Você sabia que a cada segundo são vendidas sete caixas de Lego em todo o mundo?
O Lego, de origem dinamarquesa e com o qual mais de 400 milhões de crianças brincam anualmente em todo o Mundo, completou neste ano 50 anos, resistindo ao passar do tempo, aos jogos electrónicos e às crises financeiras.
A história da empresa Lego nasce ligada à figura de Ole Kirk Kristiansen, um carpinteiro de Billund que passou para os brinquedos inspirado nas versões em miniatura que começou a fazer dos móveis que executava no final da década de 20.
Kristiansen fundou em 1932 a Lego, do dinamarquês "brinca bem", que em latim significa "eu armo" ou "eu junto", uma coincidência que o carpinteiro desconhecia.
No entanto, só a 28 de Janeiro de 1958, Godtfred Kirk Christiansen, o filho do carpinteiro Ole Kristiansen, criou a patente das peças tão características com as quais podem fazer-se infinitas montagens.
Este elemento tão simples, que deu azo ao jogo mais conhecido e mais popular de todo o Mundo, "não envelhece com a idade e continua a fascinar porque permite às crianças dar livre curso e desenvolver a criatividade, imaginação e curiosidade", refere a porta-voz da Lego, na sede da empresa, em Billund, na zona oeste da Dinamarca.
As atuais peças de Lego adaptam-se sem problemas às que existiam em 1958.
Nestes 50 anos de vida do jogo, a empresa conheceu graves crises, devido à concorrência dos jogos electrónicos no final dos anos 90, tendo atingido o ponto negro no início de 2004. Na altura, o proprietário da Lego, Kjeld Kirk Kristiansen, tentou inverter a tendência negativa, mas, depois de ter injectado, em vão, 800 milhões de coroas da sua fortuna pessoal na empresa, Kristiansen cedeu o lugar a um jovem director de 35 anos.
O novo director conseguiu recuperar a empresa através, entre outras alterações, de despedimentos, encerramentos de fábricas, deslocalizações e cessação de actividades anexas.
As vendas em 2006, as últimas estatísticas disponíveis, em 130 países atingiram 7,8 mil milhões de coroas (cerca de 1,04 mil milhões de euros).
Recorde mundial
A maior torre de Lego do mundo, que possui 30,5 m, e foi feita para comemorar o cinqüentenário do brinquedo.
O local do recorde é a Legoland em Windsor, Reino Unido. Para o feito, foram utilizados 500 mil tijolinhos do brinquedo. Para a construção, crianças montaram pequenas seções de 20 cm, que foram encaixadas na torre com a ajuda de um guindaste.
Em agosto do ano passado, o recorde havia sido quebrado em Toronto, no Canadá. Uma torre de 29,3 m e 465 mil tijolinhos foi construída. O recorde atual espera a verificação do Guinness, o livro dos recordes.
Fonte: Jornal Nacional / Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário