Você sabia que um grupo de macacos do parque Ohama, na cidade de Osaka, no Japão, foi obrigado a fazer dieta, após tratadores descobrirem que alguns estavam até três vezes acima do peso médio?
Os cerca de 50 macacos rhesus vêm ganhando peso há vários anos, e alguns deles estão tão gordos que não conseguem mais se movimentar direito. Para resolver o problema, os veterinários do parque baixaram um regime rígido, que cortou o consumo de calorias dos primatas em 60%.
Não se sabe a razão exata do aumento de peso dos macacos, mas acredita-se que é porque eles não só ganham comida dos tratadores, mas também de visitantes.
A obesidade acabou aumentando a popularidade dos animais no Japão, principalmente depois que eles foram apelidados de "macacos metabo", em uma abreviação de síndrome metabólica.
Agora, em vez de comer o prato predileto - batata doce -, os animais comem trigo.
A direção do parque agora estuda a possibilidade de construir uma jaula fechada para evitar que os visitantes joguem comida para os macacos.
O macaco-rhesus é um primata da família Cercopithecidae que habita as florestas temperadas da Índia, China e Afeganistão.
É um animal de cor geralmente castanho-avermelhada, quase alaranjada com a face rosada. Mede ente 38 e 76 cm e a cauda possui cerca de 61 centímetros. Pesa aproximadamente 13 kilogramas. O rhesus é omnívoro e alimenta-se vegetais e pequenos animais. A gestação dura cerca de 146 a 180 dias e resulta num único filhote. Assim que o filhote nasce é extremamente dependente dos cuidados maternos. À medida que cresce a mãe deixa de transportá-lo. É um animal muito ativo durante o dia. Vive em grupos de aproximadamente 24 indivíduos de ambos os sexos e diferentes idades. É um bom nadador. Chega a viver 30 anos em cativeiro.
É extensivamente estudado e usado em experiências laboratoriais. O fator Rh do sangue foi demonstrado primeiramente em rhesus.
Fonte: BBC / Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário