terça-feira, agosto 26, 2008

CLIP DO DIA

Raul Santos Seixas, mais conhecido como RAUL SEIXAS, nasceu em Salvador, no dia 28 de junho de 1945.
"Raulzito" ou "Maluco Beleza", como era apelidado, foi cantor e compositor anarquista brasileiro, pioneiro do rock and roll nacional, que ficou conhecido como o pai do rock and roll brasileiro.
Juntamente com alguns amigos de Salvador, monta um conjunto, "Os Relâmpagos do Rock", mais tarde "The Panters", e por último conhecido como "Raulzito e os Panteras". Fazem shows no estado, e, a convite do amigo Jerry Adriani, vai para o Rio de Janeiro gravar um disco pela gravadora Odeon, em 1967.
Entre 1970-71, participa da produção de diversos artistas da Jovem Guarda, como Jerry Adriani, Leno e Lilian, entre outros.
Em 1972 participa do VII FIC (Festival Internacional da Canção), promovido pela Rede Globo, e conseguiu a classificação de duas músicas, "Let Me Sing" e "Eu Sou Eu Nicuri é o Diabo", o que lhe deu projeção nacional.
No ano de 1973, já contratado da Philips (atual Universal Music), grava o LP Krig-Ha, Bandolo, com o qual Raul alcançou finalmente o sucesso, estabelecendo a parceria com o hoje escritor Paulo Coelho.
No ano de 1974, por divulgar a Sociedade Alternativa nas suas apresentações, acabou sendo preso e torturado pelo DOPS, exilando-se nos Estados Unidos. No entanto, com o sucesso do seu LP Gita, que vendeu 1 milhão de cópias, fazem-no retornar ao Brasil.
A partir do ano de 1978, começa a ter problemas de saúde devido ao consumo de álcool, que lhe causa a perda de 1/3 do pâncreas. No ano de 1979, interna-se para tratar do alcoolismo.
O último disco lançado em vida foi feito em parceria com Marcelo Nova, intitulado "A Panela do Diabo", que foi lançado dois dias antes da sua morte. Raul Seixas faleceu dia 21 de agosto de 1989, aos 44 anos. Seu corpo foi encontrado às oito horas da manhã, pela sua empregada, Dalva. Foi vítima de parada cardíaca: seu alcoolismo, agravado pelo fato de ser diabético, e por não ter tomado insulina na noite anterior, causaram-lhe uma pancreatite aguda fulminante.
Muitos dos fãs de Raul Seixas consideram uma das marcas mais fortes nas suas músicas a sua capacidade de, através de um estilo jovial e descontraído, transmitir mensagens ou fazer questionamentos sobre temas como o amor, a vida, e a existência em si.

"Maluco Beleza" - Raul Seixas

Nenhum comentário:

Postar um comentário