O ZEPPELIN está de volta!
Eles estão de volta, 27 anos após a separação os Led Zeppelin, uma das maiores banda de rock de todos os tempos regressaram aos palcos com um concerto único em Londres, Inglaterra.
A atuação é já considerada um dos grandes acontecimentos musicais do ano e tem sido rodeada de um entusiasmo raro - apesar de números contraditórios, sabe-se que milhões de pessoas tentaram reservar bilhete através da Internet. Todavia, só 20 mil felizardos conseguiram comprar ingresso para a O2 Arena, ao preço único de 175 euros.
A banda quase dispensa apresentações. De 1969 a 1980, os Led Zeppelin gravaram nove álbuns e afirmaram-se como um dos mais populares fenómenos de rock da década de 70, tendo vendido, até hoje, qualquer coisa como 300 milhões de discos.
A formação de Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham acabaria por separar-se após a morte do último, o baterista, ocorrida a 24 de Setembro de 1980, alegadamente devido a uma overdose de vodka. Depois disso, os Zeppelin juntaram-se apenas para um concerto no Live Aid de 1985 e, três anos depois, num espectáculo para assinalar os 40 da editora Atlantic. Consta que as zangas entre a dupla Page/Plant e o baixista Jones inviabilizaram qualquer regresso nos anos posteriores... até agora. A título de curiosidade, registre-se que a média de idades dos três músicos ronda os 61 anos.
Em Londres, os três elementos originais fizeram a sua aparição e na bateria estava Jason Bohnam, o filho do baterista original. Os autores de clássicos como "Stairway To Heaven" ou, entre muitos outros, "Whole Lotta Love" permaneceram em palco perto de duas horas. Este concerto esteve inicialmente agendado para 26 de Novembro, mas teve de ser adiado porque Jimmy Page fracturou um dedo.
Num tributo a Ahmet Ertegun, a principal atração foi a reunião do LED ZEPPELIN que começou às 19h15 (horário de Londres) do último dia 10 de dezembro com uma introdução do promotor Harvey Goldsmith e um vídeo sobre o homenageado da noite.
A primeira banda a se apresentar foi uma combinação do EMERSON LAKE & PALMER, YES e BAD COMPANY com uma versão de "Fanfare For The Common Man". A seguir tocou a BILL WYMANS RYTHMN KINGS com uma versão de "I Got A Woman" de RAY CHARLES.
O show de reunião do LED ZEPPELIN foi iniciado por um trecho do DVD "The Song Remains The Same" com a notícia de que o LED ZEPPELIN havia batido o recorde de público dos BEATLES em 1973, em um show na California. O palco é simples, com uma tela de vídeos atrás da banda.
SET LIST do show:
Good Times Bad Times
Ramble On
Black Dog
In My Time Of Dying
For Your Life
Trampled Under Foot
Custard Pie
Nobody's Fault But Mine
No Quarter
Since I've Been Loving You
Dazed And Confused
Stairway To Heaven
The Song Remains The Same
Misty Mountain Hop
Kashmir
Whole Lotta Love
Rock´n´Roll
Obs.: A volta do ZEPPELIN é apenas mais uma das muitas nessa onda de retornos de bandas do passado. Isso só prova ainda mais a carência que a música sofre atualmente com bandas sem graça e totalmente pobres de técnica instrumental e de letras.
Isso tudo me faz lembrar um velho ditado: "panelha velha é que faz comida boa".
E que provem o contrário!
Ricardo M. Freire