quinta-feira, novembro 06, 2008

O primeiro Museu Ufológico da América Latina

O primeiro Museu Ufológico da América Latina

O Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência “Victor Mostajo”, com sua sede na cidade de Itaara (RS), foi inaugurado no dia 24 de junho de 2001 como forma de contribuição para o entendimento da dinâmica do Cosmos e das Ciências Naturais bem como os mistérios do Universo, sendo o primeiro da categoria na América Latina.
O Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência “Victor Mostajo” é a única instituição do interior do RS que consegue reunir diversas áreas do conhecimento em um mesmo lugar, contribuindo para a interdisciplinaridade do ensino.
Em cinco anos de existência o Museu atingiu um recorde incrível de 65 mil visitantes computados desde 24 de junho 2001 até 01 de dezembro de 2006, destacando-se como o Museu mais visitado do interior do Rio Grande do Sul.
O Museu é oficialmente filiado aos orgãos competentes da museologia brasileira e latinoamericana: Instituto Do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Sistema Estadual de Museus (SEM), Instituto Latinoamericano de Museologia (ILAM) e Sistema Brasileiro de Museus (SBM).
O museu já recebeu visitantes ilustres, como o Cantor e Compositor Zé Ramalho, que é Padrinho do Museu, o cantor e compositor Vitor Ramil e representantes políticos do estado como o Deputado Estadual José Haidar Farret, Deputado Federal Cezar Schirmer, Vereadores, Prefeitos, etc. Turistas internacionais como Canadenses, Americanos, Franceses, Italianos, Espanhóis, Uruguaios, Argentinos, entre outros, também sempre estão presentes.
Mais de 45.000 mil estudantes do RS e outros estados, visitaram o Museu e participaram do projeto: "Descobrindo o Universo Uma Maneira Lúdica de Ensinar."
O museu atende a comunidade com exposições permanentes, elabora estudos educacionais, dá atendimento e orientação a professores e alunos de Ensino Fundamental e Médio, realiza palestras em Escolas, Universidades e Comunidades auxilia acadêmicos na realização de Pós-Graduação e Mestrados.
O Museu já colaborou com 43 feiras de ciências, 89 trabalhos escolares, 5 teses de graduação e 1 tese de mestrado. Possui intercâmbio Cultural, Científico e Turístico com mais de 100 organizações de pesquisas no mundo inteiro.
Os trabalhos no Museu têm com Suporte Técnico: organizações científicas governamentais e não governamentais, bem como instituições museológicas nacionais e internacionais.
Há diversos materiais expostos, como: fotos, documentos, textos, fragmentos de satélites, pedras calcinadas, vegetais queimados por pousos de ÓVNIS, réplicas de Ets, réplicas de naves extraterrestres, simulação do caso Roswell, simulação de uma autópsia de ETs, materiais astronômicos, biblioteca, videoteca e um circuito interno de TVs que apresenta filmes e documentários ufológicos e astronômicos.
Hoje, o Museu é ponto de referência para milhares de alunos de escolas do território nacional e também uma parcela do exterior.
Este atrativo pode ser visitado aos sábados e domingos, das 14:30 às 20:00 hs e dias da semana com prévio agendamento e grupo mínimo de 15 pessoas pelo telefone (55) 3223-6215.


Fontes: Prefeitura Municipal de Itaara / Museu Ufo

Nenhum comentário:

Postar um comentário