Você sabia que a Mammoth Cave, no Kentucky, é a maior caverna do mundo, tendo 560 km mapeados?
O Parque Nacional de Mammoth Cave, nos Estados Unidos, possui a maior e mais intricada rede de cavernas, grutas e túneis naturais do mundo, exemplos característicos de formações à base de rochas sedimentares.
O parque abriga em sua rede subterrânea uma flora e fauna variada, além de grande quantidade de fósseis, inclusive várias espécies em extinção.É um dos menos conhecidos parques nacionais americanos, uma jóia discreta abrigada nas colinas gentis do centro do Kentucky.
É longe da luz que o parque realmente brilha. O subsolo abriga cerca de 590 km de túneis e câmaras que formam cinco níveis distintos de caverna, gerados pela queda gradativa do nível de água ao longo de milhões de anos. E os exploradores de cavernas continuam a avançar no desconhecido, aqui, acrescentando 2 ou 3 km de túneis a cada ano aos mapas do subsolo.Um acidente da geologia preservou essas cavernas. A maior parte do parque Mammoth está recoberta por uma camada de rocha que impede a penetração de água da superfície. Por isso a erosão não destruiu as cavernas, e elas estão quase secas hoje. Mas, também lhes faltam quase todos os traços fantasiosos, tais como estalactites e estalagmites, que costumam se formar quando a água penetra a pedra calcária por milhões de anos.
Fontes: Wikipédia / New York Times
Oi, Ricardo!
ResponderExcluirQuando leio esses seus posts, que sempre vem trazendo fotos de lugares tão bonitos/exóticos/únicos, dá uma vontade enorme de sair viajando, conhecendo lugares, fotografando... Temos tantas coisas bonitas para admirar, tantas belezas naturais, tantas coisas que quase nos cegam, de tão bonitas que são, e que às vezes nem sabemos que existem... Ou às vezes essa vida moderna, tão corrida, não nos permite ver.
Como sempre, seu Blog tá de parabéns!
Beijos!
Ah! Passa no meu Blog que deixei uma surpresa lá pra você! Espero que goste...