A banda holandesa VANDENBERG surgiu na cena metálica no começo dos anos 80, a princípio, como Teaser.
A formação inicial contava com Adrian Vandenberg (guitarra), Jos Veldhuizen (vocal), Griff "Studly" McGrath (baixo) e Bico De Gooijer (bateria), porém, não alcançaram sucesso.
Houve então uma mudança entre os integrantes, e a nova formação contava com Bert Heerink (vocal), Adrian Vandenberg (guitarra), Dick Kemper (baixo) e Jos Zoomer (bateria).
A gravação de uma demo fez com que a banda adotasse o nome que a tornaria famosa pouco tempo depois.
No mesmo ano (1982), o grupo assina um contrato com a ATCO Records. O primeiro álbum, auto-entitulado, foi gravado no estúdio de Jimmy Page (Led Zeppelin) e foi um estouro nos Estados Unidos graças ao single "Burning Heart". O sucesso da baladinha fez com que o príncipe das trevas Ozzy Osbourne requisitasse o quarteto holandês para abrir os shows de sua turnê de 1983. Na mesma época, o guitarrista Adrian Vandenberg foi chamado para fazer parte do Whitesnake... Recusou. Mal sabia ele que anos mais tarde, devido a decadência da popularidade da banda que levava seu nome, o convite seria finalmente aceito em 1987.
Com a entrada do guitarrista na banda de David Coverdale, é colocado um ponto final na curta história do Vandenberg.
Em 2004, durante uma jam session de reunião, a banda lançou o CD duplo intitulado The Definitive Vandenberg, uma compilação com os maiores sucessos da banda e uma nova versão para "Burning Heart".
"Burning Heart" - Vandenberg
Nenhum comentário:
Postar um comentário