Os poderes do açaí
Alimento básico das populações ribeirinhas da Amazônia, a fruta ganha mercado nas demais regiões brasileiras, em função de suas qualidades nutritivas.
A fruta é pequenininha, arredondada e muito roxa, quase preta. Lembra uma jabuticaba em tamanho reduzido. Tem um caroço grande, e muito pouca polpa.
O açaí é muito rico em antocianina, uma substância anti-oxidante, que ajuda no combate ao colesterol e aos radicais livres. Você já ouviu que um copo de vinho tinto por dia faz bem ao coração? É devido à antocianina da uva. Não é por acaso que a cor do açaí é semelhante à do vinho tinto, porém o açaí tem 33 vezes mais antocianina que a uva. As antocianinas também são potentes corantes naturais.
Além de ser considerado um dos alimentos mais ricos em ferro, o açaí também é rico em fibras, sendo bastante indicado também para pessoas idosas e/ou com mal funcionamento do aparelho digestivo. Por suas características microbiológicas o açaí é considerado uma das mais nutritivas frutas da Amazônia, perdendo apenas para a castanha-do-pará.
Estudos bioquímicos e tecnólogos sobre o açaí chegaram à seguinte conclusão:
- O açaí é um alimento de base importante. A riqueza em LIPÍDIOS dá ao seu suco um valor energético duas vezes superior ao do leite.
- Contém elevada quantidade de VITAMINA E, sendo portanto um antioxidante natural, importante na eliminação dos radicais livres.
- Tem grande quantidade de fibras, o que favorece o trânsito intestinal.
- Tem um teor considerável de PROTEÍNAS.
- Os teores de POTÁSSIO e CÁLCIO são elevados, o que faz do açaí um alimento bastante completo.
- Contém ainda VITAMINA B1 e elevado teor de pigmentos ANTOCIANINAS (cor roxa violeta) que são também ANTIOXIDANTES, favorecendo a melhor circulação do sangue.
O açaí no tratamento de doenças
- O açaí possui baixíssima toxidez. Há segurança mais do que suficiente para se produzir medicamentos a partir do extrato do fruto. Em breve, serão iniciados os estudos farmacológicos que comprovarão definitivamente a atividade do extrato do açaí no tratamento da hiperplasia prostática, doença que vem atingindo homens cada vez mais precocemente.
A composição química do extrato do açaí é praticamente a mesma, podendo exercer a mesma atividade farmacológica do extrato da Euterpe oleracea com o da Saw Palmeto (nome científico Sabal serrulata), palmeira norte-americana pertencente à mesma família e que é utilizada para a fabricação de um comprimido para tratamento da hiperplasia prostática.
- Outra conclusão se diz respeito à propriedade comprovada do extrato do açaí que extermina o caramujo Biomphalaria grablata, que é o hospedeiro intermediário na esquistossomose.
Como possui um ciclo evolutivo bem definido, caso este ciclo seja interrompido - no caso, com a morte do caramujo - a doença deixa de existir. A forma infectante da esquistossomose (a cercária) vem do caramujo; se o açaí mata esse caramujo, impede a disseminação da doença.
- As propriedades antioxidantes e antimicrobianas do açaí também ficaram comprovadas. O açaí possui uma capacidade antioxidante cinco vezes maior pelo teste do DPPH do que a do Gingko biloba, produto fitoterapêutico que hoje é muito conhecido e utilizado no mundo inteiro. Ele desenvolve uma atuação antimicrobiana através de seu extrato, principalmente frente ao Staphylococcus aureus, principal bactéria encontrada na pele humana. A união das capacidades antioxidante e antimicrobiana pode levar à produção de um creme ou gel contra o envelhecimento da pele que, paralelamente, previna infecções dermatológicas.
Real aproveitamento
Para se obter um açaí saudável, o mais importante é a rapidez desde sua colheita até o processamento.
Por fim, é fundamental saber que fiéis sucos preparados à base da polpa industrialmente congelada do açaí possuem quase nenhuma similaridade química com a fruta. Além de possuírem enormes quantidades de aditivos químicos, conservantes e estabilizantes, que dão as características de odor e sabor do açaí, esses produtos têm zero de atividade antioxidante.Ou seja, de açaí mesmo, eles parecem só ter o gosto e o cheiro.
Fonte: Poderoso Açaí
Nenhum comentário:
Postar um comentário