terça-feira, maio 19, 2009

CLIP DO DIA

O EXTREME foi uma banda de hard rock formada em meados da década de 80.
A formação principal da banda era composta por: Nuno Bettencourt (guitarrista), Gary Cherone (vocalista), Paul Geary (baterista) e Pat Badger (baixista). O quarteto estava oficialmente junto em Outubro de 1986, quando Pat se integrou à banda.
No dia 5 de Agosto de 1987 fizeram um concerto em Boston com presença de executivos de grandes gravadoras. Desde então, a banda passou a ser bastante assediada, até que em Novembro do mesmo ano, assinou com a A&M Records.
Por volta de Março de 1988, o Extreme fez sua primeira grande apresentação ao público, abrindo um concerto do Aerosmith.
Um ano depois, em 1989, lançavam o primeiro álbum, chamado 'Extreme'. A banda chamou mais a atenção de músicos, pois a guitarra de Nuno mostrava: velocidade (rapidez), técnica apuradíssima e potência.
O som da banda caracterizava um estilo muito diferente do que se via na época - tinham influências de heavy metal e hard rock mas não se encaixavam nesses estilos. O som em alguns momentos chegava a soar como funk. Seria algo como um funk metal. As revistas especializadas em guitarra referiam-se sobre Nuno Bettencourt como o "novo Eddie Van Halen".
em Janeiro de 1992 o Extreme fez um dos maiores concertos de sua história, para cerca de 60.000 pessoas, no Hollywood Rock, no Rio de Janeiro.
O fenômeno Nuno Bettencourt não parava de ganhar prêmios. Em fevereiro desse mesmo 1992 foi premiado em todas as categorias a que foi indicado no “Guitar For The Practicing Musician readers’ poll”. Ganhou os prêmios: “Top Of The Rock”, “Songwriter of the Year”, “Solo of the Year” e também “Guitar LP of the Year”.
O Extreme foi indicado para oito categorias no Boston Music Awards e ganhou cinco delas. No dia 20 de Abril tocaram "More Than Words" e uma versão acústica de "Love of My Life" do Queen em um Tributo a Freddie Mercury, para mais de 70.000 pessoas no estádio de Wembley.
Em Setembro de 1992, Nuno ganhou o prêmio “Guitarist of the Year” da Metal Edge Magazine e o “MVP” no Guitar World readers’ poll, deixando para trás guitarristas como Joe Satriani, Edward Van Halen, Slash e Eric Clapton. Ganhou também o prêmio de “Best Rock Guitar”, também o “Best Rock Guitar Album” e “Best Solo”.
Em 1996 Nuno Bettencourt saiu da banda para carreira solo. Era o fim do Extreme. Gary foi anunciado algum tempo depois como novo vocalista do Van Halen.
Em 2008 a banda retornou com o álbum Saudades De Rock, primeiro lançamento de estúdio da banda em 13 anos.

"Rest In Peace" - Extreme

Nenhum comentário:

Postar um comentário