
O formato arredondado não é exclusividade da Terra entre os planetas do sistema solar. Mercúrio, Marte, Vênus, Júpiter e os demais também são redondos, e não se trata de uma simples coincidência.




E essa força é tão grande no caso dos planetas, que acaba provocando um efeito semelhante ao que se teria se fosse possível fazer uma imensa pilha com milhares de tijolos. A partir de um determinado momento, o peso dos tijolos seria tão grande que a pilha se esmagaria sobre si mesma. E foi mais ou menos isso que aconteceu quando os planetas se formaram.
No início, quando havia pouca massa, a Terra, ainda jovem, poderia ser disforme ou parecer uma pedra gigante com qualquer formato, como ocorre com os asteróides.

Com o crescimento, a gravidade de um planeta fica tão forte que tudo é esmagado na direção do centro e o material que forma o planeta finalmente se distribui em forma de uma bola, uma vez que essa força puxa tudo para o centro.
As estrelas também são redondas
Uma das principais conquistas das crianças pequenas é aprender a desenhar uma estrela, com suas pontas. Infelizmente, a verdade é menos poética - mas não menos bela. Estrelas são esferas, assim como os planetas.
Enxergamos as estrelas naquele formato com pontas devido à refração da sua luz na atmosfera da Terra.



Fonte: Terra
2 comentários:
Bom o teu texto, porém, o nosso Sol está a mais ou menos 150 milhões km da Terra( uma unidade Astrônomica), ou seja a luz do Sol demora cerca de 8 minutos para chegar na Terra. Quatro (4,24) anos luz de distância da Terra é a estrela mais próxima do "sistema solar"(nosso sistema planetario), a estrela "Proxima Centauri".
Até mais!
A estrela Sol está a 150.000.000km da terra. Portanto, sua luz leva aproximados 500 segundos para chegar até nós! Já a Alpha Centauri está a 4 anos-luz daqui, esta sendo a estrela mais próxima de nós depois da estrela Sol.
Grande abraço!
Postar um comentário