sábado, março 20, 2010

O incrível museu Corpus, na Holanda

O incrível museu Corpus, na Holanda

Ao longo de um rodovia, próxima à Amsterdã, capital holandesa, foi construído um corpo humano gigante, de 35 metros de altura. Ali é o museu em que as pessoas podem andar e subir do joelho, passando pelo coração e chegar até o cérebro, aprendendo sobre os mistérios do funcionamento do corpo humano.
O projeto se chama Corpus e os visitantes podem visualizar como funcionam os vasos sanguíneos, o comando das células nervosas, entre outras mil e uma funções do corpo humano.Um time de vinte médicos famosos deram o seu parecer sobre a maneira como o corpo humano poderia ser esculpido, para servir de museu educativo para os visitantes. Durante vários anos, o grupo trabalhou com idéias e fantasias com o objetivo de construir algo instrutivo, diferente, atraente e que não fosse chato. Graças ao oncologista de crianças, Tom Voute, elas foram reunidas num só projeto e colocado em prática.Desta forma, o visitante pode ter uma aula visual do que acontece com a campainha da garganta, quando alguém ronca ou canta e também verificar o funcionamento dos intestinos que estão sempre em movimento, entre outras coisas. Segundo Voute, o idealizador principal do projeto, o objetivo do museu Corpus é difundir a importância de uma vida saudável para o corpo humano. Ainda segundo ele, todas as instruções sobre a saúde, hoje em dia, estão baseadas em informações que provocam medo, tais como informações sobre doenças perigosas, obesidade, câncer e tudo mais. Para ele, é necessário mostrar o quão atraente é o funcionamento de um corpo humano baseado em fatos reais e não apenas no medo das pessoas em contrair alguma doença perigosa.O local para a construção deste museu foi pensado com bastante antecedência. Estima-se que o local está sendo visualizado cerca de 26 milhões de vezes por ano pelos automobilistas que transitam ao longo da rodovia A44. Na verdade, o que se vê é um enorme corpo de uma pessoa sentada, num prédio totalmente transparente, com cerca de cinco salas modernas para a realização de congressos científicos.
No projeto, a entrada do museu se localiza no joelho deste gigante. Segue-se para um anfiteatro onde fica o útero e caminhando-se pode chegar até o cérebro. Lá é possível tomar um café, na cantina do museu. O novo museu em construção na Holanda, sobre o Corpo Humano, não só atrai estudantes como manifestou o ministro holandês da Saúde, Hans Hoogervorst, mas também congressos médicos internacionais.
Hoogervorst acredita que este museu atrai muitos estudantes holandeses e estrangeiros. O diretor do museu, Robert van Meerendonk, afirma que mais de 200 mil pessoas visitam o Corpus todo ano. Ele informou também que para essas visitas estão disponíveis fones de ouvidos com explicações, em oito idiomas.


Fonte: RNW / Sugestão: Miguel Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário