A origem do panetone
O panetone é um alimento tradicional da época de Natal de origem milanesa, do norte da Itália. Este pão doce de natal possui fragância discreta de baunilha e recheio de frutas secas, tais como a uva passa.
Durante sua fabricação a massa passa por um processo de fermentação natural que busca garantir que o panetone fique com uma consistência macia. Com o tempo, a receita sofreu diversas inovações e foi sendo aprimorada, dando origem ao Chocotone, Sorvetone e a Colomba Pascal, variações mais conhecidas da receita.
A palavra panetone (do italiano "panettone") tem sua origem no vocábulo milanês "panattón", de origem e significados controversos.
Existem várias versões para o surgimento de tal alimento. Mas a mais aceitável de todas seria a de um jovem apaixonado em Milão, na Itália. A lenda antiga diz que o panetone foi criado por um padeiro chamado Toni que se apaixonou por uma moça e para impressionar seu sogro criou uma nova receita de pão recheada com frutas cristalizadas. Com o tempo, esse pão recebeu o nome de "pan di toni", ou seja, o "pão do Toni", que atualmente é chamado de panetone.
Fontes: Wikipédia / Mundo Das Tribos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário