

Deixemos de lado os muitos escândalos, problemas judiciais e outras confusões em que o astro se envolveu.
No universo da música pop, Michael Jackson foi tão importante e revolucionário quanto Elvis Presley e os Beatles.

Seus shows eram espetaculares, regados a super produções com direito a inacreditáveis efeitos especiais dando um novo rumo a concepção de apresentações ao vivo.

Ele também esteve por trás de uma nova forma de se enxergar os videoclipes como plataformas de lançamento para os singles nas rádios e para os discos nas lojas.
Foi Michael Jackson quem fez dos clipes verdadeiras superproduções revolucionárias de orçamento milionário, com histórias próprias, alçando a MTV a um outro nível. A televisão se rendeu a esta nova linguagem, que foi imediatamente adotada por rappers, roqueiros e divas.

O título de “Rei do Pop” não é mero marketing. É mais do que merecido.

Curiosidades e números impressionantes
Confira alguns números impressionantes da carreira do Rei do Pop:

- O álbum Thriller vendeu mais de 106 milhões de cópias em todo o mundo. O disco, até hoje, se mantém como o mais vendido da história e ficou 82 semanas no topo dos mais vendidos nos Estados Unidos e 11 semanas entre os mais vendidos do mundo.
- Michael ganhou 13 prêmios Grammy em sua carreira.
- Foi o segundo cantor solo internacional (masculino) que mais emplacou hits no Hot 100 da Billboard: foram treze canções em primeiro lugar.
- HIStory: Past, Present and Future – Book I é o álbum duplo mais vendido da história.
- 20 músicas de Michael chegaram ao primeiro lugar do ranking das mais tocadas nos Estados Unidos e na Inglaterra, de 1972 a 1997.

- BAD Tour 1987/1988/1989: a primeira turnê solo de Michael incluiu 123 concertos em 15 países, em 4 continentes. Teve um público total de 4,4 Milhões de pessoas e entrou para o Guinnes Book como a turnê que mais rendeu no século XX, cerca de 125 Milhões de Dólares. Também entrou para o Guinnes os seus 7 concertos engostados no Wembley Stadium, em Londres, com um público total de 504,00 mil pessoas.

- Atualmente o álbum com maiores gastos da história é Invincible de 2001. Foram gastos aproximadamente 30 milhões de dólares.
- Michael comprou os direitos autorais do catálogo ATV. Tal catálogo possui canções dos Beatles, Elvis Presley, dentre outros.
- "Black Or White", video clipe lançado em 1991, do álbum Dangerous, foi exibido simultaneamente em 27 países e assistido por 500 milhões de pessoas, um recorde de audiência até hoje.
- Michael Jackson é dono do Melhor Video Clipe de Todos Os Tempos, "Thriller", do Video Clipe de Maior Duração em Todos os Tempos, "Ghosts", que tem 37 minutos de duração e do Video Clipe Mais Caro de Todos os Tempos, "Scream", que custou cerca de 7 milhões de dólares que saíram dos próprios bolsos de Michael.
- A entrevista que a apresentadora Oprah Winfrey fez com Michael Jackson em 1993 rendeu uma audiência simultânea de 100 milhões de espectadores, recorde de audiência para uma entrevista já realizada.
- Michael foi o 1° cantor a estrear uma música direto no topo da parada americana com a canção "You Are Not Alone" de 1995.

- Jackson recebeu o título de Artista do Milênio numa cerimônia na cidade de Mônaco em 2000.

Fontes: Wikipédia / UOL / MSN
Nenhum comentário:
Postar um comentário