O consumo compulsivo e impulsivo
Você compra tudo o que aparece pela frente ou apenas o necessário para sua sobrevivência? Quando vai ao supermercado ou ao shopping sempre traz mais produtos do que planejou? Fica constantemente de olho nas roupas de grife e nas últimas novidades de artigos de decoração? Você se sente influenciado pelas propagandas? Veja aqui se você é um consumidor comportado, compulsivo ou impulsivo.
O consumidor compulsivo
Comprar pode ser um prazer ou necessidade. Mas também pode ser uma doença e fazer mal inclusive para o seu bolso.
- Doentio: Você gosta de consumir tudo o que vê pela frente? Se a resposta for sim, cuidado! Você pode estar correndo o risco de se transformar em um consumidor compulsivo. Já foi comprovado que a compulsão por compras é uma doença.
- Compulsão: A doença está ligada ao Distúrbio Obsessivo Compulsivo, que inclui outros tipos de compulsão como a por comida, sexo e drogas. No entanto, a compulsão por compras pode até ser comparada com outros vícios, como o alcoolismo. O estímulo é o mesmo: ansiedade ao invés do simples prazer. E as conseqüências são muitas, como sentimento de culpa, angústia e brigas em família.
- Cura: Só é possível com a ajuda de um psiquiatra e, em alguns casos, com o uso de medicamentos. O tratamento é longo; demora de 6 a 12 semanas para o paciente começar a melhorar. Portanto, antes que você se contamine com essa doença, previna-se! Não deixe que um divertimento aparentemente inocente se transforme em uma ameaça a seu bolso, a sua saúde e ao convívio com sua família e amigos.
O consumidor impulsivo
Quem já não comprou por impulso? Uma roupa de grife, um carro bonito, um aparelho de som de última geração podem seduzir os olhos e o coração de muitos consumidores.
- Diferença: Você já foi ao supermercado e comprou produtos que não estavam em sua lista? Se a resposta for sim, fique tranqüilo. Você é um consumidor impulsivo como a grande maioria das pessoas. Diferentemente do compulsivo, que não tem limites para comprar, o impulsivo sabe a hora em que deve parar com as compras. Ele até pode ir além de suas possibilidades financeiras, mas, depois que extrapola, aprende a liçãoe não comete mais o erro.
- Impulso: Geralmente os produtos consumidos pelo impulsivo são desnecessários para sua sobrevivência. Uma calça jeans de grife, por exemplo, pode ser comprada apenas para satisfazer ao desejo de consumo: ter uma roupa da moda. Se fosse só uma questão de sobrevivência, ou seja, comprar a calça para se proteger do frio, um jeans mais barato já cumpriria essa função.
- Causas: São muitos os motivos que levam o consumidor a ser impulsivo. Alguns deles são:
• Satisfazer a seus desejos consumistas mais íntimos.
• Sentir-se mais bonito e atraente com uma roupa
de grife.
• Recompensa por um bom comportamento.
• Segurança: ao adquirir uma calça da moda, por exemplo, o consumidor se sente mais próximo e mais parecido com seus amigos.
• O produto pode representar status ou poder.
Fonte: Klick Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário