Você sabia que o agulhão-vela é o peixe mais rápido do mundo, chegando a nadar a uma velocidade de 115 km/h?
O Istiophorus albicans, nome científico do agulhão-vela, é um peixe bem diferente com um grande bico parecendo uma agulha, uma barbatana dorsal dupla que parece uma vela, um corpo que pode chegar a 3,4 metros de comprimento e pesar 90 quilos.
Têm escamas muito pequenas e uma coloração do dorso azul escura, com flancos e ventre prateados, com faixas verticais ou séries verticais de pintas claras, a nadadeira tem cor escura.O agulhão-vela é um peixe migratório que ocorre em águas tropicais, subtropicais e temperadas do Oceano Atlântico e Mediterrâneo, aparece praticamente em todo o litoral brasileiro.
Vive desde a superfície das águas até maiores profundidades, mas prefere as camadas mais de água mais quentes e podem chegar até bem perto da faixa de área litorânea. Apresentam hábitos solitários ou vivem em pequenos grupos de três a 30 indivíduos.A alimentação do agulhão-vela é constituída de vários organismos, peixes oceânicos, dourados, atuns, peixe voador, lulas, polvos, crustáceos. Para evitar predadores levanta a nadadeira dorsal, é um grande lutador e pode dar saltos espetaculares.
Fonte: Ambiente Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário