

O porta-aviões, lançado em 24 de setembro de 1960, é movido por oito reatores nucleares A2W, foi o primeiro porta-aviões nuclear, e custou na época US$ 451.300.000. Era a administração Kennedy, e o secretário de Defesa, James Forrestal, duvidava publicamente da utilidade do navio.

Capaz de navegar a 55 quilômetros por hora, o Enterprise tem 342 metros de comprimento, 75 de boca ou largura, e calado de 11 metros, com deslocamento de 89.600 toneladas. Originalmente entre suas aeronaves, estavam os caças F-4 Phanton II, substituídos a partir de 1973 pelos F-14 Tomcat. Atualmente, estes últimos estão deixando o serviço, substituídos pelos F/A 18 Super Hornet.


Em agosto de 1962 o Enterprise se uniu a Sexta Frota no Mediterrâneo, e em maio de 1964 formou, junto ao USS Long Beach (o cruzador que foi o primeiro navio de superfície com propulsão nuclear), e o USS Bainbridge, a primeira força-tarefa inteiramente nuclear da História. Em 31 de julho daquele ano, os três vasos de guerra foram designados Força Tarefa Um, e iniciaram a Operation Sea Orbit, uma volta ao mundo totalizando 30.565 milhas sem reabastecimento de qualquer espécie.

Reabastecido e reformado nos anos de 1964, 1973, de 1979 a 1982, de 1990 a 1994, quando recebeu a reforma mais extensa jamais realizada na Marinha americana, em 1997 e 1999, o Enterprise deverá permanecer em serviço ao menos até 2015.
Seu sucessor deverá ser o porta-aviões CVX 78, em 2013. Seu custo de operação é de US$ 220.000.000 por ano, e é baseado no porto de Norfolk.
Fonte: Aumanack
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