domingo, julho 06, 2008

BICHOS ESTRANHOS

Aie-aie

O aie-aie, também ai-ai ou aye-aye (Daubentonia madagascarienses) é um primata endémico de Madagascar.
É o único representante vivo da família Daubentoniidae.
Este pequeno primata é originário das florestas tropicais de Madagáscar, onde vive e se reproduz na segurança da copa das árvores, acima dos quinze metros.
Os Aye-Ayes atingem em adultos cerca de 45 cm de altura, mas o seu rabo chega a ser maior que o próprio corpo e medir mais de 50 cm, estes animais podem atingir os 5 kg de peso.
Pouco conhecidos os hábitos de procriação destes animais, pensa-se que as fêmeas atingirão a maturidade sexual após os 3 anos, e que depois terão uma cria a cada dois anos, até cerca dos quinze anos, altura em que não voltará a reproduzir-se. O tempo de gestação é de 170/172 dias.
Em perigo crítico, existem hoje menos de 2500 animais nos últimos levantamentos efetuados. Ambientalistas de Madagascar informaram que este animal corre o risco de entrar para a lista de espécies em extinção. Segundo cientistas, o estranho animal representa milhões de anos evolução independente. A menos que os ambientalistas consigam alertar a população, toda sua história genética será perdida, o que significa o colapso de um galho inteiro da árvore evolucionária dos mamíferos.


Fontes: Terra / Bicharada Net / Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário