Você sabia que o esquilo-voador é um animal capaz de planar por cerca de 45 metros?
Uma dobra de pele em cada lado do corpo liga suas patas dianteiras às traseiras. Quando o esquilo-voador distende as patas, as dobras de pele formam asas. Ele plana, então, de árvore em árvore, usando a cauda chata e larga como leme para guiá-lo no vôo.
A trajetória do esquilo-voador é para baixo, depois na horizontal e finalmente para cima. Têm sido registrados vôos planados de mais de 45 m. Um ponto de partida alto torna possível um vôo longo.
Os esquilos-voadores vivem nas florestas da Ásia, da Europa e da América do Norte. As espécies americanas têm de 20 a 30 cm de comprimento, incluindo a cauda. A pelagem é cinza ou vermelho-acastanhada nas partes superiores do corpo, e branca ou creme nas inferiores. Alguns esquilos-voadores asiáticos, os maiores que existem, alcançam 1,20 m de comprimento.
Os esquilos-voadores fazem o ninho em buracos de árvores. Somente à noite caçam para comer. Os outros esquilos durante o dia. Os esquilos-voadores comem bagas, ovos de aves, cogumelos, insetos e nozes. Também se alimentam de aves jovens.
Fonte: Klick Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário