Você sabia que o saltador-do-lodo é um peixe que pode viver fora d'água?
Quando um peixe se encontra em um alagado formado pela maré e essa maré está baixa, ele é obrigado a arranjar um meio de respirar. E isso o saltador-do-lodo consegue com facilidade por meio do seu pulmão rudimentar e das paredes de sua garganta que possuem uma densa rede de vasos sangüíneos.
Este pequeno peixe também consegue oxigênio na pequena reserva de água à vontade nos sacos de suas brânquias. É capaz, assim, de ficar à vontade fora da água, quando a maré baixa.
O saltador-do-lodo habita as águas lodosas de lagunas e mangues tropicais da Ásia e África. Como as rãs. vive em grupos. Quase nada se sabe do seu método de reprodução. Movimenta-se com auxílio de barbatanas peitorais grandes e largas. Possui falsos pés, cobertos de escamas, que se movem com o auxílio de pedúnculos (suportes) musculares. Ele pode galgar as grandes raízes expostas nos mangues e, com a ajuda da cauda, pular de raiz em raiz. Seus olhos grandes e esbugalhados parecem ter sido fixados no alto de sua cabeça. Esse peixe assemelha-se a uma caricatura de um girino. Como os anfíbios, ora está dentro e ora está fora da água. Como os anfíbios, caça moscas e mosquitos e pesca pequenos caranguejos e vermes do lodo. Mede cerca de 15 cm, pesa de 14 a 20 gramas e possui visão periscópica.
Fonte: Saúde Animal
Nenhum comentário:
Postar um comentário