terça-feira, março 18, 2008

Cerveja engorda?

Cerveja engorda?

Apesar da quantidade de calorias presentes nas bebidas alcoólicas, estudos populacionais mostram que homens que bebem têm, em média, o mesmo peso dos abstêmios. No caso das mulheres, até um pouco menos. A famosa barriga de cerveja não passa de mito - ela é, simplesmente, gordura onde o nosso organismo mais gosta de armazenar suas reservas.
A cerveja não contém gordura e o seu valor calórico chega a ser inferior ao de um copo de leite. Consumida moderadamente, a cerveja não é fator de obesidade e pode ser um bom complemento numa dieta equilibrada.
Os indicadores nutricionais das bebidas fermentadas, como a cerveja, apresentam valores muito superiores, a todos os níveis, quando comparados com os valores recolhidos a partir das bebidas destiladas, como vodka, uísque e licores. Esta é a principal conclusão retirada do capítulo dedicado às bebidas alcoólicas, presente na nova “Tabela da Composição de Alimentos” recentemente publicada pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).


Benefícios da cerveja

- A CERVEJA É DIURÉTICA

Para quantidades iguais de água e cerveja ingeridas, o organismo excreta bastante mais quando se bebe cerveja.
Estudos clínicos, efectuados a pacientes em jejum, revelaram que os que haviam bebido 1 l de cerveja excretaram 1,012 l de urina enquanto que os que tinham bebido 1 l de água apenas excretaram 385 ml: a cerveja é, portanto, muito diurética.


- COMBATE ao CANCRO DA MAMA

O estudo de investigadoras da Faculdade de Medicina do Porto, já apresentado nos Estados Unidos, conclui que compostos presentes na cerveja e outras bebidas podem inibir o crescimento do cancro da mama.


- Prevenção de DOENÇAS CARDÍACAS

Resultados surpreendentes sobre os efeitos do consumo de cerveja ao nível cardiovascular e de obesidade foram apresentados pelo Prof. Martin Bobak, docente na University College de Londres, em Lisboa no dia 14 de Julho.
Segundo o estudo inglês, os consumidores regulares de cerveja, mesmo aqueles com antecedentes de doença cardíaca, têm menos probabilidades de serem vítimas de enfarte do que os abstêmios.


- Nutrientes

Os principais componentes nutricionais da cerveja são essencialmente os glícidos (hidratos de carbono), o etanol e as proteínas. Contém ainda vitaminas e sais minerais, diversos compostos fenólicos e fibra alimentar. Qualquer cerveja contém mais de 400 compostos, que lhe conferem propriedades nutricionais e funcionais.


Apesar de todas as qualidades desta bebida, nunca é demais alertar para os perigos de um consumo abusivo de álcool, pelo que a responsabilidade e moderação são tónicas indispensáveis quando se fala em beber cerveja.


Fontes: Galileu / APCV

Nenhum comentário:

Postar um comentário