

A avaliação foi feita depois da descoberta do 100º planeta fora do sistema solar. O planeta orbita uma estrela parecida com o Sol, há 293 anos-luz do sistema solar. Os cientistas afirmam que agora podem tentar fazer uma estimativa de quantos planetas podem existir na Via Láctea e especular quantos podem ser semelhantes à Terra.
Estrelas

O novo 100º planeta orbita a estrela HD2039. Ele foi encontrado por astrônomos que utilizavam o Telescópio Anglo-Australiano, como parte do Programa de Busca de Planetas do Instituto Carnegie. O planeta, do tamanho de Júpiter, completa uma órbita em volta da estrela a cada 1.210 dias, a uma distância de cerca de 320 milhões de quilômetros. Por enquanto, os planetas descobertos são de grandes dimensões. Esses planetas são detectados pela força gravitacional que a estrela exerce sobre eles.
Os astrônomos terão que esperar por uma nova geração de telescópios espaciais, como o Hubble, antes de poder detectar a presença de planetas do tamanho da Terra.
Fonte: Inape
Obs.: É importante deixar bem claro que já existem hoje mais de 240 planetas extra-solares já catalogados. A lista completa destes planetas pode ser conferida no site: http://exoplanet.eu/catalog.php
Ricardo M. Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário