A estrada mais perigosa do mundo, na região entre Yungas e La Paz, é considerada uma verdadeira Montanha-Russa.
Com cerca de 69 quilometros, a estrada de Yungas, na Bolívia, é tida como uma das mais perigosas do mundo, tirando vidas de centenas de pessoas.
Com estatísticas gritantes, a estrada chegou a matar cerca de 200 a 300 pessoas por ano.
A estrada foi construída nos anos 30 durante a Guerra do Chaco por prisioneiros do Paraguai. É uma das poucas rotas que liga a região da floresta amazônica da Bolívia, ou de Yungas, a sua capital.
Acima de La Paz, a estrada tem uma ascensão ao redor de 5 quilômetros, antes de descer a 330 m, transitando por um terreno de floresta úmida envolvida por montanhas muito íngremes e sobre penhascos.
Devido os declives extremos, a largura da estrada na maioria das vezes não ultrapassa os 3,2 mts de largura.
Além disso, a chuva e a névoa deixam a visibilidade precária, a superfície de estrada enlameada, e afrouxam as rochas das montanhesas.
Uma das regras locais da estrada é que o veículo que ultrapassa em declive nunca deve tomar a direita de maneira a se mover para a borda exterior da estrada. Isto força os outros veículos rápidos a parar, impedindo que a ultrapassagem possa ser realizada com segurança.
Os veículos que conduzem à esquerda, ao contrário da direita, dão ao veículo que ultrapassa uma vista melhor sobre sua roda exterior, possibilitando uma ultrapassagem mais segura.
Em julho de 1983, um ônibus tombou e acabou caindo numa garganta enorme da estrada de Yungas, matando mais de 100 passageiros, sendo considerado o pior acidente da Bolívia.
No fim de 2006, após 20 anos de construção, uma estrada nova (um desvio) de La Paz à Coroico foi aberta ao público. Esta rota nova é caracterizada por uma construção moderna (pontes, drenagem, etc.), com pistas múltiplas, pavimentadas, e com muitos outros elementos que a fazem consideravelmente mais segura do que a rota original. Em conseqüência, a estrada norte original de Yungas atualmente teve seu fluxo de veículos muito reduzido, sendo mais utilizada por um número crescente de viajantes que praticam o Mountain Bike. Mesmo assim, a estrada de Yungas ainda permanece perigosa, pois 13 destes ciclistas já morreram até a presente data de 2008.
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário