George Roger Waters, mais conhecido como ROGER WATERS, nasceu em Great Bookham, Surrey, no dia 6 de Setembro de 1943.
Músico, compositor e um dos fundadores do Pink Floyd, tem como fato importante na sua carreira, a morte de seu pai, Eric Fletcher Waters, na guerra, durante a invasão britânica de Anzio, na Itália. O tema de guerra e a perda de seu pai podem ser presenciados muitas vezes em suas composições.
Waters começou tocando Rhythm & Blues em 1965 com um grupo chamado The Abdabs. The Abdabs se dissolveu e Waters se juntou a Syd Barrett para juntos formarem a banda chamada The Pink Floyd Sound no final do ano de 1965, mas que logo em seguida se tornou Pink Floyd.
Após outro dos fundadores, Syd Barrett, ter abandonado o grupo devido a doença mental e a abuso de drogas, no fim dos anos 60, Waters definiu a direção artística da banda, em conjunto com o guitarrista, vocalista e compositor, David Gilmour.
A relação de Waters com Gilmour foi-se tornando tensa nos finais dos anos 70, à medida que Waters ia exercendo cada vez mais o controle criativo sobre o grupo. A última colaboração Waters/Gilmour, The Final Cut de 1983 foi creditada como sendo um trabalho de Waters, com música tocada pelos Pink Floyd. Waters deixou a banda e o desacordo sobre a intenção de Gilmour continuar a usar o nome dos Pink Floyd levou-os à barra do tribunal. Gilmour ganhou o direito de usar o nome dos Pink Floyd e a maioria das suas músicas, ficando Waters apenas com os direitos do álbum The Wall e de todas as suas músicas.
Após sair dos Pink Floyd, Waters embarcou numa carreira a solo, editando três álbuns e a trilha sonora de um filme.
Após a destruição do Muro de Berlim em 1989, Waters produziu em 21 de Julho de 1990 em Berlim um grande concerto de “The Wall” com fins de solidariedade e para comemorar o fim da divisão entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental.
Depois de um longo hiato, Waters voltou à estrada outra vez no final dos anos 90, tocando as suas músicas mais conhecidas do tempo do Pink Floyd juntamente com material da sua carreira a solo, e após o lançamento de Amused To Death em 1992, Waters passou a maior parte dos anos 90 a compor uma ópera chamada Ça Ira, cujo lançamento foi em 27 de setembro de 2005.
"Radio Waves" - Roger Waters
Nenhum comentário:
Postar um comentário