Eliminando as olheiras
O cansaço é o grande responsável pelas olheiras.
Ele provoca o aumento do fluxo sanguíneo na região da pele fina que envolve a pálpebra provocando um sombreamento, que caracteriza a presença das olheiras.
O tecido subcutâneo que se localiza abaixo da pele é repleto de pequenos vasos sanguíneos que, devido o cansaço, recebem substâncias químicas liberadas pelo estado de fadiga corporal que estimula o fluxo sanguíneo e provoca a vasodilatação.
As olheiras provocadas por cansaço são denominadas olheiras vasculares, são tratadas de forma a melhorar a circulação sanguínea nessa região através da contração dos vasos, que pode ser feito no banho, massageando a região com água morna ou através de compressas geladas com chá de camomila. Tais dicas são apenas para soluções instantâneas e rápidas, ou seja, melhora a situação do momento, mas a partir de um período as olheiras voltam a se manifestar.
Nesse tipo de olheiras, os cremes com substâncias antioxidantes, clareadoras e descongestionantes melhoram a circulação do sangue na região e, conseqüentemente, a amenização das olheiras.
Existem ainda olheiras pigmentares provocadas pelo excesso de melanina nas pálpebras e as bolsas profundas provocadas pelo acúmulo de gordura ou líquidos também nas pálpebras.
Quando são ocasionadas por um fator genético é mais complicado, pois costumam ser permanentes e a tendência é aumentar com a idade. Neste caso, além da influência e do cansaço há uma grande tendência para o depósito de melanina na área abaixo dos olhos e como a pele é bem fina o escurecimento é rápido.
Antes de buscar soluções para as olheiras é importante buscar auxílio médico para que não haja a utilização de tratamentos desnecessários.
Tratamentos e soluções rápidas
- O método do laser é considerado o mais moderno para eliminar olheiras. O aparelho de luz pulsada mais laser, denominado Quantum, emite descargas de luz que são capazes de diminuir sensivelmente a coloração castanho arroxeada. Ele age na rede de vasos que se encontra abaixo da pele, assim como na pigmentação que se localiza nas camadas mais superficiais. O aparelho também aumenta muito o teor de colágeno da pele. A região da pálpebra ganha em vigor e elasticidade, a flacidez diminui e por conseqüência isso também contribui muito para melhorar o aspecto da face.
- A drenagem linfática aumenta a imunidade do tecido e diminui a retenção de líquidos. Quando se tem menos toxinas no tecido, ele fica mais saudável.
- Lavar o rosto, massageando com água quente, assim como saunas e banhos quentes são excelentes para disfarçar as olheiras.
- Cremes hidratantes lubrificantes estimulam a circulação e vasodilatação, diminuindo as bolsas, já que se faz uma “drenagem linfática” da região também são importantes. Isso é especialmente útil pela manhã, quando a pessoa acorda com os olhos inchados, olheiras, rosto marcado pelo travesseiro.
- Corretivo é indispensável para as mulheres que se afligem com as olheiras. Aprender a disfarçar as olheiras usando corretivo em bastão bem seco, também é fundamental. Basta fixar com um pouco de pó facial aplicado com esponja de espuma.
De maneira geral, estes tratamentos devem ser repetidos com freqüência, pois as olheiras, embora melhorem, não somem definitivamente com apenas poucas aplicações. Para quem tem predisposição genética elas costumam reaparecer algum tempo depois. Naquelas resultantes de cansaço físico por exemplo, um bom descanso e uma boa hidratação da região dos olhos poderão resolver o problema.
Fontes: UOL / Terra / Acessa / BG Cirurgia Plástica
Nenhum comentário:
Postar um comentário