Os poderes da cebola
A cebola é uma boa aliada para melhorar o funcionamento do intestino, fígado, pâncreas e vesícula. E mais, promove o bom funcionamento do aparelho circulatório e renal e reduz o risco de aparecimento do câncer de estômago.
A cebola possui a presença de substâncias como a quercitina, um agente antioxidante. Daí a sua ação em auxiliar na redução do colesterol e o aumento do colesterol HDL (bom colesterol). Participa, também, na redução da pressão arterial e evita a formação coágulos sangüíneos.
Outra substância encontrada na cebola é a olerícola. Trata-se de uma substância que impede a formação de plaquetas no sangue, evitando assim os entupimentos das artérias.
É indicada para abrir o apetite, regulariza enfermidades do estômago, é ótima contra prisão-de-ventre, inchaços de qualquer natureza, problemas de pele, garganta, ossos (reumatismo), intestino e,é ainda, diurética.
É sempre bom lembrar que tudo em excesso não é bom. O consumo exagerado de cebola pode aumentar a formação de gases e causar desconforto gastrintestinais, principalmente se ela for consumida crua. Depois de cozida ou escaldada as suas propriedades fermentativas reduzem e elas já ficam mais suaves.
Por outro lado o consumo da cebola crua, em quantidades adequadas, melhora o equilíbrio da flora intestinal e reduz o risco do aparecimento do câncer do colo retal.
Cada 100 gramas de cebola contém:
- Vitamina B2 (Riboflavina): 45 mcg
- Vitamina B5 (Niacina): 0,15 mg
- Vitamina C (Ácido ascórbico): 10 mg
- Potássio: 180 mg
- Fósforo: 45 mg
- Cálcio: 35 mg
- Sódio: 16 mg
- Silício: 8 mg
- Magnésio: 4 mg
- Ferro: 0,5 mg
Evite a irritação nos olhos ao descascar cebola
Para evitar irritação nos olhos quando se corta uma cebola, basta colocar na ponta da faca um pedaço de pão (ele absorve boa parcela do cheiro e dos gases soltos), ou então, coloque a cebola na geladeira por uns 10 minutos, ou ainda, molhe-a em água fervente.
Recomenda-se também, descascar a cebola debaixo de água corrente, ou mesmo debaixo de água, embora esta medida seja pouco prática ou ecológica. Molhar as mãos e a cebola antes de a cortar vai reduzir o efeito do gás, porquanto algum do gás vai reagir com a água das mãos ou da cebola (e não com a humidade dos seus olhos). O cheiro das mãos poderá ser eliminado com limão ou lavando-as em água corrente por alguns instantes sem esfregar uma na outra. Também ajuda respirar profundamente pela boca, uma vez que grande parte do gás será inalado e menos ficará disponível para reagir com os olhos. Uma faca bem afiada danifica menos células da cebola, libertando-se menos gás — logo menos irritação. Cebolas frias tiradas do frigorífico provocarão menos irritação uma vez que as baixas temperaturas inibem a difusão das enzimas e do gás. Outras pessoas preferem arrefecer a faca por 2 minutos no frigorífico antes de cortar as cebolas para diminuir as lágrimas. Cada espécie de cebola vai liberar uma quantidade diferente de gás, portanto a irritação será diferente.Apesar de todas estas dicas, é sempre bom aproveitar e deixar as lágrimas escorrerem ao se descascar uma cebola, pois isso ajuda a limpar os canais lacrimais.
Fontes: Segs / Wikipédia / IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário