals e batida pra lá de alegre. As raízes do Hard Rock são bem notórias nessa música, não é a toa que poucos sabem que essa faixa pertence ao The Kinks.
A última que eu destaco, é a faixa “Ain't Talkin' 'Bout Love”. Essa, junta com “Eruption”, sinceramente, paga o CD inteiro. O riff é genial, talvez o melhor da música. Com certeza, durante seu banho, após ouvir essa música, você dará muitos gritos de "AIN'T TALKIN' 'BOUT LOVE!".
As faixas seguintes também são excepcionais. “Ice Cream Man”, “Atomic Punk”, “On Fire”, enfim, o CD é daqueles que é para ser escutado inteiro.FICHA TÉCNICA : VAN HALEN I (1978)
01. Runnin' With The Devil
02. Eruption
03. You Really Got Me
04. Ain't Talkin' 'Bout Love
05. I'm The One
06. Jamie's Cryin'
07. Atomic Punk
08. Feel Your Love Tonight
09. Little Dreamer
10. Ice Cream Man
11. On Fire
Banda:
David Lee Roth (Vocais)
Eddie Van Halen (Guitarra)
Alex Van Halen (Bateria)
Michael Anthony (Baixo)
Produção: Ted Templeman
Fonte: Got - Crítica
Obs.: Em resumo, o VAN HALEN I teve um vocalista “cabuloso”, com voz de negro e performance alucinada, um guitarrista de estilo único e solos poderosos, um batera e um baixista que formavam uma cozinha-avalanche. O primeiro disco do Van Halen é uma verdadeira porrada! Alto, forte, pesado, ao mesmo tempo agressivo e festivo. “Eruption”, o famoso solo de Eddie, inaugura uma nova fase dos solos de guitarra no Rock.
Com certeza merece lugar na galeria dos melhores álbums do Rock.
Ricardo M. Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário