segunda-feira, maio 19, 2008

Você sabia?

Você sabia que nas primeiras experiências com a nave espacial Colúmbia (Ônibus Espacial) foram utilizados aviões Boeing 747 (Jumbo), especialmente adaptados para carregar a nave até as camadas superiores da atmosfera?

O Jumbo que carrega a nave de 100 toneladas voa a cerca de 4 mil e quinhentos metros de altitude, cerca de metade da altitude de um jato comercial.Foram os americanos que resgataram o projeto de transportar cargas pesadas nas costas dos aviões se não cabem no porão, vão no bagageiro. O primeiro vôo, realizado em agosto de 1977, na Califórnia, foi de um Boeing 747-100 modificado, que decolou com uma carga preciosa: o Enterprise, primeiro ônibus espacial americano. Sobre o Boeing foram instalados suportes dotados de eixos explosivos, capazes de prender e depois soltar em vôo o Enterprise.
Até hoje, o Boeing 747 é o transportador oficial dos ônibus espaciais dentro dos Estados Unidos entre fábricas, pistas de pouso e base de lançamento. Ao regressar de seu último vôo, o ônibus Columbia desceu na base aérea de Edwards, na Califórnia. Dali foi levado ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida, do outro lado do país, e depois voltou à Califórnia para passar por inspeções e modificações na fábrica. Todas essas viagens foram feitas nas costas de um Boeing. Essa dupla voadora não é exatamente um avião combinado, mas descende evidentemente dele.


Fonte: Superinteressante

Nenhum comentário:

Postar um comentário