quarta-feira, janeiro 19, 2011

10 charges que resumem a realidade brasileira

10 charges que resumem a realidade brasileira


Idealização: Ricardo M. Freire

FRASE DA SEMANA

"Felizes aqueles que encontraram sua ideologia de vida. É o primeiro passo contra à alienação."

Promessius

A volta do maior lixo televisivo

A volta do maior lixo televisivo

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil, produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A décima primeira edição, assim como todas as outras do BBB, é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado a nossa modesta inteligência.
Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 11 é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir este programa ao lado dos filhos.


Marmeladas

A primeira é a seleção dos participantes. Já virou folclore o fato de serem verdadeiros incautos aqueles que enviam os seus vídeos todo ano para a produção do programa. Na prática, somente vai abastecer o estoque de "vídeos ridículos" exibidos por um dos canais a cabo da emissora a cada temporada de exibição.
Basta começar o programa e logo se vê que fulano era amigo de artista, que beltrano já havia trabalhado no meio artístico, que três ou quatro eram indicados por "olheiros" da produção, mais três ou quatro entraram direto na fase final de seleção... Ou seja, quem enviou o vídeo caiu em uma esparrela.
Outro ponto é que o perfil dos participantes é basicamente o mesmo. Sarados, gostosas e praticamente lobotomizados. Normalmente é um festival de asneiras e exibição gratuita de corpos. Em algumas edições houve a indicação de participantes com perfis mais próximos do encontrado em nossa população, mas em média ou saíam na primeira eliminação ou ganhavam o prêmio.
Aí temos outro problema. Não afirmo que há manipulação de resultado, mas no mínimo a edição é "direcionada" para um ou outro candidato. Exatamente por este motivo que pessoas oriundas das camadas sociais mais humildes deixaram de participar do programa, porque o público tendia a privilegiar aqueles que precisariam mais do prêmio.
Entretanto, temos um sofisma, porque sob a alegação de que o público "gosta de coitadinhos" reduz-se a gama de participantes e, com esta limitação, a direção fica livre para direcionar as escolhas para este ou aquele "ungido".


Esperança

Mais uma excrescência é a esperança que todos os participantes tem de se tornarem "artistas" - mesmo que isto signifique a presença em "books" de hotéis de luxo. Após o programa, aqueles não consegurem virar "celebridades" acabam vagando, como almas penadas, por programas fúteis de outras emissoras - até voltarem, como espectros plasmáticos, à anonimidade.


Atores

Na prática, todos representam. Uns por quererem entrar para o meio artístico, outros atrás do dinheiro do prêmio.


Assassinato da Língua Portuguesa

Como resultado da preferência por corpos sarados e neurônios escassos, o nível do programa é de doer. A língua portuguesa é vilipendiada sem perdão nem piedade; muitas vezes, há o incentivo a comportamentos não muito adequados a serem exibidos em horário nobre. Querendo ou não, a televisão tem uma força fundamental - e, normalmente, nociva - na formação do cidadão.


Grande audiência

Obviamente, o leitor deve estar se perguntando o porquê do sucesso do programa, apesar de tantos defeitos.
Penso que se deve a uma série de fatores. Primeiro pelo fato de explorar algo que é inerente ao ser humano, que é a curiosidade e, por que não, o voyuerismo. Segundo porque o padrão de beleza adotado pelos organizadores é um espelho tomado pelo homem comum como ideal: normalmente são belas moças e homens de aparência máscula - mesmo que seja só aparência.
O terceiro fator é a dinâmica do programa, sempre com várias etapas e alternativas. E, por último, a força da emissora, que massifica em sua programação o programa.


Pinto no lixo

Na edição do BBB 10, o dublê de jornalista, filósofo de banheiro e animador de auditório Pedro Bial acabou proferindo uma metáfora bem apropriada para o famigerado Big Brother Brasil. Segundo o “Grande Irmão”, os telespectadores ficaram felizes que nem "pinto no lixo" com o sucesso do programa. Definição perfeita, sobretudo pela segunda parte da comparação.
O BBB realmente não passa disso: lixo para os “pintos” e ouro para os gaviões, que faturam os tubos com os milhões de ligações telefônicas a cada paredão.
Que triste. E ainda alguns o chamam de poeta.
Fontes: Política Etc / Pedro Migão

terça-feira, janeiro 18, 2011

Motivação e auto-estima para o nosso dia-a-dia

Motivação e auto-estima para o nosso dia-a-dia

Todo dia, muitas pessoas acordam sem ter a motivação necessária para enfrentar mais aquele dia de trabalho. Levantamos com nossos problemas remoendo nossa mente e assim nossa motivação acaba sendo negativada por essas situações. Conforme disse uma vez Eduardo Galeno, “Somos o que fazemos, mas somos, principalmente o que fazemos para mudar o que somos”; refletindo essa frase, podemos nos perguntar o que eu faço para tentar mudar o meu dia? Infelizmente uma grande parcela da humanidade tem como resposta a essa reflexão a expressão - nada, ou seja, passa o dia, passa o ano e nada mudou para tentar melhorar.
Temos que refletir sobre nossos problemas, mas também, utilizar tais problemas como alicerces para enfrentá-los. Você deve entender que o mais importante da Vida é assumir os riscos enfrentando seus problemas e seus medos. Acorde, respire fundo e dê o primeiro passo: “hoje serei como um alpinista, vou escalar os meus problemas e assim conseguir alcançar o topo do meu dia e conquistar mais uma vitória, vou me motivar mesmo que aspectos divergentes me atrapalhem.
Somos preparados para atenuar perante nossas dificuldades, porém, uma pequena parcela da humanidade acredita que o risco é necessário. O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho de nossa história. O grande lance é viver o momento como se a receita da felicidade fosse o AQUI e o AGORA.
E como foi escrito nos versos da música de autoria de Roberto Carlos: “Toda pedra no caminho você pode retirar... É preciso saber viver”.
Pense e veja ao seu redor, os motivos que a vida lhe proporciona para ser feliz.


Levante sua auto-estima

O que é auto-estima?
É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma.
É ser capaz de respeitar, confiar e gostar de si. Você está de bem com seu corpo? Saiba agora se está dentro peso saudável.Melhor caminho para o autoconhecimento: diálogo interno

Características da baixa auto-estima:

- insegurança
- inadequação
- perfeccionismo
- dúvidas constantes
- incerto do que se é
- sentimento vago de não ser capaz de realizar nada >> depressão
- não se permite errar
- necessidade de: agradar, aprovação, reconhecimento


O que diminui a auto-estima?

- críticas e autocríticas
- culpa
- abandono
- rejeição
- carência
- frustração
- vergonha
- inveja
- timidez
- insegurança
- medo
- humilhação
- raiva
- e, principalmente: perdas e dependência (financeira e emocional)


Quando começa a se formar

Na infância. A partir de como as outras pessoas nos tratam. Quando criança pode-se alimentar ou destruir a autoconfiança. Auto-estima baixa geralmente está relacionada a falsos valores. Crença que é necessária aprovação da mãe ou pai.Para elevar a auto-estima é preciso:

- autoconhecimento
- manter-se em forma física (gostar da imagem refletida no espelho)
- identificar as qualidades e não só os defeitos
- aprender com a experiência passada
- tratar-se com amor e carinho
- ouvir a intuição (o que aumenta a autoconfiança)
- manter diálogo interno
- acreditar que merece ser amado(a) e é especial
- fazer todo dia algo que o deixe feliz. Pode ser coisas simples como dançar, ler, descansar, ouvir música, caminhar.


Resultados da auto-estima elevada

- mais à vontade em oferecer e receber elogios, expressões de afeto
- sentimentos de ansiedade e insegurança diminuem
- harmonia entre o que sente e o que diz
- necessidade de aprovação diminui
- maior flexibilidade aos fatos
- autoconfiança elevada
- amor-próprio aumenta
- satisfação pessoal
- maior desempenho profissional
- relações saudáveis
- paz interior


Fontes: José Rafael Pena / Cyber Diet

Atitudes vencedoras

Atitudes vencedoras

Todos nós buscamos algo em comum, todos nós queremos ser felizes! Mas a felicidade não bate a porta de todos, algumas pessoas têm tudo na vida e não são felizes, já outras batalham o pão de cada dia e conseguem alcançar a felicidade.
O que torna uma pessoa Feliz? O que torna um profissional ou uma empresa de sucesso?
Dinheiro, bens, glória, respeito, saúde, amor, sucesso, etc, são as palavras que geralmente aparecem neste contexto.
Acredito que a felicidade não está em coisas que conquistamos, mas está em nós mesmos. A felicidade é o maior de todos os bens e ela se faz pelo conhecer a si mesmo e o cuidar de si.
O autoconhecimento consiste em aprimorar nossas habilidades e vencer nossas dificuldades, e assim podemos encontrar as respostas e os caminhos mais claros para alcançar a felicidade.
É fato que a felicidade está sempre atrelada às atitudes. Analisando bibliografias de pessoas bem sucedidas constatamos que todos eles têm algo em comum, são pessoas de atitude, fibra, persistência e auto motivadas. Como explicar casos como o de Silvio Santos que de camelô tornou-se um dos maiores empresários do Brasil? E o nosso próprio ex-presidente, Luiz Inácio Lula Da Silva, operário, que alcançou tão prestigiado cargo? Sorte? Não acredito em sorte, acredito em boas oportunidades, mentes preparadas e atitudes vendedoras.
Para tanto precisamos estar sempre preparados, informados e buscando constantemente o aprimoramento.
Algumas pessoas visualizam apenas defeitos, problemas, limitações e só fazem lamentações, e outras visualizam oportunidades, buscam soluções e fazem acontecer! Qual o seu tipo de atitude? Ser feliz! Alcançar o sucesso profissional, pessoal e empresarial depende muito da sua mente e da sua atitude! O que você tem em mente hoje? Qual o desafio que deseja vencer? Fazer acontecer depende de atitude e postura diante de cada situação.
A partir do momento que investimos em conhecimento nossa visão amplia-se e fica mais fácil tomar atitudes certas para alcançar o sucesso. A simples leitura deste artigo pode contribuir para o seu sucesso ou não, a questão é qual será sua atitude em frente a ele. Visão e ação, esse é o caminho para sucesso pessoal e profissional!
Aprenda com o passado, construa o seu futuro e viva o presente, pois como o nome mesmo já diz é um "presente"!
Compartilhe sua felicidade e faça as pessoas ao seu redor felizes. Seja feliz hoje e agora!


Dicas

1) Autoconfiança

Os vencedores são conscientes de que a maior ameaça que enfrentam no dia-a-dia não está em seus concorrentes. O grande concorrente está no espelho. Logo que acordamos, devemos vencer nosso principal concorrente, pois as vitórias ocorrem de acordo com nossos pensamentos.

2) Habilidade

Os vencedores investem constantemente em conhecimento e treinam bastante. Sabem que o sucesso profissional não está somente no conhecimento, mas no que se faz com o que se conhece. A profissionalização é um caminho sem volta.

3) Flexibilidade

Ao contrário do profissional comum, que são bastante resistentes, os vencedores são altamente flexíveis. São adeptos às mudanças, pois são realistas e sabem que nada é permanente, como disse Heráclito. No cotidiano, as mudanças são constantes e por isso não se prendem a paradigmas.

4) Aprendendo com novos erros

Em vez da reatividade por causa de erros passados, devemos agir sempre proativamente, mesmo cometendo novos erros. Temos que ter consciência de que nossos erros são os degraus para a ascensão profissional. Quem não erra é porque não arrisca, mas em compensação não vai a lugar nenhum.

5) Oportunidades

Enquanto as pessoas comuns estão focadas nas ameaças, os vencedores sempre enxergam oportunidades. Sabem que as ameaças para uns são oportunidades para outros. Tiram bastante proveito disso porque seguem os princípios dos quatro "As" da oportunidade. Estão sempre atentos, acreditam, aprendem e agem em cima das oportunidades.

6) SER antes de TER

Os vencedores são conscientes de que o TER é conseqüência do SER. Antes de quererem ter sucesso têm de ser merecedores. Portanto, investem no SER para poder TER o sucesso almejado, graças ao trabalho competente e profissional.

7) Pensar grande

Os vencedores são dotados de ambição e por isso pensam grande. Definem objetivos e estão sempre motivados, porque sabem que são os objetivos que fazem com que as pessoas se movam. Ao contrário do vendedor comum, atingem o sucesso porque não perdem o foco, superando todas as barreiras existentes.

8) Dar o melhor de si

Temos que desempenhar nosso trabalho da melhor qualidade possível, não medindo esforços para executarmos cada atividade como se fosse a última da vida. E isso deve ser feito voluntariamente, fazendo com que nos tornemos diferenciados.

9) Acomodação

O conforto, apesar de gostoso, é uma situação bastante perigosa. Sendo assim, devemos sempre aumentandar o nível de aprendizado para não sermos pegos de surpresa. Com isso, até ampliarmos a zona de conforto, mas não permanecermos nela por muito tempo.

10) Comemoração do sucesso

Enquanto as pessoas comuns reclamam, os vencedores estão sorrindo e comemorando. Todavia, são conscientes de que o sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã. Para eles, todo dia é um novo dia e começam da estaca zero, mas com bastante entusiasmo.


Colocando em prática

* Atitude 1: Pela manhã me levanto para vencer.

Decida que você quer e vai vencer.

- Determine-se mentalmente para acreditar na vitória.
- Não adianta nada perguntar: “Será que eu vou vencer?” Em vez disso, diga: “Eu posso, eu vou vencer”. Alimente sua mente com pensamentos vencedores.
- A mente é uma terra fértil que tudo produz. Se você semear pensamentos positivos, otimistas, colherá vitórias.
- Durante o dia os vencedores costumam reabastecer suas crenças no sucesso: “Vou superar todos os obstáculos do dia”, “Nada me desviará do meu caminho”.
Afaste-se do pessimismo: ele é contagioso.
- Não se deixe influenciar pelos noticiários.
- Evite as pessoas que só sabem espalhar pessimismo e derrotismo.
- Aprenda a observar o lado bom e positivo das coisas. Seja um divulgador de boas notícias.


* Atitude 2: Sou movido com metas e objetivos.

Estabeleça objetivos para a sua vida.

- Tenha sempre um sonho para não se acomodar ou sentir-se satisfeito com o que já conseguiu.
- O que você quer ter, ser ou fazer até o final do semestre?
- Objetivos ter e fazer são mais comuns, mas é fundamental você também estabelecer objetivos relacionados as er.
- Tenha metas para todas as atividades profissionais
- Não faça de cada reunião um ato corriqueiro. Tenha sempre em sua mente o alvo que quer atingir em cada oportunidade.
- Coloque suas metas e objetivos no papel. Metas e objetivos não registrados são meras intenções. Quando escritos, eles transformam-se em compromissos.
- Leia seus objetivos regularmente para reforçá-los na sua mente. A mente humana é perseguidora de objetivos.


* Atitude 3: Não desperdiço meu tempo.

Valorize seu tempo.

- Perder tempo é perder vida. Analise a importância do fator tempo na sua vida.
- Acostume-se a relacionar tempo perdido com dinheiro perdido.
- Em momentos difíceis, dedique mais tempo ao trabalho e não a se lamentar. Torne produtivo cada minuto do seu dia.
- Utilize todo tempo disponível para pensar e agir, visando se aprimorar e progredir. O tempo que você passa numa sala de espera ou numa fila, pode ser aplicado lendo ou estudando coisas úteis ao seu progresso. Elimine os desperdiçadores de tempo. Quanto do seu tempo você desperdiça diariamente em coisas que não lhe acrescentam nada?
- Administre seus problemas particulares de forma a não interferirem no seu trabalho.


* Atitude 4: Penso, logo venço.

Concentre-se no seu trabalho.

- Comprometa-se com os objetivos da empresa que trabalha. Assim você conquistará confiança e promoções.
- Lembre-se que o caminho mais curto para fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Termine bem o que começou. Pense em tudo que você disser ou fizer.
- Vencer é um processo mental, não apenas físico. Use a cabeça em todos os momentos. Não faça do seu trabalho uma atividade mecânica.
- Tenha sempre uma razão inteligente para tudo que disser ou fizer.
- Estimule sua criatividade, procurando soluções para produzir mais. Descubra necessidades reais do seu trabalho.
- Saiba ouvir seus superiores com inteligência. Um pequeno detalhe pode ser a oportunidade que você procura.
- Coloque-se no lugar dos seus superiores. Procure saber o que ele está sentindo, o que ele está pensando, o que é importante para ele.
- Cultive um bom relacionamento com todas as pessoas da empresa e de seus clientes. Isso é uma fonte de boas e novas oportunidades.


* Atitude 5: O medo e as dúvidas não me dominam.

O medo é um grande destruidor.

- Muitas pessoas deixam de ter sucesso por que temem enfrentar os desafios profissionais.
- Um trabalho as vezes o consideramos difícil porque o tememos.
- Tire da cabeça sentimentos negativos, frustrações, dúvidas e
humilhações decorrentes de ações mal-sucedidas. Analise e aprenda o
acontecido e depois pense apenas nas próximas ações.

Identifique as causas dos seus medos.

- Questione-se a todo momento: “O que me deixa inseguro?” ou “Por que tenho medo?”
- Acha que não tem os conhecimentos necessários?
- Só existe uma maneira de superar nossos medos: é enfrentá-los diretamente. Seja verdadeiro e não se esconda de você mesmo. Elimine o sentimento de rejeição.
- Goste mais de você mesmo. Quando uma pessoa diznão, ele não está rejeitando você.
- Não se sinta rejeitado ou infeliz, tire lições da experiência que viveu.
- Acredite: você ficou mais preparado para as suas próximas tentativas. Sorria e não desanime.


* Atitude 6: Nunca desisto.

Sempre existe uma saída.

- Nada é definitivo. Para qualquer problema sempre existe uma solução. Umnão hojenão é um não para sempre.
- Muitas pessoas deixam de ter sucesso por que temem enfrentar os desafios profissionais.
- Sempre há uma maneira de superar os obstáculos da vida.
- Não culpe os outros pelos seus insucessos. Toda vez que você faz isso, você está deixando de pensar numa solução. Tente, mas de forma diferente.
- Seja persistente, mas com inteligência. Busque outras maneiras de buscar novas oportunidades. Caminhos iguais levam sempre aos mesmos resultados.
- Procure conversar amigavelmente com as pessoas que podem lhe ajudar, ou atrapalhar.
- Não crie inimigos. Continue tentando.
- Não deixe que eventuais fracassos o desanimem.
- Grandes exemplos de sucesso mostram que não foram conquistados da noite para o dia.


* Atitude 7: Acredito na força do entusiasmo.

O entusiasmo vem de dentro, mas você precisa demonstrá-lo.

- O entusiasmo é uma energia que vem de dentro das pessoas. Não bloqueie essa energia.
- Para ficar entusiasmado, obrigue-se a agir diariamente com entusiasmo. Pessoas sem brilho nos olhos não são estimulantes.
- Preocupe-se com sua apresentação pessoal. Isso indica que você gosta de você mesmo.
- Olhe nos olhos das pessoas. Não baixe o tom de sua voz, mantenha- o sempre firme, com convicção.
- Você mesmo não gosta de pessoas desanimadas, pessimistas, que vivem reclamando do patrão, do governo etc. Elas podem até ter razão, mas reclamar não é a solução.
- Vibre com as coisas que faz. Trabalhar não significa se sacrificar. Quem ainda pensa assim ainda vai sofrer muito na vida.
- Se você não gosta do que faz, procure outra profissão. Com cuidado, mas vá buscar o que você quer.


* Atitude 8: Aprendo alguma coisa todos os dias.

Aprenda a ensinar você mesmo.

- Não é obrigação dos outros ensinar você. É você que precisa ir buscar seu aprimoramento, sua evolução.
- Você deve ter disposição para estar sempre aprendendo. Cada dia mais.
- É bom ter um pouco de humildade para reconhecer que não sabe tudo.
- Leia. O tempo e a inteligência que você perde assistindo TV, use para ler livros que possam ajudar os seus objetivos.
- Procure conhecer novas pessoas interessantes, que lhe tragam novos conhecimentos e experiências de vida.
- Amanhã você terá mais conhecimentos e valerá mais do que hoje. Se continuar se aprimorando.
- Tire lições dos seus erros. Ficar se lastimando não ajuda em nada.
- Aceite críticas e conselhos. Pergunte ao seu superior como está indo.


Fontes: Douglas de Matteu / Artigonal

A verdade sobre o povo brasileiro

A verdade sobre o povo brasileiro

- "Brasileiro é um povo solidário"

Mentira. Brasileiro é babaca.
Eleger para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari, só porque tem uma história de vida sofrida;
Pagar 40% de sua renda em tributos e ainda dar esmola para pobre na rua ao invés de cobrar do governo uma solução para pobreza;
Aceitar que ONG's de direitos humanos fiquem dando pitaco na forma como tratamos nossa criminalidade.
Não protestar cada vez que o governo compra colchões para presidiários que queimaram os deles de propósito, não é coisa de gente solidária.
É coisa de gente otária.


- "Brasileiro é um povo alegre"

Mentira. Brasileiro é bobalhão.
Fazer piadinha com as imundices que acompanhamos todo dia é o mesmo que tomar bofetada na cara e dar risada.
Depois de um massacre que durou quatro dias em São Paulo, ouvir o José Simão fazer piadinha a respeito e achar graça, é o mesmo que contar piada no enterro do pai.
Brasileiro tem um sério problema.
Quando surge um escândalo, ao invés de protestar e tomar providências como cidadão, ri feito bobo.


- "Brasileiro é um povo trabalhador"

Mentira. Brasileiro é vagabundo por excelência.
O brasileiro tenta se enganar, fingindo que os políticos que ocupam cargos públicos no país, surgiram de Marte e pousaram em seus cargos, quando na verdade, são oriundos do povo.
O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado ao ver um deputado receber 20 mil por mês, para trabalhar 3 dias e coçar o saco o resto da semana, também sente inveja e sabe lá no fundo que se estivesse no lugar dele faria o mesmo.
Um povo que se conforma em receber uma esmola do governo de 90 reais mensais para não fazer nada e não aproveita isso para alavancar sua vida (realidade da brutal maioria dos beneficiários da bolsa família) não pode ser adjetivado de outra coisa que não de vagabundo.


- "Brasileiro é um povo honesto"

Mentira. Já foi; hoje é uma qualidade em baixa.
Se você oferecer 50 Euros a um policial europeu para ele não te autuar, provavelmente irá preso.
Não por medo de ser pego, mas porque ele sabe ser errado aceitar propinas.
O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado com o mensalão, pensa intimamente o que faria se arrumasse uma boquinha dessas, quando na realidade isso sequer deveria passar por sua cabeça.


- "90% de quem vive na favela é gente honesta e trabalhadora"

Mentira. Já foi.
Historicamente, as favelas se iniciaram nos morros cariocas quando os negros e mulatos retornando da
Guerra do Paraguai ali se instalaram.
Naquela época quem morava lá era gente honesta, que não tinha alternativa e não concordava com o crime.
Hoje a realidade é diferente.
Muito pai de família sonha que o filho seja aceito como 'aviãozinho' do tráfico para ganhar uma grana legal.
Se a maioria da favela fosse honesta, já teriam existido condições de se tocar os bandidos de lá para fora, porque podem matar 2 ou 3 mas não milhares de pessoas.
Além disso, cooperariam com a polícia na identificação de criminosos, inibindo-os de montar suas bases de operação nas favelas.


- "O Brasil é um pais democrático"

Mentira. Num país democrático a vontade da maioria é Lei.
A maioria do povo acha que bandido bom é bandido morto, mas sucumbe a uma minoria barulhenta que se apressa em dizer que um bandido que foi morto numa troca de tiros, foi executado friamente.
Num país onde todos têm direitos, mas ninguém tem obrigações, não existe democracia e sim, anarquia.
Num país em que a maioria sucumbe bovinamente ante uma minoria barulhenta, não existe democracia, mas um simulacro hipócrita.
Se tirarmos o pano do politicamente correto, veremos que vivemos numa sociedade feudal: um rei que detém o poder central (presidente e suas MPs), seguido de duques, condes, arquiduques e senhores feudais (ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores).
Todos sustentados pelo povo que paga tributos que têm como único fim, o pagamento dos privilégios do poder. E ainda somos obrigados a votar. Democracia isso? Pense!


O famoso jeitinho brasileiro

Em minha opinião, um dos maiores responsáveis pelo caos que se tornou a política brasileira.
Brasileiro se acha malandro, muito esperto. Faz um 'gato' puxando a TV a cabo do vizinho e acha que está botando pra quebrar.
No outro dia o caixa da padaria erra no troco e devolve 6 reais a mais, caramba, silenciosamente ele sai de lá com a felicidade de ter ganhado na loto... malandrões, esquecem que pagam a maior taxa de juros do planeta e o retorno é zero. Zero saúde, zero emprego, zero educação, mas e daí? Afinal somos penta campeões do mundo né?Grande coisa...


"O Brasil é o país do futuro"

Caramba, meu avô dizia isso em 1950. Muitas vezes cheguei a imaginar em como seria a indignação e revolta dos meus avôs se ainda estivessem vivos. Dessa vergonha eles se safaram... Brasil, o país do futuro!?
Hoje o futuro chegou e tivemos uma das piores taxas de crescimento do mundo.


"Deus é brasileiro"

Puxa, essa eu não vou nem comentar... O que me deixa mais triste e inconformado é ver todos os dias nos jornais a manchete da vitória do governo mais sujo já visto em toda a história brasileira.
Para finalizar tiro minha conclusão: o brasileiro merece! Como diz o ditado popular, é igual mulher de malandro, gosta de apanhar. Se você não é como o exemplo de brasileiro citado nesse e-mail, meus sentimentos amigo, continue fazendo sua parte, e que um dia pessoas de bem assumam o controle do país novamente.
Aí sim, teremos todas as chances de ser a maior potência do planeta.
Afinal aqui não tem terremoto, tsunami nem furacão.
Temos petróleo, álcool, bio-diesel, e sem dúvida nenhuma o mais importante: Água doce!
Só falta boa vontade, será que é tão difícil assim?
Texto: Arnaldo Jabor / Colaboração: Cristina Maria

10 dicas pra começar bem 2011

10 dicas pra começar bem 2011

1- Não se preocupe com números

Deixe de lado números que não são essenciais. Isto inclui a idade, o peso e a altura. Que os médicos se preocupem com isso.


2- Selecione as amizades

Mantenha só os amigos divertidos. Os depressivos nos levam para baixo.


3- Aprenda sempre

Mantenha-se atualizado, aprendendo mais sobre computadores, artes, música, o que quer que seja. Não deixe que seu cérebro se torne preguiçoso.


4- Aprecie as coisas pequenas

Dê importância para tudo o quê você não costuma valorizar ou para tudo o quê nunca apreciou.


5- Ria

Rir muitas vezes, durante muito tempo e alto, faz muito bem. De preferência, ria até lhe faltar o ar. Se tiver um amigo que o faça rir, passe muito tempo com ele.


6- Supere os obstáculos

Quando as lágrimas aparecerem, sofra, mas agüente e supere.
A única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós mesmos. Viva enquanto estiver vivo.


7- Rodeie-se das coisas que ama

Esteja sempre próximo da família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja.
O seu lar é o seu refúgio.


8- Cuide de sua saúde

Se é boa, mantenha-a. Se é instável, melhore-a. Se não consegue melhorá-la , procure um médico.


9- Não se martirize

Não faça viagens de culpa. Faça uma viagem para lugares, países diferentes, mas não para onde haja culpa.


10- Não se prenda

Não coloque sua felicidade em função de alguém ou de alguma pessoa. Valorize-se.



Fonte: Livia J. Ayres de Oliveira / Adaptação: Ricardo M. Freire