Hoje vamos de THE WHO, banda que é considerada uma das melhores ao vivo de todos os tempos.
O The Who é uma banda de rock britânica surgida nos anos 60. Sua evolução musical culminou numa fase de grande sucesso na década de 70. Após um período inativo entre os anos 80 e 90, o The Who retornou aos palcos e, apesar da perda de dois de seus integrantes originais, o baixista John Entwistle e o espetacular baterista Keith Moon, continua a se apresentar esporadicamente. Conhecidos pelo dinamismo de suas apresentações e por sua música reflexiva e repleta de influências artísticas, eles também são julgados pioneiros do rock, popularizando entre outras coisas a ópera rock (principalmente com o álbum TOMMY) sob a liderança de Pete Townshend. No princípio de sua carreira a banda ficou conhecida por arrebentar completamente seus instrumentos no final dos shows (especialmente Townshend, cuja destruição de guitarras tornar-se-ia um clichê do rock, e o alucinado Keith Moon, mandando seu kit de bateria pelos ares).
Moon é considerado por muitos músicos como um dos melhores e certamente o mais revolucionário baterista de rock and roll de todos os tempos. A maioria dos bateristas contemporâneos de Keith, como Neil Peart, Mitch Mitchell, John Bonham e Ginger Baker, o apontam como uma influência primordial.
O tributo mais famoso a Moon é o personagem "Animal" do MUPPETS, um baterista maluco que, de tão alucinado, precisa ser acorrentado a seu instrumento durante as apresentações.
Keith Moon era um furacão em forma de baterista. Apresentava um estilo exuberante e extravagante, extremamente agressivo para a época. Suas baquetas voavam o tempo todo com aproveitamento integral de todo o palco, inserindo viradas impressionantes dentro de uma mesma música inúmeras vezes. Foi também um dos primeiros bateras de rock a utilizar dois bumbos, abolindo o chimbal. O mais incrível é que essa barulheira se encaixava perfeitamente na sonoridade do The Who. Coisa de gênio, intuitiva e inexplicável.
"Baba O´Riley" - THE WHO