
O peixe-tigre (Tigerfish) faz parte da família Characidae, encontrada no Nilo, lagos e rios da África tropical e subtropicale. Existem cinco espécies, das quais duas são exclusivas do Rio Congo. A maior delas é o Golias (Hydrocynus), que é somente encontrada no Rio Congo e em rios e lagos que desembocam para ele.



Talvez alguns exemplares sejam imigrantes, pois o Rio Lukuga é a única parte do lago ao Rio Congo, na qual o Golias vive normalmente.
Ele é o primo africano da Piranha e, graças a potência e velocidade do seu nado, supera outros peixes africanos de água doce. Chegam a alcançar 70 kg, mas os dois maiores já vistos, pesavam 43 kg e 40 kg.
Características
É exclusivamente carnívoro e sua mandíbula normalmente possui 32 dentes, sendo que 14 dentes na mandíbula inferior e 18 dentes na mandíbula superior. Ocasionalmente, alguns têm 34 dentes: 20 na arcada superior e 14 no maxilar inferior.
Os dentes maiores têm em média cerca de três centímetros de comprimento. Este é normalmente o segundo dente da mandíbula superior que é mais longa. Os dentes estão localizados no alto da mandíbula e voltados para a frente e espaçados em duas secções, como verdadeiras facas afiadas. Devido a esse assentamento, o peixe tigre, fecha a boca e consegue cortar um peixe tão grande quanto ele.


De acordo com moradores, é o único peixe que não tem medo do crocodilo. Às vezes, um pequeno crocodilo quando aventura-se muito longe da beirada, é cortado pela metade. As aves aquáticas também são mordidas, mas eles raramente atacam humanos.



O Golias é uma máquina perfeita para caçar e está sempre pronto para um súbito ataque a um peixe pequeno. É também um canibal que não hesita em atacar um indivíduo da sua própria espécie.
Fonte: Aquariofiliapt
Nenhum comentário:
Postar um comentário