A cachorra possui dentes caninos tão grandes que a parte superior da cabeça possui dois buracos para acomodá-los quando a boca está fechada.
O peixe cachorra tem esse nome por ter dentição semelhante aos cães.
São peixes com escamas diminutas, coloração prateada, boca oblíqua, nadadeiras peitorais grandes, corpo alongado e comprimido lateralmente. A espécie Hydrolycus scomberoides possui uma mancha preta arredondada atrás do opérculo.
As duas espécies de cachorra são conhecidas por causa da presença de um par de presas na mandíbula. Esses dentes caninos são tão grandes que a parte superior da cabeça possui dois buracos para acomodá-los quando a boca está fechada. Essas espécies podem alcançar mais de 50 cm de comprimento.
São peixes de meia água, ocorrendo nos canais e praias dos rios, lagos e nas matas inundadas da Bacia amazônica, Araguaia-Tocantins e do Pantanal.
São piscívoros, alimentam-se de quaisquer outros peixes, atacam presas relativamente grandes, às vezes atingindo cerca de 40% a 50% do comprimento do predador. Migram grandes distâncias para reprodução.
Não são importantes comercialmente.
Fonte: Flavina Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário