Mitos e lendas sobre primeiros socorros
Por vezes, as medidas de primeiros socorros tomadas no local antes de o paciente chegar ao hospital podem fazer toda a diferença.
Além disso, as famosas crendices e lendas populares também são inúmeras vezes responsáveis pelos mais variados e absurdos equívocos.
A verdade é que ainda em pleno século XXI, a grande maioria das pessoas prefere seguir as determinações de benzedeiros, curandeiros e acreditar em crendices populares sem fundamento algum, ao invés de agir corretamente segundo o que determina a medicina.
Confira abaixo alguns dos erros mais comuns de primeiros socorros, e o que na verdade se deve fazer corretamente.
- Dente caído (devido a pancada)
Errado: esfregar o dente com força mesmo que esteja sujo (basta passar por água)
Certo: colocar o dente em leite e ir diretamente para o centro de emergências; há uma possibilidade que o dente possa ser reimplantado.
- Queimaduras
Errado: aplicar gelo ou manteiga ou qualquer outro tipo de gordura às queimaduras.
Certo: lavar e aplicar tônico antibiótico a queimaduras ligeiras. Não cobrir queimaduras com uma toalha ou um cobertor, porque fibras soltas podem colar-se à pele. Ao tratar de uma queimadura séria, ter o cuidado de não abrir nenhuma bolha ou de puxar roupa colada à pele. Dirigir-se ao hospital se houver queimaduras a nível dos olhos, boca ou região genital, mesmo que ligeiras; qualquer queimadura que cubra uma área maior que a sua mão; e qualquer outra queimadura que cause bolhas ou que provoque febre.
- Queimaduras elétricas
Errado: deixar de obter atenção médica devido a uma descarga elétrica, mesmo que não haja danos aparentes. Uma queimadura elétrica pode provocar lesões invisíveis (e sérias) dentro do organismo.
Certo: seguir imediatamente para o centro de urgências.
- Queimadura provocada por medusa ou água-viva
Errado: urinar sobre uma picada na pele não fará muito para aliviar o sofrimento e nunca se comprovou cientificamente que a urina ajude nos acidentes com medusas.
Certo: o vinagre é o primeiro e melhor tratamento para este tipo de acidente.
- Entorse de tornozelo
Errado: utilizar painel de aquecimento.
Certo: tratar a entorce com gelo. Ir para o centro de urgências caso seja muito doloroso suportar peso; poderá ter uma fratura.
- Sangramento do nariz
Errado: inclinar para trás. E depois de o sangramento ter parado, não assoar o nariz ou inclinar para a frente.
Certo: sentar-se direito, inclinar-se para a frente e apertar o nariz (mesmo abaixo da cana do nariz) durante 5 a 10 minutos. Se o sangramento persistir por mais de 15 minutos (ou se estiver a engolir muito sangue) dirigir-se ao centro de emergências.
- Sangramento
Errado: utilizar tourniquets poderá provocar lesões permanentes aos tecidos.
Certo: aplicar pressão constante à ferida com uma toalha ou uma ligadura limpa e enrolar a ferida de forma segura. Deslocar-se ao centro de emergências caso o sangramento não pare, a ferida estiver aberta ou tenha sido provocada por uma mordida de animal. Para ajudar a prevenir o choque, mantenha a vitima quente.
- Ingestão de veneno
Errado: provocar o vômito ou utilizar xarope para esse efeito (a não ser que tenha sido especificamente instruído para o fazer pelo pessoal das emergências).
Certo: chamar o centro de controlo de envenenamento e trazer a substância ingerida dentro do seu frasco para o centro de emergências.
- Picada de cobra
Errado: Cortar a pele de uma vítima de uma picada de cobra para chupar o veneno poderia ser uma técnica clássica de primeiros socorros, mas atualmente os médicos dizem que é inútil e inclusive perigoso. Cortar e chupar, ou aplicar um torniquete ou gelo não faz nada para ajudar. Estas antiquadas atuações fazem mais mal que bem ao atrasar o urgente cuidado médico, contaminando a ferida e danando os nervos e os vasos sanguíneos.
Certo: o mais adequado nestas situações é urgentemente transportar a vítima ao centro médico mais próximo.
- Dor de dente
Errado: uma dose de whisky não vai aliviar a dor de dente nunca.
Certo: Ao invés de um whisky com gelo, só peça gelo. Um estudo canadense descobriu que passar um cubo de gelo na parte interna da mão, entre os dedos polegar e indicador, alivia a dor em mais de 50% dos casos. A sensação gelada viaja até ao cérebro e anula os sinais da dor na boca.
- Olho roxo
Errado: nos filmes, sempre se vê alguém colocando um bife cru sobre os olhos depois de ter levado uma pancada no rosto. Ainda que possa dar uma sensação de alívio na dor, a gordura do bife poderia entrar no olho, causando ainda mais inflamação.
Certo: a solução menos favorável para as bactérias seria uma bolsa de gelo ou simplesmente gelo picado numa sacola plástica ou envolvido numa toalha.
- Cortes e feridas
Errado: algumas autoridades inclusive crêem que o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) pode matar as células do corpo que estão tentando proteger-se de bactérias intrusas e de germes que tentam entrar na ferida.
Certo: prefira água e sabão, ou só água limpa, para eliminar a sujeira e irrigar a ferida. Nunca use álcool. Limpe, trate e proteja. Limpe a ferida ou corte, aplique uma pomada antibiótica e cubra-a. Algumas pessoas preferem não fazer curativos, mas as feridas curam muito mais rápido se estao protegidas.
- Vítima de ataque ou convulsões
Errado: também comum em filmes, é a cena de uma pessoa quando sofre um ataque e alguém que passa por alí põe algo na boca do paciente para que não engula a língua bloqueando as vias respiratórias. Isto é uma tremenda bobagem, mesmo que estejamos desacordados, temos a plena capacidade de controlar a nossa respiração.
Certo: na realidade quando um médico ou enfermeira coloca algo na boca de um paciente em estado de choque é para evitar que este morda a própria língua. Deitar a vítima no chão, se possível num espaço aberto e colocá-la de lado. Chamar pelo pronto-socorro imediatamente é a melor solução.
- Picada de abelha
Errado: nunca tente tirar o ferrão usando o dedo polegar e o indicador (como uma pinça). Isto poderia permitir que o veneno que ainda está na base do ferrão entrasse no corpo da vítima.
Certo: tire o ferrão raspando com um cartão de crédito e se a pessoa ficar avermelhada ou/e com problemas para respirar (choque anafilático à vista) chame imediatamente os para-médicos. Pode ser sério ou inclusive fatal. Outro remédio popular para as picadas de abelha é pôr fermento em pó sobre ela. Isto em realidade funciona. Misture fermento em pó com água e forme uma massa espessa e ponha sobre a picada que neutralizará o ácido que é criado, causador da dor e do inchaço.
Alguns médicos sugerem que o melhor é usar bicarbonato com um pouco de vinagre para neutralizar o ácido. Na falta de bicarbonato ou do fermento, esfregar uma aspirina sobre a picada pode ajudar a diminuir a dor e a inflamação.
- Engasgo
Errado: tomar algum líquido ou ingerir qualquer coisa. No caso de criança, virá-la de cabeça para baixo.
Certo: o procedimento para crianças pequenas, é deitar o bebê no colo e dar leves palmadas em suas costas. O procedimentos para adultos, é que no caso de tapas não funcionar, utilizar a manobra de Heimlich. Abraçar a pessoa por trás e fazer pressão com as mãos em sua barriga.
Fontes: Metamorfose Digital / Manz
Nenhum comentário:
Postar um comentário