Rita Lee Jones Carvalho, mais conhecida como RITA LEE, nasceu em São Paulo, dia 31 de dezembro de 1947.
Durante a infância teve aulas de piano e música clássica. Hoje, Rita é cantora, compositora e instrumentista.
Entre 1966 e 1972 foi, com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, integrante da banda Os Mutantes, cantando, tocando flauta e percussão, além de performances bissextas no sintetizador, no banjo e sendo letrista. Em 1972, Rita foi expulsa dos Mutantes, seus companheiros achavam que ela não tinha o virtuosismo necessário para tocar o rock progressivo, novo interesse da banda.
Sendo assim, formou com a amiga Lúcia Turnbull uma dupla no estilo glam rock , As Cilibrinas do Éden, cuja única gravação, ao vivo, no festival Phono 73, nunca foi lançada. Rita e Lúcia desistem da dupla e formam a banda Tutti-frutti. Rita, além de cantar, tocava piano, sintetizador, gaita e violão. Conseguem um contrato com a gravadora Somlivre, mas esta exige que o grupo assine como Rita Lee e Tutti-frutti. Durante a gravação do primeiro disco, Lúcia Turnbull deixa o grupo. Mas é com o disco Fruto Proibido, de 1975, que Rita alcança a consagração nacional.
Em 1976, conhece o músico carioca Roberto de Carvalho e inicia uma parceria musical/amorosa de sucesso, que segue até os dias atuais. Com ele, Rita dá à luz ao seu primeiro filho, Beto Lee em 1977, seguido por João em 1979, e Antonio em 1981.
Em 1991, Rita separa-se temporariamente de Roberto de Carvalho (ao menos profissionalmente). O casal só viria a dividir o palco novamente em 1995.
Em Dezembro de 1996, Rita casa-se legalmente com Roberto de Carvalho, passando a assinar Rita Lee Jones Carvalho.
"Mania de Você" - Rita Lee
Nenhum comentário:
Postar um comentário