O Balonismo é um esporte aéreo praticado com um balão de ar quente e vem se tornando cada vez mais popular no Brasil.
Ficar mais próximo do céu. É essa a sensação que o balonismo proporciona aos praticantes do esporte. A eterna vontade do homem de conquistar o céu ganhou força e hoje em dia é uma realidade.
A primeira tentativa de vôo com um balão a ar quente no Brasil envolveu o padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão, em 1709. Padre Bartolomeu realizou o primeiro vôo, mas sem nenhum passageiro.
Quem botou a idéia em prática foram os dois irmãos franceses, Etiene e Joseph Montgofier, que em 1783, realizaram o primeiro teste com um balão tripulado. O vôo foi um sucesso e visto por quase toda a população de Paris da época.
O primeiro vôo de balão tripulado no Brasil só foi acontecer no ano de 1885, quando Edouard Heilt sobrevoou por alguns segundos o Saco dos Alferes, no Rio de Janeiro.
Por volta da década de 60 os vôos de balão passaram a ser mais seguros e o número de adeptos aumentou bastante.
Atualmente existem campeonatos de balonismo por todo o mundo.
No Brasil, em 1987 foi fundada a Associação Brasileira de Balonismo (ABB), entidade máxima do esporte no Brasil.
Os melhores locais para a prática do balonismo são as grandes planícies, com muitos pastos e áreas abertas.
Dessa maneira a decolagem, o acompanhamento da equipe de terra e o pouso se tornam mais fáceis.
O balonismo pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que tenha os conhecimentos básicos. Pelo fato do equipamento ser caro, o esporte é restrito a um pequeno grupo de pessoas. A solução encontrada para esse problema é a divisão das despesas pela equipe.
Fontes: UOL / Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário