terça-feira, setembro 16, 2008

PÉROLAS MUSICAIS DO PASSADO

Pérolas Musicais Do Passado

É assustador a pobreza musical que estamos atravessando de uns tempos pra cá.
Contam-se nos dedos os minguados artistas que surgem com algum talento ou inovação no meio musical. E pensar que tivemos bandas fantásticas em épocas remotas, dando a impressão de que nada ensinaram a estes “artistas” que surgem atualmente.
O desespero é tamanho, que somos obrigados a nos tornarmos verdadeiros pesquisadores e historiadores musicais. Sendo assim, não nos resta outra alternativa a não ser resgatarmos algumas das pérolas musicais do passado, que por uma razão ou outra, em tal época não tenham recebido o devido valor e reconhecimento. E se isso aconteceu no passado, não é à toa, pois com uma história musical tão rica como a que tivemos, tornava-se quase que impossível ouvir tudo o que era bom.
É exatamente esta a proposta desta coluna. Em resumo, é difícil esperarmos algo do mesmo nível nos dias de hoje, e enquanto resgatamos estas pérolas do passado e esperamos exaustivamente por um milagre musical, sugiro no mínimo refletirmos as sábias palavras de Joseph Ernest Renan, que diziam: "Os verdadeiros progressistas são os que partem de um profundo respeito ao passado."


Madonna, a rainha do pop

Se Michael Jackson é aclamado como “rei do pop”, então o que nos impede de considerarmos Madonna a “rainha do pop”?
Existem motivos de sobra para isso. Madonna vendeu mais de 280 milhões de álbuns e 160 milhões de singles no mundo inteiro, tornando-se a cantora que mais vendeu na história da música mundial. No total são mais de 440 milhões de cópias vendidas.
E não é só! Segundo o Guinness Book of Records, ela é a cantora mais rica do mundo acumulando uma fortuna estimada em US$ 850 milhões de dólares, sendo ainda considerada como a artista feminina mais bem sucedida de todos os tempos.
Madonna foi descoberta em 1982 pelo produtor e DJ, Mark Kamins, sendo contratada pela Sire Records.


Madonna - The First Album (1983)


Após o tremendo sucesso de seus três primeiros singles “Everybody”, “Burning Up” e “Holiday”, o primeiro álbum da cantora com título homônimo foi lançado em 27 de Julho de 1983, sendo relançado em 1985 com capa diferente como The First Album.
"Everybody", foi produzida pelo próprio Mark Kamins, sendo lançada no mercado no final de 1982, tendo se tornado sucesso imediato nos Estados Unidos. "Holiday" e "Burning Up", esta última produzida por Jellybean Benitez, saíram já na sequência em Junho de 1983.
Madonna decidiu trabalhar com o produtor Reggie Lucas no seu primeiro álbum. “Lucky Star”, canção escrita por Madonna, e “Borderline”, composta por Lucas, foram as primeiras canções do álbum a serem gravadas. Lucas produziu o álbum à sua maneira, fazendo com que Madonna percebesse que tinham conceitos e idéias diferentes. Sendo assim, a cantora entregou o álbum depois de produzido para seu amigo Jellybean Benitez, que remixou-o por completo.
A canção "Ain't No Big Deal" estava originalmente pretendida para estar entre as faixas do álbum. No entanto, Stephen Bray, um antigo colaborador e namorado de Madonna tinha vendido os direitos autorais da canção para outro selo.
"Ain't No Big Deal" foi substituida por “Holiday”, tendo sido inicialmente oferecida para Mary Wilson (ex-The Supremes), que a recusou. Sorte de Madonna, pois “Holiday”, escrita por Curtis Hudson e Lisa Stevens, alcançou o 16º lugar na Billboard britânica.
O vídeo-clip de “Borderline” estreou na até então recente emissora de TV americana, a MTV, ajudando a alavancar ainda mais o sucesso do álbum e da cantora.
Em 1989, o primeiro álbum de Madonna ficou em 50º lugar na lista da Rolling Stone dos 100 maiores álbuns dos anos 80.
Embora tenha parecido um tanto quanto “tolinho” na época, hoje é possível analisarmos este álbum mais precisamente e elevá-lo bem além de algumas críticas recebidas na época. Para se ter uma idéia, Madonna teve sua voz criticada e considerada como “irritante como o inferno”, segundo a revista Rolling Stone.
Apesar disso, o álbum recebeu muitas críticas positivas e chamado ainda de “um irresistível convite à dança”.
O álbum foi relançado em versão remasterisada em 2001 com dois "remixes", como faixas bônus.
Madonna dedicou o álbum ao seu pai, Tony Ciccone.

Ficha

Álbum – Madonna
Data de Lançamento: 1983
Duração: 36 minutos







Faixas:

1- Lucky Star (5:37)
2- Borderline (5:20)
3- Burning Up (3:45)
4- I Know It (3:47)
5- Holiday (6:10)
6- Think of Me (4:54)
7- Physical Attraction (6:39)
8- Everybody (6:02)

(Selecione a música, clique e aguarde carregar)


Por Ricardo 5150

Nenhum comentário:

Postar um comentário