quarta-feira, dezembro 17, 2008

Você sabia?

Você sabia que estudiosos e cientistas conseguiram prever uma colisão entre as galáxias Via Láctea e Andrômeda?

Estudiosos e cientistas conseguiram prever, através de uma série de cálculos, a possibilidade de ocorrer uma colisão entre a Via Láctea e Andrômeda, que é a galaxia mais próxima da nossa.
Teoricamente, o impacto aconteceria em cerca de 5 bilhões de anos, e nessa data talvez a vida na terra nem exista mais da forma como a conhecemos.
Embora exista a possibilidade, os danos que tal colisão causaria são mínimos, e isso se deve ao fato de os espaços entre os planetas ser muito grande, reduzindo drasticamente a chance de colisões, o que também explica o fato de o sistema solar raramente entrar em contato com algum outro corpo celeste ao passar pelas nuvens mais densas da Via Láctea.
NGC 224, Messier 31 ou M31, popularmente conhecida como Galáxia de Andrômeda é uma galáxia espiral localizada a cerca de 2,900,000 anos-luz (0,889 megaparsecs) de distância na direção da constelação de Andrômeda.
Andrômeda possui entre 180 e 220 mil anos-luz de diâmetro. É a maior galáxia do Grupo Local de galáxias, ao qual pertence a Via Láctea, onde se localiza o planeta Terra, superada apenas pelas Nuvens de Magalhães em extensão e brilho aparente.
A existência da galáxia NGC 224, relatada no ano 905 pelo astrônomo persa Azofi, que ocupa uma grande área no céu, é o maior corpo celeste visivel o ano inteiro, contudo foi só com a invenção da luneta telescópica que em 1612 o astrônomo alemão Simon Marius pôde observá-la e finalmente "redescobri-la".
Saiba mais sobre colisão de galáxias aqui no BLOG: http://ricardo5150.blogspot.com/2008/05/imagem-espetacular_20.html


Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: