terça-feira, dezembro 16, 2008

Os benefícios da própolis

Os benefícios da própolis

A própolis é um poderoso antibiótico natural e apresenta vários efeitos terapêuticos.
De coloração e consistência variada, a própolis formada por ceras e resinas, é coletada por abelhas de diversas partes das plantas como brotos, botões florais e exsudatos resinosos. Sua composição irá depender da origem do material coletado; isto é, reflete a variedade de vegetação próxima à colméia. No geral, a própolis é composta de 50% de resina e bálsamo de vegetais, 30% de cera, 10% de óleos aromáticos, 5% de pólen e 5% de várias substâncias. Dependendo da origem, pode conter acima de 400 substâncias químicas com funções ainda desconhecidas na fisiologia humana.
O uso da própolis como tratamento terapêutico natural vem de mais de 5.000 anos. De origem grega, a palavra significa uma combinação de pró (defesa) e polis (cidade), "defesa da cidade", neste caso, a cidade é a colmeia. As abelhas produzem a própolis para forrar os alvéolos, câmara onde as rainhas depositam os ovos e crescem as larvas. A utilizam também para vedar as entradas e orifícios da colmeia. É a defesa da vida, preservando a temperatura interna da colmeia e não permitindo a entrada de corpos estranhos, a fim de evitar a propagação de epidemias.


Flavonóide

Flavonóide é o princípio ativo da própolis que age em benefício e atua no combate às doenças que atacam o homem.
Dentre os produtos apícolas tais como mel, geléia real e pólen, a própolis vem se destacando tanto pelas suas propriedades terapêuticas, como atividades antimicrobiana, antiinflamatória, imunomodulatório, hipotensivo, cicatrizante, anestésica e anticariogênica.
Os efeitos terapêuticos têm sido atribuídos aos dois grandes grupos de princípios ativos que a compõem: os flavonóides são considerados como um dos principais compostos. Seguem-se os diversos ácidos fenólicos e seus ésteres, fenólicos, álcoois e cetonas. A quantidade de cada um desses elementos depende da flora utilizada pelas abelhas. A variabilidade genética das rainhas, também influencia na sua composição química.
Acredita-se que a própolis ideal é aquela produzida em regiões onde existam o mínimo de poluição ambiental, distante dos grandes centros e fábricas poluentes. Pesquisas clínicas e científicas realizadas em todo o mundo, principalmente, em universidades japonesas, têm demonstrado os grandes benefícios da própolis, especialmente, como estimulante natural das defesas orgânicas e, têm de fato vários efeitos comprovados. O homem pode tanto utilizá-la externamente em feridas, inflamações e infecções, como por ingestão oral.


Composição

- Resinas e Bálsamos Aromáticos: 50%
- Ceras: 25 a 35%
- Óleos essenciais: 10%
- Grãos de Pólen: 5%
- Minerais: alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, magnésio, silício, titâneo, bromo e zinco.
- Vitaminas: provitaminas A e todas do complexo B.
- Flavonóides; Ésteres cafeinados.


Indicações

- Em afecções inflamatórias superficiais, como estomatite, amigdalite, gengivite, piorréia alveolar, hemorróidas. No caso de estomatite e inflamações da garganta, o extrato alcoólico atua melhor no sintoma, uma vez que cria uma película protetora no local onde foi passado;

- É indicada para prevenção da saúde, recuperação da fadiga e prevenção de outros sintomas indesejáveis que ocorram internamente;

- É indicada para melhorar as ulcerações e inflamações e amenizar os sintomas do reumatismo, diabetes, hipertensão;

- Fortalecimento da ação imunológica pela ação de linfócitos, estimulação do organismo enfraquecido, redução dos efeitos colaterais de anti-cancerígenos e radioterapia;

- Prevenção e tratamento de pneumonia crônica e bronquite infantil;

- Tratamento de queimaduras graves e efeitos sobre doenças dermatológicas.


Fonte: Conapis

9 comentários:

Anônimo disse...

Oi obrigada pelas informações da própolis e obrigada por colocar Michael Jackson no seu site parabéns, um abraço.

Anônimo disse...

Agradeço as informações sobre os benefícios da própolis... =)
Bom se todos pudessem utilizar mais produtos naturais e assim ter mais saúde e ser mais feliz, valorizando as coisas simples da vida, que são as mais importantes. Boa noite.

Anônimo disse...

Excelentes informações sobre o uso da própolis, para mim a mais completa
Obrigada

Anônimo disse...

eu já tomo mel com propolis no inverno faz uns anitos e a verdade é que a malta toda à volta fica engripada menos eu... eh eh eh Pouca gente conhece, mas resulta. E encontra-se à venda em hipermercados. Um abraço

Ana Cris disse...

oi!!
sabe de algum efeito colateral de se tomar propolis por longos periodos (a quantidade recomendada?

reporterx disse...

Gostaria que me informassem.
Tomo propólis pela manhã colocando 5 gotas numa colher de mel, a dosagem está correcta ou pode ser tomado puro?

reporterx disse...

Gostaria que me informassem.
Tomo propólis pela manhã colocando 5 gotas numa colher de mel, a dosagem está correcta ou pode ser tomado puro?

Anônimo disse...

Oi! Estou com um ferimento do lado esquerdo da boca, entre o lábio superior e inferior. Estou usado o extrato de própolis.Faz bem? E como tomá-lo?

Anônimo disse...

como é bom ter estas iformaçoes ao nosso alcance, pois nos ajuda a nós previnir varias doenças futuras e assim ter uma melhor qualidade de vida.parabnes!