sexta-feira, junho 26, 2009

Adeus MICHAEL JACKSON !

Adeus MICHAEL JACKSON !

Uma das maiores estrelas da música internacional se apagou. Michael Jackson, de 50 anos, morreu na tarde da última quinta-feira (25/06) após sofrer uma parada cardíaca em Los Angeles, Estados Unidos. O Rei do Pop foi-se embora para sempre.
Deixemos de lado os muitos escândalos, problemas judiciais e outras confusões em que o astro se envolveu.
No universo da música pop, Michael Jackson foi tão importante e revolucionário quanto Elvis Presley e os Beatles.
Michael fez mais do que mudar a música negra norte-americana. Ele virou toda a música pop mundial de pernas para o ar. Estabeleceu um novo padrão de qualidade, fazendo com que todos os outros artistas de sua época, independentemente do gênero musical, tivessem que correr atrás para adequar-se aos novos tempos.
Seus shows eram espetaculares, regados a super produções com direito a inacreditáveis efeitos especiais dando um novo rumo a concepção de apresentações ao vivo.
O astro também foi responsável por um novo jeito de dançar, único e inconfundível, sempre imitado e reverenciado. Michael criou o "moonwalkin", uma das mais marcantes imagens do universo pop.
Ele também esteve por trás de uma nova forma de se enxergar os videoclipes como plataformas de lançamento para os singles nas rádios e para os discos nas lojas.
Foi Michael Jackson quem fez dos clipes verdadeiras superproduções revolucionárias de orçamento milionário, com histórias próprias, alçando a MTV a um outro nível. A televisão se rendeu a esta nova linguagem, que foi imediatamente adotada por rappers, roqueiros e divas.
Michael tinha uma vida pessoal conturbada e problemática e sofria de um sério problema de auto-imagem, que o levou a todas as transformações físicas responsáveis por torná-lo irreconhecível. Mas nada disso poderia — ou pelo menos, deveria — ofuscar seu talento e sua inegável importância para o cenário musical.
O título de “Rei do Pop” não é mero marketing. É mais do que merecido.
Curiosidades e números impressionantes

Confira alguns números impressionantes da carreira do Rei do Pop:

- Michael Jackson foi o maior artista de todos os tempos segundo o Guinness Book por ter vendido incríveis 750 milhões de cópias em toda a sua carreira e se manter nos charts musicais desde 1969.






- O álbum Thriller vendeu mais de 106 milhões de cópias em todo o mundo. O disco, até hoje, se mantém como o mais vendido da história e ficou 82 semanas no topo dos mais vendidos nos Estados Unidos e 11 semanas entre os mais vendidos do mundo.

- Michael ganhou 13 prêmios Grammy em sua carreira.

- Foi o segundo cantor solo internacional (masculino) que mais emplacou hits no Hot 100 da Billboard: foram treze canções em primeiro lugar.

- HIStory: Past, Present and Future – Book I é o álbum duplo mais vendido da história.

- 20 músicas de Michael chegaram ao primeiro lugar do ranking das mais tocadas nos Estados Unidos e na Inglaterra, de 1972 a 1997.

- Recebeu em 2006, oito Guinness World Records, entre os registros estavam, “Primeiro artista a ganhar mais de 100 milhões de dólares em um ano”, “Primeiro artista a vender mais de 100 milhões de álbuns fora dos Estados Unidos”, “Artista mais bem sucedido no mundo da música”, sendo ainda cogitado como o artista mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em mais de 8 bilhões de dólares.

- BAD Tour 1987/1988/1989: a primeira turnê solo de Michael incluiu 123 concertos em 15 países, em 4 continentes. Teve um público total de 4,4 Milhões de pessoas e entrou para o Guinnes Book como a turnê que mais rendeu no século XX, cerca de 125 Milhões de Dólares. Também entrou para o Guinnes os seus 7 concertos engostados no Wembley Stadium, em Londres, com um público total de 504,00 mil pessoas.

- Dangerous Tour 1992/1993 foi a turnê que teve o maior equipamento da história. 3,5 milhões de espectadores em 69 shows - lembrando que a Dangerous Tour foi interrompida em Novembro de 1993 no México e depois cancelada por problemas de saúde de Michael e uma acusação de pedofilia que não se concretizou verdadeira. O palco demorava 3 dias para ser montado e era preciso mais de 60 carretas, 20 caminhões e 2 Jumbos 747 para transportar o equipamento que pesava 2 toneladas que entre eles havia: 168 homens trabalhando, 3 grandes telões de cristal líquido, 1000 luzes e mais de 10 mil cabos elétricos. Transmitido ao vivo pela rede HBO direto de Bucarest, Romênia, o show da Dangerous Tour tornou-se o maior índice de audiência já conquistado na história da TV a cabo, que rendeu-lhe o "Cable Ace Award" por mérito, fato antes pertencente à Madonna. Na Ásia, a turnê também levantou uma bem-sucedida campanha contra a pirataria. Na Cidade do México ele apresentou-se para uma audiência estimada em meio milhão de pessoas com 5 concertos e entrou para o Guinness quebrando o recorde mundial de audiência em um show, estabelecido por ele mesmo em Londres, 1987, com a Bad Tour.

- Atualmente o álbum com maiores gastos da história é Invincible de 2001. Foram gastos aproximadamente 30 milhões de dólares.

- Michael comprou os direitos autorais do catálogo ATV. Tal catálogo possui canções dos Beatles, Elvis Presley, dentre outros.

- "Black Or White", video clipe lançado em 1991, do álbum Dangerous, foi exibido simultaneamente em 27 países e assistido por 500 milhões de pessoas, um recorde de audiência até hoje.

- Michael Jackson é dono do Melhor Video Clipe de Todos Os Tempos, "Thriller", do Video Clipe de Maior Duração em Todos os Tempos, "Ghosts", que tem 37 minutos de duração e do Video Clipe Mais Caro de Todos os Tempos, "Scream", que custou cerca de 7 milhões de dólares que saíram dos próprios bolsos de Michael.

- A entrevista que a apresentadora Oprah Winfrey fez com Michael Jackson em 1993 rendeu uma audiência simultânea de 100 milhões de espectadores, recorde de audiência para uma entrevista já realizada.

- Michael foi o 1° cantor a estrear uma música direto no topo da parada americana com a canção "You Are Not Alone" de 1995.

- Foi o cantor mais jovem a entrar nas paradas americanas. Com apenas 11 anos de idade ele já emplacou 4 hits seguidos em 1° lugar enquanto estava nos Jackson Five. E com apenas 12 anos já emplacava 2 músicas no Top 5 das rádios. Em 1972, enquanto completava 14 anos, Michael chega ao 1° lugar com a canção "Ben".



- Jackson recebeu o título de Artista do Milênio numa cerimônia na cidade de Mônaco em 2000.
Fontes: Wikipédia / UOL / MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário