Você sabia que a fêmea da aranha viúva-negra geralmente se alimenta do macho após a cópula?
A viúva-negra (Latrodectus mactans) é uma espécie de aranha teridiídea distribuída por toda a América.
As fêmeas, responsáveis pelos acidentes, são bem maiores que os machos, atingindo até 16 mm de tamanho do corpo (os machos alcançam apenas 3 mm de tamanho do corpo). O colorido varia bastante, de acordo com a espécie. Verifica-se, no ventre, um desenho em forma de ampulheta, vermelho ou laranja.
O nome provém do fato de a fêmea geralmente se alimentar do macho após a cópula.
No Brasil, é encontrada atualmente, próximo ao mar, sobretudo em praias pouco freqüentadas em torno da baía de Guanabara.Estas aranhas vivem em climas quentes e temperados, em todos os continentes. Existe uma certa periodicidade de ocorrências, sendo freqüentes, em certas regiões, anos seguidos e desaparecendo em outros. As fêmeas constroem suas teias irregulares na vegetação, em arbustos, gramíneas, lavouras de trigo e de linho. Também são encontradas sob pedras e cascas de árvores, podendo ainda viverem junto às residências humanas, em latas vazias, sapatos velhos, pneus, etc.
Costumam picar apenas quando não podem fugir. Geralmente, quando perturbadas, deixam-se cair da teia, como se estivessem mortas.Sua picada é muitas vezes fatal. Por ser uma aranha muito conhecida no Brasil e por saber-se que seu veneno é muito forte, há a alusão de que esta é a aranha mais venenosa que existe. Mas a aranha mais venenosa do mundo é a aranha-marrom, encontrada nas regiões amazônica, sudeste e norte.
Geralmente, as primeiras manifestações ocorrem de 30 minutos a 40 minutos após a picada. Assim, verifica-se uma dor local, tipo mialgia, de intensidade e extensão variáveis. Posteriormente, sudorese (geralmente profusa) e agitação psicomotora de intensidade variável. Estes sintomas constituem a tríade sintomática, caracterizando a maioria dos casos. A presença de uma pequena placa eritematomacular no local da picada pode também ser descrita.Na evolução do caso, tais sintomas podem agravar-se, bem como surgirem outros. Desta forma, a mialgia pode progredir da extremidade para os grupos musculares proximais, às vezes se acompanhando de cãibras. A dor abdominal assume grande intensidade, podendo acompanhar-se de hipertonia da musculatura da parede abdominal (às vezes simulando um quadro de abdome agudo). Além disso, em menor freqüência, podem ocorrer taquicardia, hipertensão arterial, hiper-reflexia, priapismo e arritmias cardíacas.
Caso o paciente não seja submetido a nenhum tipo de tratamento, os sintomas podem persistir por alguns dias, e o restabelecimento total ultrapassar além de uma semana.
Fontes: Wikipédia / Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário