sábado, junho 21, 2008

IMAGEM ESPETACULAR !!!!!

A linda imagem acima mostra a última lua cheia sendo vista na Grécia, durante o solstício deste ano.

Solstício é a passagem do sol pelos pontos mais distantes da terra. No solstício de inverno (hemisfério sul), quando o sol está na posição mais ao norte, ocorre o dia mais curto no hemisfério Sul (10h 10min em Porto Alegre). O dia mais longo ocorre no Solstício de Verão (14h 10min em Porto Alegre).
No solstício de inverno o sol incide sobre o Trópico de Câncer. No de Verão, incide sobre o Trópico de Capricórnio. Deduz-se daí que o sol nunca incide diretamente sobre regiões da terra ao norte do Trópico de Câncer nem ao sul do Trópico de Capricórnio. Os trópicos delimitam a Zona Tropical da terra.
No hemisfério norte o solstício de verão ocorre no dia 21 de junho, e o solstício de inverno ocorre no dia 21 de dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério. Já no hemisfério sul, o fenômeno é simétrico: o solstício de verão ocorre no dia 21 de dezembro, e o solstício de inverno ocorre no dia 21 de junho. Estas datas marcam igualmente o início das respectivas estações do ano neste hemisfério.
Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os solstícios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quanto está mais longe (afélio).
Os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos em função dos solstícios. No solstício de verão no hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à Terra na linha do Trópico de Capricórnio. No solstício de inverno, ocorre a mesma coisa no Trópico de Câncer.


Fontes: Terra / Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário