sábado, maio 16, 2009

Aves X aviões

Aves X Aviões

Se uma ave de apenas 2 kg se choca contra uma aeronave a apenas 300 km/h, o impacto resultante é de 7 toneladas, sendo mais do que o suficiente para causar muito estrago em um avião. Então imagine o que aconteceria se um avião comercial a jato, que pode chegar a 1000 km/h, se chocasse com um pelicano de 10 kg.
Os aviões estão mais expostos à colisão com pássaros durante a decolagem e a aterrissagem: mais de 60% de todas as aves voam abaixo de 30 metros de altura, enquanto apenas 8% delas ficam acima de 900 metros.
Em 2007, foram relatadas cerca de 7.600 colisões entre pássaros e aviões civis nos EUA, o que custou US$ 460 milhões às companhias aéreas norte-americanas. Mas o número real de casos é muito maior, ainda que sem consequências graves. Acredita-se que 80% deles envolvam pássaros pequenos, como pombos e cotovias, que nem sequer são percebidos.
O número de mortes causadas por colisões entre aviões e pássaros nos EUA não chega a ser alarmante: 219 nos últimos 20 anos. Ainda assim, o risco deveria ser muito menor.
O problema é que tudo o que já foi feito até hoje para manter as aves longe dos aviões não resultou em qualquer solução.
De luzes piscando nas asas dos aviões até a ajuda de predadores naturais, tudo o que se faz para espantar os pássaros perde a eficácia logo que eles se acostumam com a novidade, passando a percebê-la apenas como mais um elemento no meio ambiente.


Lixo urbano

Segundo biólogos, os principais empecilhos encontrados são do conhecimento de todos: os lixões a céu aberto. O lixo urbano é foco de atração para as aves que buscam alimentos em processo de decomposição. Também áreas alagadas, próximas aos aeroportos, atraem as aves. Além de serem fonte de alimento, servem para saciar a sede ou, até mesmo, para se refrescarem.
A verdade é que, com o crescimento urbano desordenado, com as políticas de saneamento lentas e inadequadas e com o aumento do número de vôos, o número de incidentes e acidentes vem aumentando. E não é só no Brasil. É no mundo todo.
No Brasil, o tema ganha cada dia mais importância, sobretudo depois que o Cenipa - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - disponibilizou um banco de dados atualizado com base em relatos de colisões ocorridas.


Imagens impressionantes

Confira abaixo fotos impressionantes de colisões entre aves e aviões. Felizmente, em todos estes casos, não houveram fatalidades.
Fontes: Hyperscience / Opinião E Notícia / Gorgulho

Nenhum comentário:

Postar um comentário