terça-feira, maio 19, 2009

Você sabia?

Você sabia que todos os anos mais de 10 mil arraias no Golfo do México migram da Flórida até Yucatan?

A cena espetacular foi registrada quando milhares dessas criaturas magníficas faziam uma de suas migrações em massa no litoral do México para locais mais apropriados.
Deslizando silenciosamente sob as ondas, elas transformam completamente as áreas de água azul.
A superfície da água é incrivelmente coberta por vários tons de amarelo que mais se parecem com camadas de folhas de outono movidas pelo vento.Estas arraias douradas também são conhecidos como arraias nariz-de-vaca. Muitas delas chegam a medir 2 metros de comprimento e possuem barbatanas peitorais pontudas que se separam em dois lóbulos na frente de suas cabeças altas, fazendo com que elas se pareçam com uma vaca.
Apesar do perigo de ferroadas venenosas, elas são tímidas e não ameaçam quando se reúnem em grande quantidade.


Aumento da população

A cadeia alimentar dos oceanos está em colapso, segundo estudo publicado pela revista científica Science. A queda da população de grandes tubarões na costa atlântica dos Estados Unidos reduziu, por exemplo, os mariscos e a qualidade da água. A virtual eliminação do tubarão-tigre e o de pontas negras, entre outras espécies de grandes esqualos, provocou notório aumento da população de tubarões menores e arraias, dos quais estes costumam se alimentar.As arraias nariz-de-vaca se multiplicaram por 20 desde 1970 e, como conseqüência direta, mariscos como as ostras, alimento desses peixes, praticamente desapareceram apesar dos importantes esforços de conservação.
Fontes: Robot Nine / Instituto De Pesca

Nenhum comentário:

Postar um comentário