O injustiçado Dunga
Não estou aqui como advogado do Dunga, mas está na hora do povinho brasileiro não se deixar levar pela mídia.
Dunga pode não ser o melhor técnico do mundo, mas está ao menos fazendo um trabalho sério na Seleção. Conseguiu classificar o time com 3 rodadas de antecedência para esta Copa, fato este nunca antes conseguido nem com super times e craques que já tivemos como os de 70 e 82.
Está na hora de caírmos na realidade, pois o futebol-arte é coisa do passado. Tivemos grandes seleções como as de 78, 82 e 86 que jogavam um futebol maravilhoso e que não nos deram o título. Hoje infelizmente joga-se por resultado e ganhar de 1/2 a 0 já é bom negócio.
Vamos aos fatos. Logo de início, no primeiro jogo contra a Coréia do Norte, o Brasil venceu pelo magro placar de 2 a 1, resultado este, suficiente para que o técnico brasileiro fosse completamente massacrado. Mas oras, a única seleção que mostrou eficiência na primeira rodada da copa foi a Alemanha contra a Austrália, equipe que nem devemos levar em consideração por apresentar um time quase que de amadores. Jogar com um time como a Coréia do Norte é bem mais difícil, pois apresentam um esquema tático totalmente retrancado, o 4 - 5 -1. É um daqueles times que entram em campo para simplesmente tentar tomar o menor número de gols possíveis.
Vejamos os outros resultados das grandes seleções:
Argentina 1 X 0 Nigéria
Inglaterra 1 X 1 E.U.A.
Holanda 2 X 0 Dinamarca
Espanha 0 X 1 Suíça
Itália 1 X 1 Paraguai
Como todos puderam ver, nenhuma das grandes seleções apresentou um grande futebol em sua estréia, e por incrível que pareça, as seleções do Chile e Uruguai, que não são favoritas, foram as únicas que mostraram alguma força.
Vale lembrar que o técnico Felipão na Copa de 2002 foi execrado por não ter levado o baixinho Romário, mas acabou ganhando a Copa. Dunga passa pela mesma situação por ter deixado de fora os ''meninos da Vila'', que na minha opinião, foi uma atitude muito bem acertada. Oras, Dunga já vem com um time montado a mais de 3 anos e sequer fez um amistoso com os jogadores do Santos. E foi com este time que, além de ter nos classificado para esta Copa com 3 rodadas de antecedência, ganhamos a Copa das Confederações.
Se Dunga cometeu algum erro, talvez tenha sido a convocação um tanto quanto ''precipitada'' do atacante Grafite que foi chamado as pressas, tendo jogado apenas 27 minutos no amistoso contra a Irlanda, para entrar no lugar do ''desmiolado'' Adriano que, até começar a apresentar problemas fora do campo, era titular absoluto.
Vejamos abaixo os resultados de estréias da Seleção Brasileira em Copas do Mundo desde 1974:
- Copa de 1974
Brasil 0 X 0 Iugoslávia
- Copa de 1978
Brasil 1 X 1 Suécia
- Copa de 1982
Brasil 2 X 1 União Soviética
- Copa de 1986
Brasil 1 X 0 Espanha
- Copa de 1990
Brasil 2 X 1 Suécia
- Copa de 1994
Brasil 2 X 0 Rússia
- Copa de 1998
Brasil 2 X 1 Escócia
- Copa de 2002
Brasil 2 X 1 Turquia
- Copa de 2006
Brasil 1 X 0 Croácia
Como podem ver, com exceção de 1994, o Brasil nunca fez um placar amplo em jogos de estréia.
Um dos maiores defeitos do brasileiro é viver reclamando sem sequer saber a realidade dos fatos.
Posso estar enganado quanto a qualidade da seleção, mas que o Dunga está fazendo um trabalho sério e honesto, não há a menor sombra de dúvidas, independente dos ''esquemas'' anti-futebol que existem nas Copas do Mundo.
Se todos agissem com um mínimo de coerência e razão, talvez teríamos um país melhor não somente no futebol, mas em todos os aspectos.
Ricardo M. Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário