sábado, julho 05, 2008

O recordista X-43A da Nasa

O recordista X-43A da Nasa

A NASA alcançou um novo recorde mundial de velocidade de Mach 9,8 (cerca de dez vezes a velocidade do som) com o avião hipersónico X-43A, que utiliza o revolucionário motor de combustão supersônico "scramjet" (Supersonic Combustion Ramjet).
A tecnologia "scramjet", utilizada no X-43A, traduz-se num novo modelo de motor, capaz de absorver o oxigénio atmosférico para a combustão, dispensando assim o pesado tanque de oxigénio líquido dos tradicionais foguetões. Esta inovação poderá permitir a construção de naves mais leves, com capacidade de transportar cargas maiores que o habitual e pode ser usada no desenvolvimento de mísseis e aviões hipersónicos ou veículos de lançamento no espaço reutilizáveis.
Um B52 da Força Aérea Americana decolou da base de Edwards na Califórnia, transportando na asa direita o X-43A, que por sua vez, estava acoplado a um Pégaso - foguete que auxilia a impulsão. O X-43A foi libertado do B52 a uma altitude de 12 quilómetros, seguindo até aos 33,5 quilómetros com a ajuda do foguete. Então, o protótipo libertou-se, prosseguindo o voo livremente durante dez segundos, e atingiu uma velocidade de 11.265 quilômetros por hora. O jato prosseguiu viagem por mais uns minutos a uma velocidade menor com o intuito de realizar algumas manobras antes de mergulhar no Oceano Pacífico, de onde não foi recuperado.
O X-43A é um aparelho não pilotado de pequenas dimensões, que combina 3,6 metros de comprimento por 1,5 metros de largura e que dá nas vistas pelo seu perfil achatado e linhas afiladas, muito aerodinâmicas.


Fonte: Cantinho Do Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário