A banda BLITZ foi uma das bandas precursoras do rock brasileiro, e também uma das mais originais.
Formada no Rio de Janeiro, em 1980, a banda era integrada por Evandro Mesquita (guitarra e voz), Fernanda Abreu e Marcia Bulcão (backing vocals), Ricardo Barreto (guitarra), Antônio Pedro Fortuna (baixo), William "Billy" Forghieri (teclados) e Lobão (bateria).
O grupo primava por misturar estilos como new-wave, black, rock sessentista, humor, histórias em quadrinhos e rádio sob um prisma pop.
Em 1982, o primeiro compacto, "Você Não Soube Me Amar", alcançou um sucesso estrondoso, logo seguido pelo álbum "As Aventuras da Blitz", consolidando a banda como fenômeno de massa.
Confirmando a popularidade crescente do grupo, a Blitz também participou da ilustre coletânea “Rock Voador”, que reunia bandas que tocavam na Rádio Fluminense FM e no Circo Voador, famosa casa de shows do Rio de Janeiro, como Kid Abelha, Barão Vermelho e Lulu Santos.
Mais de um milhão de cópias vendidas depois, a banda lançava em 1983 o disco “Rádio-Atividade”. O álbum apresentava a Blitz bem mais comercializada e infantil do que no primeiro disco - um dos fatores que levaram o baterista-fundador Lobão a se afastar do conjunto, cedendo lugar a Juba, que gravou o trabalho.
Dois anos após o lançamento do terceiro LP "Blitz 3" (1984), a banda se desfez, voltando a se reunir ocasionalmente para shows ou eventos.
Com um rock leve, letras bem-humoradas e performance teatral no palco, a Blitz tocou no Rock In Rio de 1985
Em 1997, alguns ex-integrantes se reuniram e gravaram o CD "Línguas" e, em 1999, veio outro, intitulado “Últimas Notícias”.
Atualmente Evandro, Billy e Juba trabalham no projeto de um CD/DVD ao vivo, com participações especiais, músicas novas e releituras dos grandes sucessos.
A Blitz foi um fenômeno na década de 80, virou revista em quadrinhos, álbum de figurinhas e inspirou o roteiro da série “Armação Ilimitada”.
"Você Não Soube Me Amar" - Blitz
Nenhum comentário:
Postar um comentário