sexta-feira, outubro 17, 2008

CLIP DO DIA

GARY MOORE nasceu no dia 4 de abril de 1952 em Belfast, na Irlanda do Norte. O interesse pela música surgiu ao ouvir Elvis Presley e posteriormente, os Beatles.
Em 1967, Gary montou uma banda de jazz e blues em Dublin, Skid Row, com Brush Shiels (baixo e vocal), Phil Lynott (vocal) e Noel Bridgeman (bateria). Com a ajuda do mentor de Gary, Peter Green, a banda conseguiu um contrato com o selo CBS em 1970. Skid Row teve vida curta, foram dois discos gravados e algumas turnês pela Europa e Estados Unidos.
Gary queria partir para a carreira solo e estreou com o disco “Grinding Stone” em 1973. Dois anos depois, foi convidado a entrar na Colosseum II, banda que fazia sua segunda tentativa no mercado. Foram mais três discos gravados, mas também não durou muito. Em 1978, Phill Lynott convidou Gary a tocar no Thin Lizzy durante a turnê nos Estados Unidos em que abriram os shows de Queen.
No meio deste entra e sai de bandas, Gary ainda arrumava tempo para participar de vários discos. Na década de 80 ele começou a levar mais seriamente a carreira solo. Foram sete álbuns de hard rock entre 1982 e 1989, o que consolidou a carreira, principalmente na Europa. O cansaço em relação à música mais pesada chegou, principalmente pela pressão de criar ‘hit’ atrás de ‘hit’. Gary decidiu voltar ao estilo que o colocou na carreira musica, o blues.
Em 1991, saiu “Still Got the Blues”, com participações de Albert Collins, Albert King e George Harrison e o disco se tornou o de maior sucesso da carreira de Gary Moore e o projetou mundialmente. Os registros seguintes continuaram na redescoberta do estilo. Gary ainda criou uma banda, a BBM, mas durou bem menos que as anteriores, senod gravado apenas um álbum em 1994.
A flexibilidade musical de Gary Moore continuou a toda. Em 2002, ele entrou em estúdio com os músicos Cass Lewis e Darrin Mooney e o resultado foi o disco “Scars”, com a volta do hard rock. Dois anos depois ele estava no estúdio com Bob Daisley no baixo e Darrin Mooney na bateria. O disco “Power of the Blues” saiu em 2004.

"Still Got The Blues" - Gary Moore

Nenhum comentário:

Postar um comentário