Você sabia que nem todas as ondas do Hawaii são grandes?
As ondas realmente grandes são aquelas que quebram nas praias no sudeste do arquipélago. As que vem do leste empurradas pela gigantesca corrente equatorial e pelos ventos alíseos.
A circulação do oceano Pacífico se dá no sentido anti-horário num grande círculo que margeia a Antártica no rumo leste até chegar ao estreito de Magalhães, no sul do Chile. Alí as águas são "represadas" e parte delas escoa para o Atlântico. Outra parte deflete para o norte ao longo da costa do Chile e do Perú, constituindo a corrente de Humboldt. Já no Perú ocorrem ondas de boa altura.
A partir do Perú as águas escoam para o interior do Pacífico, na latitude do equador, e ganham velocidade no rumo oeste. É um gigantesco movimento hídrico de escala planetária. A propagação das ondas é firme e constante, auxiliada pelos ventos alíseos. Assim, esta ondulação atinge todas as terras localizadas à frente, a norte e a sul. E estas terras são o Hawaii, a noroeste, e a Austrália a sudoeste. Bali, Puka Puka, toda a Polinésia... Em todos estes lugares as praias voltadas para leste, para o sol nascente, para o deus Tiki, recebem as grandes ondas do Pacífico.
Em pequenas ilhas da Polinésia pode-se ouvir perfeitamente o roncar interminável das ondas na praia do Sol nascente em comparação com o silêncio e as pequenas ondas das praias do Sol poente.
E no Hawaii é assim. As ondas são grandes porque a corrente equatorial as embala para oeste auxiliada pelos ventos alíseos. Mas somente as praias de sudeste, as voltadas para o deus Tiki - o deus polinésio do Sol.
Como a maioria das terras do pacífico são emersas devido a serem formações de origem vulcânica, criou-se a lenda de que certas características litológicas seriam as responsáveis pelo tamanho das ondas. Mas isto não tem procedência. Outra característica das praias de grandes ondas são as areias um pouco mais grossas do que as que os brasileiros estão acostumados. É que devido à grande energia das águas nestes locais, as areias mais finas e leves são levadas.
Surf no Hawaii
Desde quando o Hawaii era governado pelos nobres polinésios, há algumas centenas de anos, os havaianos tinham no surf de ondas grandes uma forma de distinção social perante suas comunidades. Quanto maior o tamanho da onda surfada, melhor.
E assim tem sido até hoje. Descer ondas gingantes, da altura de prédios de cinco a dez andares, continua a causar um grande impacto em quem assiste. É o espetáculo do homem enfrentando a força da natureza.Mas tão quanto impressionante, o surf de ondas grandes é também extremamente arriscado. Tanto, que é considerada a modalidade mais perigosa do esporte. Os picos geralmente ficam longe da praia, na maioria das vezes são bancadas de pedra ou coral localizadas a dezenas de quilômetros da costa, em águas frias e cheia de tubarões. Definitivamente, não é para qualquer um.Os surfistas que praticam o surf de ondas grandes, os chamados Big Riders, têm um treinamento intenso que inclui um grande preparo físico e emocional, para suportar momentos de extrema tensão. Mas garantem que a satisfação e o êxtase de "domar" os "monstros" de água compensam o risco.
Fontes: Wikipédia / McDonald's
Nenhum comentário:
Postar um comentário