Você sabia que o falcão é uma ave usada para o controle de aves em aeroportos como medida de segurança no pouso e decolagem de aviões?
A principal função dos falcões é o controle de aves, como pombos, quero-queros, garças, corujas e urubus, em indústrias, aeroportos e bases aéreas. Nos aeroportos, são usadas equipes de falcões treinados. Diariamente, elas realizam vôos de falcoaria para espantar outras aves, nos intervalos dos vôos comerciais dos aviões.
A falcoaria é a arte de criar, treinar e cuidar de falcões e outras aves rapaces para a caça. Em geral pode-se dizer que é uma caça de aves e pequenos quadrúpedes, praticada desde a Idade Média com falcões, açores, francelhos e outros rapaces, que têm a capacidade de perseguir uma presa no ar até derrubá-la ou matá-la.
No Brasil, em 2002, o Ibama autorizou a falcoaria nos aeroportos como medida de segurança no pouso e decolagem de aviões.
A falcoaria no Brasil se tornou um ponto polêmico em 2007, uma vez que o Ibama propôs uma instrução normativa que regulamenta a prática para controle de fauna e reabilitação de aves de rapina, apesar de haver divergências dentro do próprio órgão.
Segundo o analista ambiental do Ibama em Brasília, Marcelo Almeida, a intenção é que os falcoeiros sejam divididos em categorias de aprendiz, júnior, sênior e mestre, podendo ainda utilizá-los como auxiliares no trabalho de combate à infestação de pombos em galpões de grãos ou praças públicas e usar as aves de rapina nas regiões aeroportuárias.
Atualmente, existem três associações de falcoaria: A Associação Brasileira de Falcoeiros e Preservação das Aves de Rapina (ABFPAR), a Associação Mineira de Falcoaria (AMF), Associação Paulista de Falcoaria (APF) e a Associação Cearense de Falcoaria (ACF).
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário